Trabalhos
HÁBITOS DOS PRODUTORES RURAIS NO USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA- MT
Autor(es):
Adelice Minetto Sznitowski
Andresa Luzia Martins dos Santos
Allyson Rodrigues Vargas

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: O marketing ganha espaço no agronegócio diante da percepção de empresários do setor quanto à necessidade e a importância de gerar novos negócios. Conhecer os clientes para entender e atender suas necessidades é função de marketing e essa pode ser facilitada por meio da internet. Surge então o marketing digital, o qual envolve o relacionamento com os clientes por meio da internet com uso das redes sociais capazes de influenciar a decisão do consumidor. Por esse motivo é preciso estar atento a demanda de um público cada vez mais conectado, incluído o rural. Estudos mostram que o produtor rural está cada vez conectado a internet e por esse motivo, as mídias sociais configuram oportunidade para as empresas se relacionarem com os clientes e expandir a rede de contatos dos próprios empresários rurais. Diante dessa constatação, o estudo teve o objetivo de identificar os hábitos dos produtores rurais no uso de ferramentas digitais no município de Tangará da Serra- MT. Para tanto a metodologia utilizada foi pesquisa survey de natureza exploratória-descritiva com amostragem não probabilística e envolveu um grupo de 41 produtores rurais do município citado junto aos quais foram coletados dados por meio de questionários estruturados. A análise dos dados revelou que esses produtores, além do acesso as mídias tradicionais, são ativos no uso de redes sociais e aplicativos com diferentes finalidades, tanto para a produção quanto na comunicação. O comportamento digital do grupo analisado apresenta possibilidades (canais) para contatos e negócios em um dos segmentos representativo para país, no caso o agronegócio.

Estudo sobre o ciclo de conversão em caixa das empresas brasileiras do setor de alimentos e bebidas
Autor(es):
Tiago César Farinelli Farinelli
Marcelo Augusto Ambrozini

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: As empresas do setor de alimentos e bebidas do Brasil possuem diversos desafios gerenciais relacionados ao grau de competitividade do setor. A busca por maior eficiência e geração de resultados envolve a execução de uma adequada estratégia para gestão do capital de giro, a qual define o ciclo de conversão em caixa (CCC) da firma. Há um debate na literatura sobre a relação do nível de investimento em capital de giro e a rentabilidade, com estudos recentes demonstrando a existência de um ponto ótimo de investimento, que maximiza o desempenho financeiro pelo equilíbrio dos benefícios e custos dos ativos e passivos circulantes. Com a utilização da técnica de análise de regressão com dados em painel, este estudo teve o objetivo de verificar a existência do ponto ótimo do investimento em capital de giro para as empresas do setor de alimentos e bebidas do Brasil, para isso, foram calculadas a diferença entre o CCC da empresa com a média do setor (proxy para o ponto ótimo), os resultados apontaram que as empresas com CCC mais distantes do ponto ótimo, foram as que tiveram menor rentabilidade, desta forma, apoiando a visão de uma relação em U invertido para o capital de giro e o desempenho financeiro das empresas do setor.

OS IMPACTOS DA AGRICULTURA DE PRECISÃO NO GERENCIAMENTO DAS ATIVIDADES AGRÍCOLAS: UMA ABORDAGEM SOB AS VERTENTES TECNOLÓGICA E INOVADORA
Autor(es):
Diego José Casagrande
Pâmella Rodrigues Silva Carrijo

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: Com o desenvolvimento e a consolidação da tecnologia em âmbito mundial, a partir do século xx, o segmento agrícola, assim como as demais atividades econômicas, tornou-se cada vez mais eficaz e racional. Neste cenário, a agricultura de precisão (AP) surge como uma ferramenta que estabelece um novo paradigma na esfera da produção e do manejo rural, propiciando um conjunto de técnicas e ferramentas inovadoras baseadas na otimização de recursos, na variabilidade das culturas e na preservação do meio ambiente. Neste contexto, o principal objetivo deste trabalho é demonstrar a relevância das práticas de agricultura de precisão nos processos de operacionalização e gerenciamento das atividades agrícolas, enfatizando a influência positiva da perspectiva inovadora na condução da rotina técnica no campo. Para tal fim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com o intuito de obter um panorama geral sobre as principais publicações acadêmicas que abordam os impactos da tecnologia no desenvolvimento de práticas inovadoras na produção rural. Por meio da pesquisa efetuada, tornou-se possível identificar que o caráter sistêmico da AP oferece maior otimização e controle a produção agrícola. Contudo, trata-se de uma técnica que necessita ser explorada de modo mais aprofundado em pesquisas acadêmicas futuras, visando uma maior consolidação empírica.

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA EMPRESARIAL NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS EXPORTADORAS DO BRASIL
Autor(es):
Giovana Romeu Faria
David Ferreira Lopes Santos

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre ética empresarial e desempenho financeiro de empresas exportadoras que atuam no Brasil. Dessa forma, foram construídas duas abordagens, a primeira a partir de empresas com faixa de exportação acima de 50 milhões de dólares presentes na relação do CNI e empresas listadas na B³, e a segunda abordagem foi realizada a partir das empresas presentes no filtro de empresas manufatureiras do Sistema Economática, entre os anos 2013 e 2017. Para análise dos dados foram realizadas 3 análises, sendo elas Análise Discriminante, Regressão com Dados em Painel e Regressão Logística. Para se avaliar a ética nas empresas foram utilizados os valores presentes nas contas de provisões de curto e longo prazo das empresas presentes nas abordagens. Assim, verificou-se a existência de relação positiva entre o aumento do desempenho financeiro com o baixo valor de provisões.

FERRAMENTAS E MÉTODOS DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS PARA ADEQUAÇÃO DAS OPERAÇÕES ÀS NOVAS DEMANDAS DE MERCADO: ESTUDO EM EMPRESA SUCROENERGÉTICA
Autor(es):
Paulo Italo Jordão de Lucas
Adriano dos Reis Lucente

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Desenvolvimento Organizacional e Processos de Gestão
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: As pressões de mercado exigem, cada vez mais, agilidade e assertividade nas respostas das empresas. Para isso, é fundamental que seus projetos traduzam às operações o que é definido em nível estratégico. Desse modo, o presente trabalho busca aumentar as chances de sucesso da implementação desses empreendimentos, por meio da aplicação de ferramentas e métodos de planejamento de projetos. Diante desse objetivo, foi desenvolvido um plano de gerenciamento de projetos, baseado nas boas práticas do Guia PMBOK, para adequação das operações de uma empresa sucroenergética para produção, comercialização e distribuição do Display de Saches Açúcar Demerara. Por fim, destaca-se que a aplicação dos conceitos de planejamento agrega valor à projetos de adequação das operações empresariais à novas demandas de mercado, proporcionando maior nível de orientação, foco e assertividade aos objetivos da organização e menor nível de incerteza na implementação do projeto.

VARIÁVEIS A SEREM CONSIDERADAS EM ESCALA DE AVALIAÇÃO DE CONSUMO DE PRODUTOS ZERO LACTOSE
Autor(es):
Joyce Costa Henrique
Ana Cláudia Fernandes Terence
Leandro Divino Miranda de Oliveira

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Desenvolvimento Organizacional e Processos de Gestão
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: O presente artigo objetiva sistematizar as principais variáveis que devem ser consideradas em uma escala de avaliação de consumo para o entendimento sobre o comportamento do consumidor de produtos zero lactose. Para atingir o objetivo proposto desenvolveu-se uma revisão bibliográfica sistemática (RBS) a partir de artigos identificados por meio de strings na base do Web of Science. As revisões sistemáticas agregam evidências de pesquisa pela síntese da literatura, respeitam métodos e critérios e são passíveis de reprodução, norteando estudos e investigações científicas. Os resultados apontam variáveis sobre caracterização da população combinados com fatores comportamentais como desconforto após consumo de leite e derivados, a adoção de dietas específicas, a importância do alimento livre de lactose, o motivo da lactose ser um atributo alimentar importante, a frequência de consumo, a disposição para pagar preço premium, bem como a satisfação com atributos como gosto, sabor, textura, odor, variedade, disponibilidade, preço, informações do rótulo e da embalagem e marca. Espera-se com maior compreensão do comportamento do consumidor auxiliar os empresários no direcionamento de esforços e definição de estratégias organizacionais.

As inter-relações entre Gestão de Pessoas e o Lean Thinking: um estudo em empresa do setor de agronegócio localizada na região da Alta Paulista
Autor(es):
Carina Cristiane Almeida

Categoria: Projeto de Pesquisa
Subarea: Gestão de Pessoas e Estudos Organizacionais
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: O presente projeto de pesquisa tem como temática analisar a gestão de pessoas na efetividade do Lean Thinking (ou Pensamento Enxuto) dentro de uma empresa de maquinários e implementos agrícolas. A pesquisa visa à investigação das políticas e práticas de gestão de pessoas relacionadas ao Lean Thinking, e seu impacto na solução de problemas de produção, na melhoria dos processos e na eliminação de desperdícios dentro do ambiente industrial, a fim de criar valor para o cliente. Como procedimento metodológico será realizada a revisão da literatura especializada e pesquisa descritiva e exploratória. Os dados coletados por meio de estudo de caso terão abordagens qualitativas e será realizada a análise de conteúdo. A relevância deste projeto dentro do ambiente organizacional reflete em uma análise do aspecto humano como fundamental dentro de ambientes enxutos. Já no âmbito acadêmico contribui em diversas áreas por possuir uma abordagem interdisciplinar de pesquisa.

Planejamento estratégico para profissionalização de empresa familiar
Autor(es):
Maria Gabriela de Freitas
Jorge Briza
Lesley Carina do Lago Attadia Galli
Omar Jorge Sabbag
sonia carvalho

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Desenvolvimento Organizacional e Processos de Gestão
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: O vinho português é um dos produtos mais antigos e que tem grande relevância no setor de exportação em Portugal. Grande parte dos produtores de vinho no país são organizações familiares que estão enfrentando um processo de profissionalização e sucessão e com isso surgem as dificuldades dos processos de transformação e mudança, sendo necessário muitas vezes a busca de um reposicionamento estratégico e postura inovativas para manter a competitividade. Com isso, entende-se que para melhorar a taxa de sobrevivência das empresas familiares as mesmas precisam aprender a utilizar as ferramentas disponíveis no mercado e devem reformular seu plano estratégico (diagnóstico, elaboração do plano, implementação e o controle). Dentro deste contexto, esse trabalho teve como objetivo a realização de uma análise estratégica de uma vinícola familiar em Portugal, buscando identificar as ameaças e oportunidades em relação ao ambiente externo (forças e fraquezas) e relacionada ao ambiente interno; espera-se que com esse diagnóstico a organização consiga ter informações importantes para que ela possa estabelecer estratégias viáveis a fim de manter a competitividade da organização no mercado globalizado.

REDES SOCIAIS E PRODUTORES RURAIS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA ATÉ 2020
Autor(es):
Fernando Escaroupa Panobianco
Henrique Bighetti
Sheila Farias Alves Garcia

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: O presente estudo tem por objetivo analisar os principais artigos científicos relacionados às mídias sociais no contexto do produtor rural. A fim de contribuir para a sistematização do conhecimento já produzido, buscando apoiar pesquisadores e interessados sobre o tema, foi realizado um levantamento bibliométrico visando diagnosticar as lacunas de pesquisa existentes. A amostra utilizada compreendeu um total 114 trabalhos, publicados entre o período de 2009 a 2020, levantados junto à base Scopus, tabulados e analisados individualmente. Os resultados evidenciaram que os Estados Unidos e o Reino Unido se destacaram nas publicações relacionadas ao consumo de mídias sociais. Além disso, observou-se que a maioria dos artigos buscou apresentar estudos empíricos, utilizando para isso o método de levantamento (survey). Há uma lacuna existente nas pesquisas voltada à compreensão dos fatores psicológicos relacionados ao comportamento dos agricultores no consumo das mídias sociais. Não foram identificados trabalhos realizados no Brasil. Tomando-se como base que o assunto tem ganhado cada vez mais espaço no segmento acadêmico mundial, recomenda-se a aplicação de estudos nacionais, explorando as diferenças regionais.

Barreiras tarifárias sobre as exportações de açúcar do Brasil para os Estados Unidos e a União Europeia entre as safras 2009/2010 e 2016/2017.
Autor(es):
Lucas Capuano
Sérgio Rangel Fernandes Figueira

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: Entender os mecanismos de protecionismo aplicados no mercado internacional, assim como seus efeitos nas exportações de um país é um desafio atual para acadêmicos e profissionais que atuam nesse segmento. O Objetivo deste trabalho foi de quantificar e analisar o impacto das tarifas de importação vigentes sobre a exportação de açúcar brasileiro para os Estados Unidos e a União Europeia entre a safra de 2009/2010 e 2016/2017. A pesquisa se desenvolveu a partir de dados disponibilizados pela United States Department of Agriculture (USDA), European Commission (EC), Comex Vis, União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA), Commodity Trade Statistics Database (COMTRADE), Intercambio Comercial do Agronegócio e referenciais teóricos sobre o tema de protecionismo. Os resultados demonstraram que as barreiras tarifárias aplicadas por esses dois destinos são um entrave para as exportações açucareiras brasileiras, visto que há uma necessidade significativa de pagamentos de tarifas nas relações comerciais. Essas evidências demonstram que o tema de protecionismo deve seguir sendo de importância internacional, pois é um entrave para o livre comércio entre os países.

Análise econômica e financeira de investimentos de um Supermercado do Pontal do Triângulo Mineiro
Autor(es):
Leandro Divino Miranda de Oliveira
Marcelo Girotto Rebelato
Sérgio Mendes Dutra
Joyce Costa Henrique
Jussara Goulart da Silva

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: O presente estudo tem como objetivo demonstrar os investimentos e análise econômica e financeira de um supermercado, ora objeto do estudo, no que se refere a ampliação da sua área com a aquisição de terrenos circunvizinhos, ampliação da área do estacionamento convencional, a criação de novas vagas do estacionamento coberto por placas geradoras de energia solar e a abertura de um posto de gasolina. A pesquisa apresentada neste estudo foi de caráter qualitativo e o método foi o estudo de caso único, onde os dados foram coletados em entrevista semiestruturada em profundidade realizada com o gerente do supermercado. A entrevista foi gravada, transcrita e feito uma análise de conteúdo. Em relação aos investimentos realizados na rede de supermercados, podemos concluir que o perfil do investidor é conservador, pois leva em consideração os riscos que se tem no mercado, e que existe um controle e acompanhamento em relação a todos os investimentos, e de acordo com a entrevista realizada com o gerente foi possível entender que foram feitas muitas pesquisas de mercado antes de se iniciar as obras e aquisições e também houve um projeto inicial, levando em conta todos os riscos. Em relação a cobertura das garagens com placas solares de acordo com as análises o investimento será recuperado em oito anos e quatro meses e a respeito do posto de gasolina de acordo com as análises o investimento será recuperado em cinco anos e um mês.

Análise do impacto da implantação de um banco de dados em uma oficina reparadora de automóveis
Autor(es):
Leandro Divino Miranda de Oliveira
Marcelo Girotto Rebelato
Sérgio Mendes Dutra
Jussara Goulart da Silva
Danilton Carlos Silva

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: O estudo em questão aborda a temática dos benefícios de banco de dados em uma empresa de mecânica de automóveis, e mostrará como essa ferramenta funciona e como foi implantada. Neste contexto o objetivo do artigo é analisar o impacto da implantação da ferramenta de banco de dados em uma oficina reparadora de automóveis. Esta pesquisa, possui caráter exploratório,caracterizando-se como qualitativo, e estudo de caso único. Foi realizada visita na empresa, observando o cotidiano, a forma de atendimento, analisando as questões chaves do presente estudo. Com o intuito de melhorar o movimento na oficina, através da fidelização de clientes, foi proposto a realização de um banco de dados empresarial na organização. Com a implantação do banco de dados na empresa foi possível conhecer melhor seus clientes, dividindo os dados em grupos, como nome, sobrenome, endereço, cidade, telefone, idade, modelo do carro, e-mail e endereços das redes sociais. Com o registro de cada cliente, foi possível ter um contato mais próximo, fortalecendo o relacionamento e a troca de experiências. O novo método adotado na empresa possibilitou que clientes comparecessem mais na empresa, e consequentemente esses mesmos clientes atraíssem novas pessoas para conhecer a oficina

MARKETING COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA UM POSICIONAMENTO COMPETITIVO NO AGRONEGÓCIO
Autor(es):
Frederico Andreis Beneli Donadon
Teucle Mannarelli Filho
Glauber Martins Pazini
Luiz Otavio Pradella

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: O presente estudo tem por objetivo analisar se as ferramentas de posicionamento estratégico do Marketing, quando utilizadas na ação empresarial competitiva das pequenas e médias empresas do Agronegócio, têm contribuído de forma eficaz para que referidas organizações se consolidem como marcas de relevância no setor. Em acréscimo, pretende-se explorar o alcance das estratégias do marketing, a partir das novas tecnologias que compõem o Agronegócio 4.0. Metodologicamente esta pesquisa ancora-se na abordagem qualitativa, embasada em levantamento bibliográfico sobre a temática pesquisada, bem como em estudo de caso, no formato de pesquisa documental, sobre a empresa Venco Saúde Animal, especializada na fabricação de produtos exclusivamente veterinários. Os resultados da análise evidenciam uma sucessão de estratégias voltadas ao planejamento, gestão, desempenho e tecnologia que possibilitaram à empresa de pequeno porte pesquisada fazer frente a grandes multinacionais. O investimento em marketing foi um deles, com aportes que ascenderam de R$ 3,4 milhões em 2016 para R$ 4 milhões em 2017. Ademais, a concentração dos investimentos exclusivamente no mercado veterinário, o oferecimento de produtos com melhorias e adaptados ao cenário nacional, a profissionalização da gestão da companhia, a delimitação entre o planejamento estratégico e a gestão operacional, a criação do conselho de administração dentro do modelo de governança corporativa com o papel de definir e supervisionar as estratégias da empresa, além de cobrar o desempenho proposto, foram medidas decisivas para alavancar a Venco Saúde Animal. A parceria com universidades e a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento dentro da fábrica destinado a coletar informações do mercado e buscar respostas para as demandas dos criadores, tanto de pequenos animais como os de produção, estão entre os demais acertos da empresa. Há uma lacuna na presente pesquisa (elaborada com base em 2017) em relação à situação atual (2020) da Venco Saúde Animal, uma vez que, em outubro de 2018, efetivou-se a venda integral da mesma para a britânica Dechra, cujo interesse primordial na aquisição consistiu em buscar uma presença estrategicamente significativa nos mercados brasileiro e sul-americano.

Orientação empreendedora e Sustentabilidade ambiental em Empresas Sucroenergéticas do Brasil
Autor(es):
Leandro Divino Miranda de Oliveira
Marcelo Girotto Rebelato
Sérgio Mendes Dutra
Joyce Costa Henrique
Danilton Carlos Silva

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: Esse ensaio teórico tem por objetivo analisar e discutir a orientação empreendedora, a sustentabilidade ambiental e o setor sucroenergético no Brasil. Esse estudo justifica-se pelo fato do Brasil ser o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, sendo o setor sucroenergético de grande destaque no país gerando renda e emprego para milhares de pessoas. O Brasil se destaca por possuir terras férteis para a plantação de cana-de-açúcar, e pela facilidade de logística de estado para estado, e isso faz com que o Brasil tenha grande concentração de empresas desse setor. A presente pesquisa foi de natureza teórica, sendo realizada uma pesquisa bibliográfica em diversas publicações acerca do tema orientação empreendedora, sustentabilidade ambiental e setor sucroenergético no Brasil, fundamentando-se por meio de artigos científicos nacionais e internacionais disponibilizados nas bases de dados, principalmente da Capes, que congloba uma variedade de portais científicos em uma única base. Conclui-se que o setor sucroenergético no Brasil é considerado de grande importância para a economia nacional, gerando emprego e renda para a população, sendo o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e álcool e líder em ambos os segmentos. Vale ressaltar que a produção de cana-de-açúcar tem concentração maior no centro-sul do País e no estado de São Paulo.

RENOVABIO NA INDÚSTRIA SUCROENERGÉTICA
Autor(es):
LUCIANA ORANGES CEZARINO
ADHEMAR RONQUIM FILHO
Geraldo Jose Ferraresi de Araujo

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: Ante o agravamento das questões climáticas em escala mundial, as Nações Unidas a partir dos anos setenta veem realizando uma série de conferencias internacionais com o objetivo de promoverem reformas no modelo de crescimento econômico, onde esse contemple também inclusão social e preservação ambiental. Especificamente no que se refere a questão ambiental, em particular a climática, foi realizado em 2015 em Paris, a 21° Conferência das Partes aonde foi decidido entre que todas as nações, se comprometeram empreender esforços para conter o crescimento da temperatura até 1,5 °C até 2030 através dos resultados de mitigação transferidos internacionalmente para cumprir as Contribuições Determinadas Nacionalmente. Especificamente no que se refere ao Brasil, para a consecução dos objetivos supracitados foi elaborado o programa RenovaBio, Política Nacional de Biocombustíveis, instituída pela Lei nº 13.576/2017, que terá importantes impactos no setor sucroenergético. Nesse sentido justifica-se um estudo sobre o RenovaBio no setor sucroenergético a partir da seguintes objetivos: discorrer sobre o RenovaBio e sua inserção no setor sucroenergético através dos procedimentos estabelecidos em atos normativos regulamentadores; créditos de descarbonização, também conhecidos como CBIO’s; calculadora RenovaBio, também conhecida como RenovaCalc e a negociação dos CBIO´s e da sanção ao não cumprimento da meta individual. Para tanto, o método de pesquisa utilizado foi o qualitativo documental indireta e exploratória. Ante a importância do setor sucroenergético para a economia brasileira, como também para a otimização da eficiência energética e preservação ambiental pode fincar de vez o seu protagonismo na tecnologia sustentável para a produção de combustíveis. E tudo isto agregando valor para aquele que investir firmemente neste sentido, com o retorno das CBIO´s, gerando grandes oportunidades.

Incidências de tarifas sobre as exportações de açúcar do Brasil
Autor(es):
Lucas Capuano
Sérgio Rangel Fernandes Figueira

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: O objetivo do trabalho foi o de quantificar as tarifas de importação vigentes sobre a exportação de açúcar brasileiro para trinta dos principais mercados importadores de açúcar. Constatou-se a existência de protecionismo tanto em países desenvolvidos como nos em desenvolvimento. Os países desenvolvidos utilizam-se predominantemente de cotas tarifárias e tarifas específicas com valores monetários. Quanto ao protecionismo dos países em desenvolvimento, utilizam-se preponderantemente de tarifas específicas e ad valorem com porcentagens do valor dos produtos importados. Os países em desenvolvimento tiveram US$ 133 por tonelada de média de tarifa específica. As médias são maiores em relação aos países desenvolvidos, com valor de US$ 111,7 por tonelada. A tarifa intracota média aplicada pelos países desenvolvidos foi de US$ 64,22 ao passo que a tarifa intracota aplicada nos países em desenvolvimento foram de 26,67% do valor. A tarifa extracota dos países desenvolvidos foi de US$ 212, já a tarifa média dos países em desenvolvimento foi de 72%.

Tecnologias da Informação e Comunicação na Logística de Transporte das Atividades de CCT na Indústria Sucroenergética: um estudo de caso
Autor(es):
Caio César da Silva Migano
andreia marize rodrigues
Marcelo Girotto Rebelato

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Logística e Operações
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: O processo de produção da indústria mundial está passando por uma nova fase de transformação com o surgimento do conceito de Indústria 4.0, onde as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm apresentado participação fundamental para a implementação e efetivação deste processo dentro das empresas. O conceito de Indústria 4.0 expandiu-se para a agropecuária, incluindo o setor sucroenergético, no qual o Brasil vem apresentando-se, nos últimos anos, como o maior produtor mundial de açúcar e etanol. Um dos grandes desafios da indústria sucroenergética está na necessidade de manter uma alimentação contínua das moendas de cana-de-açúcar com a matéria-prima proveniente do campo, portanto o bom gerenciamento das operações logísticas de Corte, Carregamento e Transporte (CCT), atividades responsáveis pela entrega da cana-de-açúcar do campo para a indústria, torna-se essencial para as atividades das empresas sucroenergéticas. Com o avanço da Indústria 4.0 e das TIC no setor sucroenergético, este trabalho concentrou-se na constatação e análise, através de um estudo de caso na maior processadora de cana-de-açúcar do mundo, de como a implantação de TIC provenientes da Indústria 4.0 nas atividades logísticas de CCT podem proporcionar melhora no gerenciamento e tomada de decisões neste processo agrícola. Com as constatações e análises foi possível identificar a importância e contribuições provenientes do uso das TIC no gerenciamento e tomada de decisões no processo de CCT, além da verificação da existência de oportunidades de melhorias, principalmente no processo industrial, uma vez que a implantação das TIC da empresa estudada limitou-se somente à área agrícola.

IDENTIFICAÇÃO DO POTENCIAL AGRÍCOLA DE TERRAS PARA CULTURAS DE INVERNO
Autor(es):
Ana Clara de Barros
Renata Teixeira de Almeida Minhoni
Zacarias Xavier de Barros

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: O mapeamento do zoneamento agrícola das terras auxilia na realização de um planejamento adequado para os cultivos agrícolas, maximizando a produção por estar sendo cultivadas em áreas que apresentam características adequadas para cada cultura e minimizando os impactos ambientais, sendo que identificam áreas menos suceptíveis a essa prática. Sendo assim, objetivou-se com esse trabalho mapear áreas do município de Itaberá-SP com potencial agrícola para culturas de inverno, com o intuito de favorecer um adequado planejamento agrícola da região e minimizar impactos ambientais e reduzir prejuízos ao produtor. A metodologia foi baseada na utilização de ferramentas de geoprocessamento, empregando fatores como tipos de solos, declividade do terreno e dados climáticos. A normalização dos fatores deu-se com base nas classes de aptidão que apresentam pesos que variam de um a quatro, e a determinação dos pesos se deu pelo método do Processo Hierárquico Analítico (AHP). A metodologia aplicada propiciou resultados que permitiram a espacialização e identificação de áreas aptas à implantação de culturas de inverno no município.

AVALIAÇÃO DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO BAIXO MOGI COM USO DA GEOTECNOLOGIA
Autor(es):
Erik Geraldo da Silva Souza
Marcelo Girotto Rebelato

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar a fragilidade ambiental de forma empírica da Bacia Hidrográfica do Baixo Mogi, por meio da utilização da geotecnologia. Para isso, foi realizada a coleta e agregação dos dados pertinentes a área de estudo sobre a declividade, pluviometria, pedologia e uso e ocupação do solo. O processamento feito pela metodologia adotada foi realizado em ambiente de sistemas de informações geográficas mediante a ponderação das variáveis empregadas com a sobreposição dos planos de informação para a definição da fragilidade potencial e emergente. Os resultados expõem que os graus de fragilidade médio e alto são os principais presentes na bacia, tendo uma variação entre o mapeamento de fragilidade potencial e emergente. Como conclusão, é evidente que a diferença entre os tipos de fragilidade está relacionada sobretudo às ações antrópicas associadas a agricultura, apresentadas pela carta de uso e ocupação do solo. Os modelos geraram informações importantes, servindo como ferramenta para o gerenciamento e planejamento territorial da região.

Avaliação da produtividade do milho verde sob efeitos de sistemas de cultivo e culturas antecedentes
Autor(es):
JOSE ROMÁRIO DA SILVA
Alceu Pedrotti
EDWIN THAWAN ANDRADE PRADO
MIKAEL RODRIGO CORREIA PRATA
Jessica Fernanda Da Silva

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: O cultivo do milho tem grande importância socioeconômica no estado de Sergipe, a região dos Tabuleiros costeiros têm como característica um solo, acidez média a acentuada e carência de bases trocáveis e o uso intensivo causa um declínio na estrutura, erosão e perda de fertilidade, nesse contexto surge a necessidade de buscar sistemas sustentavéis de manejo do solo. O experimento está localizado no Campus Rural da Universidade Federal de Sergipe, onde foram dispostos os sistemas de cultivo Convencional, Plantio Direto e Cultivo Mínimo em faixas, e as culturas antecedentes (Caupí, Crotalária, Guandu e Milheto) ao cultivo do milho, instaladas nas subparcelas, aleatorizadas e em três repetições, foi utilizado dois tratamentos para sementes, inoculante de Herbaspirillum seropedicae e uso de adubação nitrogenada. Após o cultivo do milho foi determinada a produtividade do milho verde, observou-se que o Milheto associado a adubação nitrogenada promoveu a maior produtividade em peso de espigas. O número de espigas no tratamento com adubação nitrogenada foi superior ao do tratamento inoculado nos diferentes sistemas de cultivo, e ao avaliar o número de espigas entre esses sistemas para o tratamento inoculado os sistemas de plantio direto e cultivo mínimo foram superiores ao cultivo convencional. Com base no presente estudo é possível definir tecnologias sustentáveis que garantem melhorias físicas, químicas, biológicas do solo, e consequentemente melhorias na produtividade do milho.

INTEGRAÇÃO E/OU SINCRONIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Autor(es):
Everton Ricardo Seviriano
Adriano dos Reis Lucente

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Estratégia, Planejamento e Governança
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar literaturas sobre integração e/ou sincronização da estratégia do negócio e entender como a técnica está sendo desenvolvida setor do agronegócio na cadeia específica sucroenergética. Projeto/ metodologia/ abordagem: Foi desenvolvido um estudo bibliométrico a partir de 2010, usando as palavras chave “business strategy” AND “integration” OR “Synchronization” com corte para as áreas de estudo “business” and “management” com as informações extraídas das bases de dados Web of Science e Scopus com a amostra levantada foi analisado todos 320 resumos dos artigos publicados. Resultados: O tema pesquisado tem aumentado o interesse dos pesquisadores com crescimento acentuado a partir de 2014, a base de dados Web of Science teve maior número de publicações e citações no período, no entanto, a base Scopus apresentou maior relevância dos artigos publicados no agronegócio. Limitações/ implicações da pesquisa: A principal implicação acadêmica foi demonstrar o crescimento das publicações indicando relevância e um espaço enorme para pesquisas voltadas para o agronegócio. Implicações práticas: Os resultados demonstraram as principais publicações no período com destaque para base Web of Science com maior número de publicações e citações, os autores que mais escreveram sobre o tema não houve um destaque individual. Implicações sociais: A oportunidade por integrar os processos da cadeia e a sincronização das unidades de negócio com estratégia do negócio da organização tem potencial para reduzir esforços organizacionais e recursos, possibilitando a maximização dos resultados por meio do aumento das produtividades empresariais. Originalidade/ valor: Os estudos bibliométricos sobre estratégia de negócio de forma integrada ou sincronizada voltada ao agronegócio não foi amplamente explorado tal como em outras cadeias produtivas. O presente estudo evidencia as lacunas existentes e o crescente interesse no tema.

A importância da comunicação na gestão de empresas do agronegócio: considerações sobre o processo de comunicação externa e suas ferramentas
Autor(es):
Ricardo José Sartori
Ana Cláudia Fernandes Terence

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: O presente trabalho desenvolveu-se com o objetivo de elucidar a importância das ações de comunicação para as empresas do agronegócio, no tocante ao processo comunicacional, as ferramentas de comunicação externas, a comunicação das marcas e a comunicação das empresas no ponto de venda, por meio da embalagem. O método utilizado foi o qualitativo de cunho descritivo, caracterizado como bibliográfico, realizando uma revisão teórica narrativa para discutir o tema abordado sob o ponto de vista contextual. Esta revisão teórica aponta uma série de estudos conclusivos sobre a importância da comunicação e sua aplicação cotidiana para a contribuição do sucesso das empresas do agronegócio.

A Expansão Canavieira no Estado de São Paulo: Um retrato de 5 microrregiões tradicionais
Autor(es):
VINICIUS DE CAMARGO NORONHA
Sérgio Rangel Fernandes Figueira

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Estratégia, Planejamento e Governança
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: Este trabalho tem o objetivo de conhecer a expansão da cultura de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, realizar uma análise comparativa da oferta canavieira nas microrregiões do estado: Araraquara, Jaboticabal, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos entre 1995 e 2018. Em função da importância do setor sucroenergético a necessidade de compreensão de suas tendências, as microrregiões analisadas são significativas para a produção do setor sucroalcooleiro no estado de São Paulo. Os dados foram extraídos do banco de dados eletrônico do Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA, onde foi gerada a base de dados para a estruturação das análises. As variáveis selecionadas foram: Área colhida (Hectares), Quantidade produzida (Toneladas), Rendimento médio da produção (Quilogramas por Hectare), Valor da produção em Reais. De modo geral, pode-se inferir que os ganhos de produção canavieira no estado de São Paulo são advindos da expansão territorial - efeito área. As tradicionais microrregiões produtoras de Araraquara, Jaboticabal, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos representavam, em 1995, 35% da área colhida e 34% da quantidade produzida no estado. Em 2018 elas passaram a representar 21% tanto em área colhida quanto em produção (SIDRA/IBGE), desse modo se faz necessário analisar o histórico de evolução da cultura de cana-de-açúcar das principais microrregiões produtoras do estado de São Paulo para entender os principais fatores que influenciaram seu comportamento ao longo dos anos e prever possíveis tendências e desafios, serão necessários investimentos em ganhos verticais da cultura, com aumento de produtividade, redução dos custos de produção e adoção de técnicas de manejos eficazes, que ampliem a longevidade dos canaviais.

A influência da embalagem no comportamento de compra de produtos agroindustriais: um estudo bibliométrico
Autor(es):
Ricardo José Sartori
Ana Cláudia Fernandes Terence
Edgard Merlo

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: O objetivo deste trabalho é realizar uma análise bibliométrica sobre a relação ao papel da embalagem de produtos agroindustriais como ferramenta estratégica e sua influência na tomada de decisão de compra por parte do consumidor. Após a definição do protocolo, partiu-se para a busca dos artigos nas bases Scopus e Web of Science. Os resultados indicaram um hiato em relação ao foco no tema da embalagem como ferramenta essencial para a estratégia de marketing da agroindústria e um importante fator de decisão de compra de produtos deste segmento de mercado.

CAFEICULTURA DA REGIÃO DA ALTA MOGIANA: cafés especiais e o potencial de consumo nas cafeterias da cidade de Franca/SP.
Autor(es):
Matheus Barcelos de Sousa
Adriano dos Reis Lucente
Edgard Merlo

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: O foco deste estudo é analisar o potencial de consumo dos cafés especiais nas cafeterias da cidade de Franca/SP e o motivo pelo qual a região da Alta Mogiana é propícia para produção de grãos de qualidade superior que servem como principal fator para o café ser considerado gourmet. O estudo será direcionado para os consumidores das cafeterias de Franca, que forneceram os motivos pelos quais consomem ou estão dispostos a consumir o café especial em relação ao simples “cafezinho”. Para tanto, os procedimentos metodológicos empregados serão pesquisa descritiva, explicativa e estudo de caso através de dados secundários, avaliados de forma quantitativa e qualitativa. O objetivo geral deste trabalho é verificar a frequência que os consumidores de cafés consomem os cafés especiais nas cafeterias da cidade Franca/SP.

Fintechs como um meio facilitador da geração de unidades financeiras hedge.
Autor(es):
GABRIEL SANTOS

Categoria: Projeto de Pesquisa
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: As transformações digitais tem crescido de forma exponencial nos últimos anos tanto no compartilhamento de informações quanto na criação de tecnologias que favorecem a rapidez e a disseminação de diversos instrumentos financeiros. Tais instrumento utilizados pelas fintechs podem ser uma maneira de facilitar o acesso ao crédito as diversas unidades financeiras presentes em uma economia, e sendo esse acesso feito de forma educativa e instruída pode levar a uma melhora da rigidez e resiliência de uma economia. Assim, neste trabalho foram explorados os meios ao qual as fintechs podem favorecer a facilidade de acesso ao crédito em conjunto com uma educação e posterior aumento de unidades hedge presentes dentro de uma economia.

EFEITOS DA ADESÃO DOS PRODUTORES BRASILEIROS AO GLOBALGAP SOBRE OS FLUXOS DE EXPORTAÇÕES DE FRUTAS
Autor(es):
Talles Girardi de Mendonça
Michele Polline Veríssimo
André Mellini

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: Resumo: Este estudo teve como objetivo geral verificar o efeito da certificação GLOBALGAP sobre as exportações de frutas. Especificamente, o artigo realiza um levantamento do número de produtores com certificação GLOBALGAP das frutas mais exportadas pelo Brasil, bem como sua localização geográfica. Além disso, verifica-se empiricamente o efeito da adesão ao GLOBALGAP nas exportações de frutas pela estimação de modelos em cross-section, utilizando-se dados a nível estadual. Procedeu-se também a identificação da importância da adesão ao GLOBALGAP em comparação a outras variáveis que determinam as exportações brasileiras de frutas. Os resultados mostraram que a adesão ao GLOBALGAP ampliou as exportações, embora a principal variável de interesse, empresas certificadas, tenha apresentado a menor contribuição dentre as variáveis de controle para determinar as exportações de frutas.

Indicadores de concentração produtiva em conjuntos de produtos agropecuários nos municípios do estado de São Paulo
Autor(es):
Paulo André Oliveira
Sergio Augusto Rodrigues
Carlos Roberto Padovani
Ricardo Ghantous Cervi

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: A hipótese geral desta pesquisa foi que a produção agropecuária apresenta-se de forma desigual no território com expressivas diferenças de produtividade e rendimento financeiro em conjunto de produtos que acabam por determinar a característica produtiva de um município ou região. Contribuições mais recentes demonstram que outros mecanismos de convergência ajudam a especificar melhor a natureza da desigualdade espacial do desenvolvimento. O objetivo deste trabalho foi permitir um conhecimento mais abrangente das características de especialização e concentração da produção agropecuária com base em conjuntos de produtos agropecuários ponderado pela sua área ocupada. Desta forma, se fornece base para um aprofundamento em determinado setor de interesse. Foram levantadas informações relativas aos municípios paulistas com produção agropecuária, totalizando 621 municípios. Foram empregadas oito variáveis relacionadas ao valor bruto de produção, em valores monetários, por conjuntos de produtos, com separação adicional em culturas temporárias e perenes. Na sequência três variáveis relacionadas à forma de utilização das áreas rurais, em hectares. Desta forma, a partir do vetor aleatório representando respectivamente o valor bruto de produção de cada conjunto de produtos, constituiu-se um novo vetor aleatório, denominado de contribuição financeira por hectare, formado por novas variáveis relacionando com a área produtiva total do município. A concentração produtiva municipal foi obtida pela proporção de cada conjunto de produtos, pela razão de concentração e pelo índice de Hirschman-Herfindahl. O grau de concentração produtiva por conjunto de produtos demonstrou que a maior concentração produtiva foi acompanhada por maior rentabilidade por hectare. O forte dilema entre diversificação para diluir os riscos de mercado e a especialização para aumentar a eficiência produtiva foi verificado em todos os conjuntos de produtos.

O processo de sucessão familiar em uma indústria de bebidas: identificação dos fatores restritivos e facilitadores
Autor(es):
Bruno Mialichi
Eliane Araujo Cardoso da Silva Santana
Viviane Cristina da Cunha Cunha
Ana Cláudia Fernandes Terence

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Estratégia, Planejamento e Governança
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: No contexto, do setor empresarial e empresas familiares tem um grande destaque, uma vez que correspondem a uma parcela significativa da economia e estão presentes em quase todos os países. Entretanto, manter sua estrutura organizacional requer um trabalho árduo de gestão e estruturação consagrada em relação ao processo decisório. Além disso o processo sucessório e algo inevitável nessas empresas, já que para a continuidade, a sobrevivência, a estruturação e a longevidade de uma empresa familiar é necessário este processo ocorra de forma clara e gradual. Diante disso este artigo teve como objetivo analisar quais são os fatores restritivos e facilitadores de uma empresa familiar com relação ao processo de sucessão e à continuidade do negócio. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso único, com abordagem qualitativa e enfoque descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. Conclui-se que o caso apresentou mais aspectos facilitadores do que restritivos na condução dos processos, entre eles: o planejamento sucessório à longo prazo, a preparação e a orientação para os herdeiros e a profissionalização da gestão, com consultoria externa e tomadas de decisões por profissionais fora do âmbito familiar.

IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, PRODUTORES RURAIS E POTENCIAIS EMPRESÁRIOS DA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO
Autor(es):
João Paulo Rodrigues Arciprete
Hildo Meirelles de Souza Filho
Ana Paula Rodrigues Arciprete

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Desenvolvimento Organizacional e Processos de Gestão
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: As Micro e Pequenas Empresas destacam-se por sua capacidade de criar postos de emprego, gerar renda, reduzir a desigualdade social, além de estimular o desenvolvimento regional e local. Visto sua relevância e os altos índices de mortalidade das MPES, o estudo sobre fatores que contribuem para a mortalidade ou sobrevivência dessas empresas são motivo de estudos já a várias décadas. O presente artigo tem por objetivo identificar impactos da crise econômica causada pela pandemia de Covid-19 nas MPEs, além de produtores rurais e potenciais empresários da região de Ribeirão Preto. Por meio de uma survey com 549 empreendedores, foi possível compreender a percepção sobre possíveis impactos em seus negócios. Considerando os temores relatados e as consequências devido à pandemia, a pesquisa procurou identificar então quais as medidas tomadas pelos empresários para enfrentar esses problemas. Com os resultados encontrados, foi possível concluir que essas empresas já têm esses problemas consolidados desde sua implantação e que, por conseguinte, estão menos aptas a resistir aos impactos econômicos da crise, porém, com seu caráter fortemente empreendedor muitas dessas empresas demonstraram resiliência e capacidade de inovação.

Estudo de casos múltiplos sobre as potencialidades da pecuária de precisão no Estado de São Paulo
Autor(es):
MILTON GOMES DE ALMEIDA
Edgard Merlo

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: Desde suas origens, as fazendas se transformaram, passaram de um objeto patrimonial familiar para se tornarem uma indústria, onde o fator que realmente se busca é a produtividade e potencial lucro. A automação, tanto da pecuária como da agricultura criou oportunidades antes inexistentes e com isso surgiram os termos pecuária de precisão e agricultura de precisão. Para a realização desta pesquisa, o foco se deu na pecuária de precisão, onde se viu necessário aumentar a produtividade e a rentabilidade das fazendas de bovinos de corte para não perder espaço para outros produtos agrícolas ou mesmo outras fontes de proteínas animal. Com isso, foi realizado um estudo de múltiplos casos para avaliar como a pecuária de precisão está sendo vista pelos pecuaristas do Estado de São Paulo. Os resultados obtidos demonstraram que existem inúmeras barreiras para a adoção destas tecnologias, porém os pecuaristas avaliaram de maneira positiva o uso dessas tecnologias e mostraram estar abertos à utilização no futuro.

A Importância do Capital Humano no Setor de Laticínios
Autor(es):
Sérgio Mendes Dutra
Adriano dos Reis Lucente
Elton Eustáquio Casagrande

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: O presente artigo aborda a importância do setor de laticínios na economia do país e o aproveitamento do capital humano, que em termos simples, é tudo menos capital físico, como propriedades, equipamentos e recursos financeiros. O capital humano correlaciona ao agrupamento de capacidade produtiva do homem geradas pelo conhecimento, atitude, e habilidades, isto é, uma coleção de características que possam gerar resultados no setor de laticínios. O princípio da competência de absorção e disseminação do conhecimento humano bem como a do empreendedorismo (Qian, 2010), trata do papel principal na oferta do capital humano na atividade empresarial. Portanto, o trabalho tem por objetivo debater sobre o setor de laticínios expondo a importância da influência dos perfis dos profissionais e da tecnologia para o êxito das indústrias de laticínios. O setor possui uma posição estratégica na economia do país, no ano de 2017 o setor de laticínios alcançou um faturamento líquido de 70,2 bilhões de reais, se posicionando em quarto lugar no ranking de faturamento das indústrias de alimentos (ABIA,2017). O procedimento metodológico do trabalho é de natureza teórica, constituindo-se de trabalhos seminais que desenvolveram a temática e, em menor número, trabalhos mais recentes que desenvolveram análise aplicada. Foram analisados trabalhos nacionais e internacionais na base de dados Scopus, Web of Science e Google Scholar, que possuem uma diversidade de portais científicos em suas bases. O sucesso no setor de laticínios no Brasil se deve a diversos fatores, porém o principal deles se refere ao capital humano, que está relacionado ao aproveitamento das habilidades e características dos trabalhadores, essas características fazem com que se produza valor e crescimento econômico no setor e no país.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE SUPERMERCADOS DURANTE A PANDEMIA
Autor(es):
Eliane Araujo Cardoso da Silva Santana
Edgard Merlo
Viviane Cristina da Cunha Cunha
Bruno Mialichi
Lesley Carina do Lago Attadia Galli

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: A declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) que classificou a doença provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19) como pandemia trouxe preocupação ao mundo fazendo necessárias medidas de enfrentamento para não haver a propagação do vírus no Brasil e por isso foi decretado que apenas atividades essenciais mantivessem em funcionamento cumprindo as devidas normas de prevenção. O setor de comércio varejista de supermercados que foi responsável por 5,2% do PIB em 2018 teve que se adequar as novas normas para atender os consumidores de forma segura. Para se manter competitivo dentro do ramo de atividade é de suma importância entender o comportamento do consumidor de supermercados inclusive durante a pandemia. Desta forma, foi feita uma pesquisa com consumidores da cidade de Viradouro/SP com a finalidade de analisar e descrever o comportamento do consumidor referente à frequência, quantidade, produtos, preferências e dificuldades de compras durante o período da pandemia. Os resultados demonstraram que os consumidores mantiveram tanto a frequência de compra quanto a quantidade habitual de aquisição; a preferência por comprar em estabelecimentos que atendem rigorosamente as medidas de prevenção; a concentração de compras em único estabelecimento; preferência em realizar suas compras de forma presencial. As principais queixas foram à demora em filas para entrar no estabelecimento e na compra virtual o prazo para entrega das mercadorias.

A educação empreendedora no contexto da formação e inserção ocupacional de técnicos com perfil agroindustrial no Estado de São Paulo
Autor(es):
Fernanda Gianotti
Elton Eustáquio Casagrande

Categoria: Relato Técnico
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: O objetivo deste relato técnico é apresentar a relevância da educação empreendedora para inserção ocupacional de egressos de cursos com perfil agroindustrial, a partir das respostas do questionário institucional, WebSAI-e, da instituição Centro Paula Souza, nas regiões administrativas do Estado de São Paulo, desenvolver uma avaliação comparada dos resultados, com ênfase aos egressos e da capacidade de firmar novos empreendedores. Essa pesquisa utilizou as abordagens quantitativa e qualitativa, de natureza aplicada. O procedimento de coleta utilizado foi documental, a partir de relatórios obtidos pela aplicação do questionário institucional via sistema eletrônico denominado de WebSAI-e. Os resultados alcançados e discutidos indicaram que a média de egressos com atividades empreendedoras remuneradas, relacionadas aos cursos técnicos que realizaram, nos setores agricultura / pecuária, comércio, indústria e serviços é 10,63%, também identificou-se que 6% dos egressos atuam como empreendedores, independentes do setor produtivo e da área de formação, por fim, as regiões administrativas oferecem oportunidades de atuação nesses setores citados, sendo que índices da prática empreendedora nas regiões administrativas discutidos sãi superiores à média nacional de 4,5%.

DESENVOLVIMENTO DE UMA ESTRUTURA DE DIAGNÓSTICO AMBIENTAL PARA O SETOR SUCROENERGÉTICO
Autor(es):
Eliane Araujo Cardoso da Silva Santana

Categoria: Projeto de Pesquisa
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: Considerando o aumento da população global passou a ser um desafio atender a crescente demanda econômica, sendo fundamental a preocupação com a escassez de recursos naturais. Assim, nas últimas décadas percebeu-se que com a necessidade de aumentar cada vez mais a produtividade para atender a demanda global, o meio ambiente não teria capacidade de atendê-la sem comprometimento no futuro. Neste contexto, o sistema de gestão ambiental é desenvolvido para contribuir com as organizações para um controle gerencial ambiental que consiste em política ambiental, avaliação de impacto ambiental, objetivos e metas ambientais, responsabilidades e treinamento, revisão e melhoria contínua. A criação de uma estrutura diagnóstica possibilita relação entre ação e resultado e suas evidências incentiva o comportamento em busca de objetivos. Portanto, o objetivo geral deste projeto de pesquisa é criar uma estrutura de diagnóstico ambiental para o setor sucroenergético.

O Desenvolvimento de Habilidades Empreendedoras e Empregabilidade dos Egressos das ETECS entre 2012 e 2019
Autor(es):
Eduardo Migliorini Brusco
Elton Eustáquio Casagrande

Categoria: Projeto de Pesquisa
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: O presente projeto de pesquisa buscará evidenciar as relações existentes entre o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e perfil empreendedor dos egressos das ETECS do estado de São Paulo e sua empregabilidade. Para isso pretende-se aplicar o método estatístico de análise fatorial nos dados obtidos via questionário institucional das ETECS respondido anualmente pelos alunos, além de uma revisão da literatura recente sobre o tema, usando preferencialmente a base SCOPUS como forma de justificar e consolidar a relevância da pesquisa. É esperado que seja possível evidenciar as relações existentes entre as variáveis propostas, ensino empreendedor, perfil do aluno e região de estudo e a empregabilidade dos egressos e assim, propor um debate quanto a adequações e mudanças que possam ser feitas no plano político pedagógico da escola e nas práticas didáticas das mesmas, a fim de adequá-las as novas diretrizes propostas na base nacional comum curricular e elevar a taxa de empregabilidade dos egressos.

Impacto do processamento mínimo de rabanete na aceitação pelo consumidor
Autor(es):
Ariel José Bigolotti
DANILO BARRERE
Alice Deléo Rodrigues

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: O rabanete é uma cultura bastante importante, entretanto, verifica-se que o consumo ainda é pequeno quando comparado ao de outros produtos hortícolas. Entretanto, sabe-se que o processamento mínimo pode representar uma estratégia para aumentar o consumo de diversos produtos pelo consumidor, e, com este objetivo conduziu-se pesquisa para se verificar o impacto do processamento mínimo de rabanete (cortados ao meio, fatiados em rodelas, em cubos e em cubos adicionando-se sal e limão) na aceitação pelo consumidor via painel sensorial. O experimento foi conduzido nas Faculdades ITES, em Taquaritinga/SP. Os rabanetes devidamente higienizados e processados de quatro formas (tratamentos experimentais): cortados ao meio (T1), fatiados em rodelas finas com mandolim (T2), picados em cubos pequenos (T3) e, uma versão com temperos constituída por rabanetes picados em cubos pequenos e adicionando-se sal e limão (cinco gramas e 20 ml, respectivamente por porção de 60 gramas) (T4). As amostras foram avaliadas por convidados voluntários não treinados, que realizaram o teste de aceitação, utilizando ficha previamente elaborada, contemplando critérios relacionados ao aroma, aparência e intenção de compra, entre outros critérios.Verificou-se que o processamento influenciou na aceitabilidade do produto, bem como na intenção de compra. Concluiu-se que o processamento mínimo do rabanete aumentou a intenção de compra para o rabanete picado em pequenos pedaços.

Panorama do turismo rural no Brasil: algumas reflexões sobre os dados
Autor(es):
João Lucas Soares Sanches
Ariane Fernades
Kauane Medeiros

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: As questões que envolvem o acesso de pequenos agricultores a novos mercados vêm ganhando destaque no contexto brasileiro, especialmente influenciadas pelas mudanças mercadológicas bem como as ocorridas no âmbito político e econômico no país. Quando se trata de turismo rural, tal método que consiste em proporcionar renda por meio da exploração de recursos do local, ocasionando um combo de atrações e atividades lúdicas que interage de forma direta com o turista, assim contribuindo significativamente para a preservação das origens de um povo. Por agricultor familiar entende-se como aquele que as atividades realizadas dentro da propriedade são feitas por meio da mão de obra advinda do núcleo familiar. Sendo assim, o artigo tem como objetivo apresentar como está o cenário do turismo rural no país. Para isso, como metodologia, utilizou-se banco de dados secundários como Censo Agropecuário e dados das Secretarias do Turismo e Ministério do Turismo. O turismo rural pode ser considerado uma porta de entrada para que o agricultor possa alçar novos mercados e aumentar sua renda dentro da propriedade, contribuindo para o desenvolvimento rural.

Mapeamento da Agricultura 4.0 na produção de cana-de-açúcar de fornecedores na região de Jaboticabal
Autor(es):
Eduardo Tadeu Bueno da Rocha
Adriano dos Reis Lucente
Rafael Bordonal Kalaki

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal

RESUMO: As inovações tecnológicas estão presente em todas esferas das atividades econômicas em busca de levar vantagem competitiva, reduzir custos e aumentar receita das organizações, e na agricultura não é diferente. Ao passar dos anos com a revolução verde, o surgimento da biotecnologia e ascensão da agricultura de precisão, hoje é vivida a era da Agricultura 4.0, que busca levar essa eficiência às propriedades rurais. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo fazer o mapeamento da adoção da Agricultura 4.0 dos produtores rurais de cana-de-açúcar na região de Jaboticabal. Para a execução do trabalho foi utilizada abordagem quali-quantitativa e o uso de pesquisa survey com produtores rurais de uma associação de agricultores fornecedores de cana-de-açúcar. Os resultados mostraram que grande parte dos participantes conhecem a Agricultura 4.0, utilizam alguma ferramenta proveniente das inovações, acreditam ser benéficas para suas lavouras, porém encontram dificuldades para sua adoção plena.