Trabalhos
Sustentabilidade Econômica e Competitividade no Agronegócio Familiar: os Custos e a Lucratividade no cultivo de diferentes variedades de Uvas
Autor(es):
Vitor Araldi Bortolini
Alex Eckert
Marlei Salete Mecca
Marina Benato

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: A produção de uvas é um grande expoente para o desenvolvimento econômico do Brasil, e o Rio Grande do Sul, na qualidade de maior produtor nacional, se destaca na elaboração de espumantes, sucos e vinhos para todo País. Neste cenário, a tradição dos imigrantes italianos se difundiu especialmente na Serra Gaúcha, fortalecendo, também, a Sustentabilidade Econômica de toda região localizada em seu entorno. Na conjunção em questão, a Contabilidade Rural procura contribuir com os produtores rurais, de modo que, a partir da identificação dos custos e despesas, sejam apresentados os resultados da safra, bem como informações relevantes para a tomada de decisões gerenciais. Em vista disso, o objetivo principal da pesquisa foi identificar os custos totais e comparar a rentabilidade e Sustentabilidade Econômica de variedades de uvas, a fim de indicar qual é a mais rentável de uma propriedade situada em Nova Roma do Sul (RS). No que tange o delineamento da pesquisa, elaborou-se um estudo de caso que contou com a coleta de dados diretamente com o produtor rural. Já em relação aos objetivos, a pesquisa classifica-se como descritiva, sendo que o estudo de caso teve abordagem qualitativa. Através dos resultados, apurou-se que o Merlot foi a variedade mais rentável entre as analisadas, viabilizando a ampliação do cultivo da mesma, na propriedade. Além disso, ficou evidenciado na pesquisa que todas as variedades alcançaram o ponto de equilíbrio contábil, de tal forma que proporcionaram lucro ao produtor, atendendo as expectativas do mesmo e concluindo a safra com êxito.

INSERÇÃO DE AGRICULTORES FAMILIARES NO MERCADO: OS IMPACTOS DO PROJETO AGRO FAMÍLIA
Autor(es):
João Paulo Rodrigues Arciprete
Hildo Meirelles de Souza Filho

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: Esse artigo tem como objetivos identificar as barreiras à inserção de pequenos agricultores no mercado, descrever as ações de um projeto que permitiram rompe-las e apresentar indicadores de impacto socioeconômico resultantes dessas ações. Realizou-se estudo do caso do Projeto Agro Família em Ribeirão Preto, Brasil. Entre as barreiras identificadas estão: elevados custos de sindicalização como feirantes, falhas em editais do PNAE, planejamento produção inadequado, baixa diversidade de produtos, despreparo gerencial, entre outros. Foram executadas ações como: criação de Organizações de Controle Social, rodadas de negócios, adequação de editais do PNAE, elaboração da lei que instituiu a feira do produtor rural e realização de cursos de gestão, técnicas de produção e acesso a mercado. Verificou-se impactos positivos na renda agrícola, no número de canais de comercialização, na difusão de práticas agrícolas sustentáveis e na ocupação produtiva e sustentável do solo.

O PAPEL DA INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS NO BRASIL NA FORMAÇÃO DE CAPITAL SOCIAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Autor(es):
ROGERIO GOMES NETO

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: O trabalho é um estudo sobre as Indicações Geográficas (IG), classificadas como Denominação de Origem (DO), após a concessão do certificado de registro emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Buscou-se identificar os benefícios que o instrumento confere e compreender como refletem na formação de capital social nessas estruturas sociais. O procedimento metodológico envolveu: o levantamento bibliográfico relativo às IG no Brasil; a revisão bibliográfica do arcabouço teórico sobre capital social; a pesquisa exploratória de caráter qualitativo junto aos representantes das Denominações de Origem brasileiras. Como resultado, identificou-se que a conquista do certificado de IG proporcionou como benefícios principais às regiões: (I) sobrevalorização de preço dos produtos; (II) reconhecimento do produto no mercado; (III) valor agregado. O estudo monstra o quanto é desafiador construir, transformar e ampliar o volume de capital social frente ao acúmulo de capital econômico nas IG.

INDIRECT PUBLIC FUNDING AND SUPPORT FOR THE INTERNATIONALIZATION OF SMALL AND MEDIUM SIZED ENTERPRISES IN GERMANY: STUDY ON THE “MARKTESCHLISSUNGSPROGRAMM FUER KMU”
Autor(es):
Lucca Almeida Bueno
Elton Eustáquio Casagrande

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: Desde o milagre econômico da Alemanha Ocidental e a contínua resiliência da economia alemã na sequência das crises financeiras globais dos anos 2000, o modelo alemão de PMEs tornou-se cada vez mais relevante nos estudos de formuladores de políticas públicas em todo o mundo. Entre as razões pelas quais o "Mittlestand" é creditado como a "espinha dorsal" dessa resiliência econômica deve-se a sua contribuição na taxa líquida de exportação e seus efeitos no emprego e na renda familiar. Portanto, este documento visa expor e contribuir para a discussão do financiamento público indireto e apoio à internacionalização das PMEs na Alemanha, analisando seu principal projeto, o "Markterschlissungsprogramm fuer KMU", financiado pelo Ministério Federal para Assuntos Econômicos e Ação Climática (BMWK). Este documento apresentará brevemente a relevância das PMEs na economia alemã, assim como a estrutura e a organização burocrática que compõem o projeto para fomentar a internacionalização das PMEs. Por fim, será apresentada uma breve análise sobre a relevância do projeto em seus primeiros cinco anos de existência, juntamente com as considerações finais.

AS FINTECHS NO BRASIL E O FINANCIAMENTO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: UMA REVISÃO A PARTIR DE TRABALHOS SELECIONADOS
Autor(es):
Giovana Cassimiro
Elton Eustáquio Casagrande

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: As inovações fazem parte da realidade do mundo atual e também influenciaram o setor bancário. As fintechs, que são instituições que oferecem serviços financeiros e atuam de modo digital, muitas vezes sem a presença de uma sede física, trouxeram disrupção e transformação em um contexto onde as grandes instituições financeiras se tornaram burocráticas e muitas vezes privilegiam as pessoas ou empresas de maior renda ou faturamento. O presente trabalho busca demonstrar como as fintechs podem contribuir para aumentar e facilitar o acesso ao crédito para as pequenas e médias empresas o que, em um período de pós pandemia no qual o número desse tipo de empresas aumentou, pode significar impactar positivamente o aquecimento da economia de um país. Os procedimentos se baseiam em pesquisas bibliográficas de textos, artigos, dissertações e livros que se relacionam com o tema em questão. A revisão da literatura busca explicar o sistema bancário e de que forma as Fintechs adentraram esse meio e como funciona o modelo de negócio de empréstimo, seus intermediários, mecanismos e riscos.

“AGRO É TECH, AGRO É POP, AGRO É TUDO” UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTIFICA A PARTIR DOS ANOS 2000.
Autor(es):
Leonardo Gomes Rodrigues
Jussara Goulart da Silva
ODILON JOSE DE OLIVEIRA NETO
Rejane Alexandrina Domingues Pereira do Prado

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: Este artigo tem como objetivo conhecer os perfis dos estudos acadêmicos publicados na área do agronegócio e mapear a produção científica sobre a inovação do agronegócio em periódicos nacionais e internacionais, no período de 2000 a 2022. Tendo em vista o alcance do objetivo proposto, foi realizado o mapeamento da produção científica de artigos publicados na base de dados Science Direct e Web of Science. Essa investigação utilizou-se de metodologia de pesquisa exploratória e descritiva com caráter quantitativo. No mapeamento foram identificados 98 artigos científicos. A relevância dessa investigação perpassa pelo fato do agronegócio ser uma das principais temáticas abordadas no meio acadêmico-científico no Brasil, principalmente no que tange a inovação no setor. Conclui-se que o agronegócio tem apresentado ampla inovação no campo tecnológico, bem como na modificação do manejo de técnicas utilizadas, conforme verificado nas publicações acerca da temática abordada no presente estudo.. Além disso, propõe-se que pesquisas futuras voltem-se a problemática associada a agricultura familiar e aos pequenos produtores rurais de regiões menos assistidas do Brasil, e métodos de auxílio a estes no que tange ao desenvolvimento e/ou implementação de novas tecnologias e maior acesso a informações.

Modelagem do Plano Estratégico para Cooperativas de Crédito: Um estudo de caso, com utilização do software Iramuteq
Autor(es):
Teucle Mannarelli Filho
Luís Miguel Valente Gonçalves

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Estratégia, Planejamento e Governança
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: Este artigo aborda a modelagem de planejamento estratégico em cooperativas de crédito, em um estudo de caso único de uma cooperativa de crédito localizada no estado de São Paulo, utilizando-se do software textual Iramuteq. Inicialmente apresenta-se uma introdução contextualizando a problemática, a justificativa e tem como objetivo, identificar os desafios e as possibilidades de aplicação do planejamento estratégico em cooperativas de crédito, e complementarmente com a utilização do software Iramuteq, mapear os resultados obtidos pela opinião dos cooperados usuários dos serviços financeiros prestados. Metodologicamente o estudo utiliza-se de dados coletados pela cooperativa junto a seus cooperados, em diversas reuniões que foram realizadas em todas agencias, com os cooperados; posteriormente os dados foram tratados e aplicados no software Iramuteq. Os resultados obtidos são apresentados pela análise léxica e textual, nas seguintes estruturas: análise estatística dos dados, classificação hierárquica descendente, dendrograma das classes de palavras, análise de similitude com e sem halo colorido e finalmente a nuvem de palavras. Como resultado, foi possível concluir que o estudo, com uma abordagem qualitativa, e um processo contínuo de validação dos dados, oferece uma explicação clara e detalhada do problema pesquisado e indicando para os gestores os melhores caminhos estratégicos. As restrições do estudo estão relacionadas a participação de um pequeno número de cooperados que participaram das reuniões, ainda este ter sido realizado em apenas uma cooperativa de crédito, em caso único, bem como à falta de dados sobre outras cooperativas para usar como comparação. Novas linhas de pesquisa se apresentam com resultado deste estudo, tais como: desenvolvimento de metodologias para realizar planejamento estratégico baseado em tecnologia de informação, para aumentar a eficiência operacional e gerenciar riscos; investigação sobre o uso de modelos com uso de software, para identificar padrões de comportamento de clientes e melhorar a tomada de decisão estratégica; desenvolvimento de ferramentas de simulação para prever o desempenho futuro de cooperativas de crédito e aprimorar o planejamento estratégico. Finalmente constata-se, que o objetivo desta pesquisa qualitativa, com a utilização do software Iramuteq, para estabelecer um processo de planejamento estratégico em uma cooperativa de crédito, foi plenamente atingido.

Ferramentas de Planejamento Organizacional: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Autor(es):
Teucle Mannarelli Filho
Jaiandra da Silva Guimarâes
Renato Dias Baptista

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Estratégia, Planejamento e Governança
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, este estudo tem por objetivo desenvolver uma síntese das ferramentas utilizadas no planejamento organizacional, mecanismos estes que contribuem para a determinação das melhores estratégias relacionadas ao alcance dos objetivos da empresa. Utilizou-se da base de dados SCOPUS para a busca, seleção e análise de artigos que abordam sobre o tema, culminando com uma amostra de 56 artigos. Como resultado, foram encontrados os principais mecanismos de apoio aos planejadores organizacionais voltados ao aspecto social, econômico e ambiental em diversas áreas de atuação e finalidades. O estudo encontrou como similaridade o desenvolvimento massivo de ferramentas digitais e como diferenças o nível de complexidade no entendimento e na aplicação de certas metodologias. Os objetivos propostos do estudo foram plenamente atingidos, uma vez que possibilitaram aos envolvidos pesquisar e conhecer os principais conceitos, ferramentas, práticas e processos envolvidos no planejamento empresarial. As limitações do estudo estão relacionadas a não abordagem sobre todos os contextos empresariais de atuação, bem como sobre todas as ferramentas estratégicas e também considerou fatores externos as empresas. Novas linhas de pesquisa emergem deste trabalho, tais como: estudo sobre inovação estratégica e o desenvolvimento de modelos de negócios inovadores, estudo sobre a gestão de custos e como isso pode contribuir para o planejamento estratégico.

IMPACTOS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, PRODUTORES RURAIS E POTENCIAIS EMPRESÁRIOS DA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO APÓS UM ANO DO INÍCIO DA PANDEMIA DE COVID-19
Autor(es):
João Paulo Rodrigues Arciprete
Ana Paula Rodrigues Arciprete

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Desenvolvimento e Gestão
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: As Médio e Pequenas Empresas necessitam de uma gestão mais adequada à sua realidade e de uma metodologia específica para avaliação de resultados, desenvolvida através da análise de empresas com o mesmo porte. Em 11 de março de 2020 a Organização Mundial da Saúde declarou oficialmente a pandemia de COVID-19. O isolamento social, fundamental para o controle da pandemia e para garantir que o sistema de saúde pudesse enfrentar a situação de emergência em saúde, traz consigo uma condição econômica bastante difícil, principalmente para as empresas de pequeno porte. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo identificar os impactos da crise econômica causada pela pandemia de Covid-19 nas MPEs, produtores rurais e potenciais empresários da região de Ribeirão Preto - SP. Essa pesquisa é classificada como um estudo de caso, de natureza exploratória, descritiva e quantitativa. A população estudada são os empreendedores de Ribeirão Preto e região, segundo a delimitação territorial estabelecida pelo SEBRAE,com uma área de abrangência composta por 27(vinte e sete) municípios. Foi realizada uma survey com 232 empreendedores, por meio da ferramenta Google forms, entre os dias 16 e 26 de março de 2021, período no qual ficou disponível para respostas, sendo encaminhado pelos representantes do escritório nas respectivas cidades, através de grupos e contatos. Na concepção dos empresários entrevistados os principais problemas encontrados são os mesmos que notoriamente já levavam à mortalidade das MPEs nos seus primeiros anos de vida: dificuldade de acesso à capital, problemas de gestão e ausência de planejamento adequado relativo às questões de mercado. A dificuldade de acesso à crédito continua sendo um gargalo no fomento dos pequenos empreendimentos. A maioria dos empresários disseram não visualizar nenhuma consequência positiva para os negócios e 79%, apontaram queda no faturamento, superior a 50% para 36% dos respondentes.O presente trabalho contribui para reiterar que, principalmente no num cenário de uma crise sem precedentes, é fundamental acompanhar esses empresários para garantir que tenham acesso a recursos e outros meios de enfrentar esse período de extrema dificuldade.A identificação da dificuldade de recuperação das empresas ou a sua impossibilidade é mais um alerta de que as medidas implantadas podem ser ineficientes ou ineficazes.Os pequenos negócios, além de serem uma parcela fundamental da economia, são primordiais para a recuperação econômica do país.

SISTEMA AGROFLORESTAL (SAF): ASPECTOS DE INTEGRAÇÃO DA BAUNILHA E SERINGUEIRA
Autor(es):
Carla Cristina Nunes Lanzoni
Rafael Augustinho Camargo
Maria Vitória Cecchetti Gottardi Costa
Jarbas Gabriel Costa Junior

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: O sistema agroflorestal (SAF) representa uma atividade que integra diferentes sistemas produtivos, permitindo a diversificação de atividades econômicas na propriedade, otimizando o uso da terra, aumentando a lucratividade por unidade de área, permitindo sustentabilidade ambiental e socioeconômica. Este trabalho teve por objetivo verificar a integração do cultivo da baunilha (Vanilla planifolia) em sistema agroflorestal com a seringueira (Hevea brasiliensis), bem como elaboração de um projeto de implantação de um SAF voltada ao pequeno e médio produtor que possui lavoura de seringueira. O estudo foi realizado por meio de um levantamento de dados na literatura disponível, trata­se de uma pesquisa qualitativa, exploratória com base em pesquisas bibliográficas, bom como elaboração de um projeto de implantação de um SAF de baunilha e seringueira. Os resultados apontam que o sistema agroflorestal utilizando baunilha e seringueira possibilita ao produtor rural utilizar a mesma mão de obra para coletar o látex da seringueira, realizar a polinização das flores e colher as favas da baunilha. Outra vantagem deste sistema utilizando seringueira e baunilha é que a baunilha é uma planta que necessita ser cultivada a meia sombra durante sua vida inteira e a integração com a seringueira proporciona esta condição. No modelo apresentado neste estudo a implantação de 1 hectare de baunilha em um seringal já formado, com 7 anos de idade, fica em torno de R$ 75,56 por planta. Com o cultivo destas duas culturas em sistema agroflorestal, o produtor rural terá a possibilidade de explorar o produto derivado destas duas culturas, sendo que a baunilha é considerada uma das especiarias mais caras do mundo, gerando uma alternativa de renda por unidade de área para o pequeno e médio produtor rural. A diversificação de culturas dentro de uma mesma área é interessante, pois em momento de cenário crítico para o produtor, como na queda de preço ou de produção, por exemplo, uma cultura ajuda a viabilizar a outra.

ESTUDO DE CASO DA PRODUÇÃO DE SHIMEJI EM UMA PEQUENA PROPRIEDADE DE NEVES PAULISTA
Autor(es):
Daniel Yukio Ferreira
Omarr Pernambuco de Nogueira
Jarbas Gabriel Costa Junior
Maria Vitória Cecchetti Gottardi Costa

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Desenvolvimento e Gestão
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: Existem relatos históricos que confirmam o uso de cogumelos na alimentação humana a mais de 3 mil anos. A China aparece como grande consumidora da atualidade. O crescente gosto do brasileiro pelas artes culinárias, fez aumentar o gosto por iguarias que possam trazer um certo diferencial na confecção de receitas com diferentes tipos de cogumelo, sendo o shimeji um dos mais procurados. No Brasil esse crescimento passou de 30 gramas por pessoa/ano em 1996 para 160 gramas por pessoa/ano em 2018, longe ainda dos 8 kg per capita consumidos anualmente no mercado Chines, porém tais números mostram um forte desenvolvimento do mercado brasileiro e um enorme potencial de crescimento. Nosso artigo estudou o caso de uma propriedade especializada no cultivo shimeji na região de Neves Paulista/SP, um município na proximidade de São José do Rio Preto/SP. Comprovando a viabilidade do negócio, principalmente para pequenos produtores.

COMÉRCIO E CERTIFICAÇÃO: OPORTUNIDADES PARA OS PRODUTORES DE LARANJA NO PRINCIPAL POLO CITRÍCOLA BRASILEIRO
Autor(es):
Gerônimo Guerreiro Neto
Sérgio Rangel Fernandes Figueira

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Estratégia, Planejamento e Governança
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: RESUMO: A principal região produtora brasileira de laranja fica em São Paulo e em Minas Gerais. Nesta região, a produção ainda é protagonizada por pequenos produtores, que dependem de mecanismos articulados de negócio para que se mantenham em sua atividade. A pesquisa com produtores na região objetivou os aspectos: destino da produção da laranja; formas de comercialização e se possui alguma certificação. A pesquisa foi desenvolvida com entrevistas, com plano amostral estratificado, em distribuição proporcional das amostras selecionadas. De 922 produtores, 260 foram entrevistados, com nível de confiança de 93%, e 5% de erro amostral. Como resultado: é uma atividade praticada por produtores tradicionais, onde 81 % cultivam laranja há 20 anos; em áreas próprias em 92 % das propriedades, com idade média dos pomares de 5,1 a 15 anos. O produtor prefere comercializar sua produção coletivamente, sobretudo os de pequeno porte, e com as indústrias - em contratos de longo prazo. Buscam poder de barganha quando se associam, e maior estabilidade em prazos e preços nos contratos, em detrimento ao mercado spot, com flutuação diária. Poucos produtores apresentam produção certificada – sendo um ponto de atenção - visto a iminente procura dos consumidores globais por alimentos saudáveis, com procedência conhecida e sustentável.

Trabalho Técnico: Cesta Básica de Araraquara 2021
Autor(es):
Thais Rocha Gentile
Icaro Zancheta
Elton Eustáquio Casagrande

Categoria: Relato Técnico-Tecnológico
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: A partir de coleta de dados semanais em campo, o Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara elaborou uma avaliação acerca do nível de preços e do poder de compra dos araraquarenses em 2021, com análises macro e microeconômicas, baseadas no Boletim Focus do Banco Central e nas pesquisas da cesta básica da DIEESE e PROCOM. Tal ponderação é de enorme relevância pois leva a se pensar acerca do problema da desigualdade e do avanço de preços no município de Araraquara. Para a realização da análise foram coletados dados primários, dos preços de todas as marcas disponíveis nos mercados dos produtos que compõem a cesta. Posteriormente são analisados algébrica e graficamente os dados de: variações mensais, ao ano e em doze meses, dos grupos e produtos; o preço médio dos produtos básicos, bem como o custo médio da cesta, dos grupos e produtos, que estiveram presentes em ao menos dois mercados. Além disso, a Pesquisa de Preços da Cesta Básica realizada pelo Núcleo de Economia também trata do poder de compra do araraquarense, avaliação que é obtida por meio da relação entre o custo médio da cesta coletado no mês de referência e o salário mínimo vigente. Para a análise anual os dados foram agrupados em trimestres. A divulgação dos materiais é feita mensalmente por meio do site, redes sociais e do Painel Interativo disponibilizado pelo Sincomercio Araraquara bem como pela imprensa local, através de jornais físicos e virtuais, telejornais e rádio. A elaboração de análises históricas e comparadas por produtos da cesta básica é viabilizada pelo desenvolvimento de um instrumento - um painel de consulta que teve desenvolvimento através do business intelligence, com a ferramenta Power Bi.

O Portal Único Siscomex e o processo de exportação da soja brasileira
Autor(es):
Natália Ferro de Grava
Sérgio Rangel Fernandes Figueira
RENATA ANCESCHI
Adriano dos Reis Lucente
Glaucia Aparecida Prates

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Logística e Operações
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: Dados revelam que a soja é um dos produtos mais comercializados internacionalmente e, ainda, há uma tendência do aumento do seu consumo devido a demanda dos seus subprodutos, tais como óleo de soja, farelo de soja e biocombustíveis. Deve ser pontuado também que a economia brasileira é movida pela exportação e o maior volume é realizado pelo Porto de Santos (Canal Rural, 2020). Segundo o portal do Porto de Santos (Porto de Santos, 2022), as exportações, em setembro de 2022, somaram 9,7 milhões de toneladas, um crescimento de 24,0% sobre os embarques realizados no mesmo período de 2021. O movimento de granéis sólidos somou 6,3 milhões de toneladas em setembro de 2022, uma alta de 17,3% sobre o mesmo mês de 2021. Os embarques de milho, com 2,1 milhões de toneladas (+83,7%), farelo de soja, com 742,7 mil toneladas (+44,2%), e soja em grãos, com 586,0 mil toneladas (+91,3%) foram os destaques nesse segmento de cargas. Neste contexto, o Brasil é o principal exportador dos produtos do complexo soja, sendo líder no comércio mundial e segundo colocado nas exportações de farelo e óleo de soja. Assim, esse estudo tem como principal objetivo geral demonstrar um novo modelo do processo de exportação da soja brasileira e sua relevância através do Portal Único de Comércio Exterior.

Modelo Gerencial Hídrico Aplicado a Cadeias Produtivas de Aves de Corte
Autor(es):
João Pedro Schommer Moraes
Lídia Tiggemann Prando
FABRICIA DA ROSA

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: A possibilidade de escassez da água é tema importante nas discussões sobre sustentabilidade, além de gerar preocupação para a população, governo e aos gestores das empresas que dependem do uso desse recurso natural para produção. O agronegócio no Brasil tem um consumo elevado de água, consequentemente, as cadeias produtivas de aves também são intensivas no uso de recursos hídricos, desde a criação até o processamento. Com foco no sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS-6 (Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos) estimasse que até 2030 haja um aumento na eficiência do uso da água em todos os setores. Nesta perspectiva, este trabalho teve como objetivo propor um modelo de evidenciação da gestão de recursos hídricos aplicado a cadeias produtivas de aves de corte. A metodologia empregada no estudo utilizou a base do Sistema Contábil Gerencial Ambiental (SICOGEA) como referência, fazendo adaptações com o intuito de aproximar o sistema para um modelo que se enquadre melhor no cenário contemporâneo. Os resultados foram analisados a partir da adaptação do SICOGEA para o estudo. Foram filtrados os critérios que se apresentaram mais relevantes a pesquisa e, também, se deu a definição estrutural da “Metodologia de Evidenciação Ambiental para Cadeias Produtivas de Aves de Corte”. Essa proposta considera a elaboração de uma ferramenta simples, que contemple as principais legislações vigentes e que possa ser integrada à gestão empresarial. Quando aplicada de forma adequada, é capaz de gerar dados para a divulgação da utilização de recursos hídricos e ser adotada como uma ferramenta gerencial.

A IMPORTÂNCIA DO USO DE ALIMENTO VIVO PARA O AUMENTO DA PRODUÇÃO DE LARVAS DE PEIXES NATIVOS
Autor(es):
Joana Paula de Souza Cornélio

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: A piscicultura é uma das atividades do agronegócio que vem ganhando destaque no país, contudo, na produção de larvas se concentram as maiores dificuldades técnicas para a produção industrial de peixes neotropicais. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar o estado da arte das pesquisas que avaliaram os benefícios do uso de alimentos vivos na alimentação de larvas peixes nativos, identificando os alimentos vivos utilizados, bem como as espécies de peixes, o método para a oferta e as vantagens e desvantagens desse tipo de manejo alimentar. Para tal foi realizada revisão narrativa da literatura, onde as buscas ocorreram nas principais bases de dados (Scielo e Scopus), além da ferramenta do Google Acadêmico, disponíveis de forma digital, em formato completo. Para dimensionar a pesquisa, as palavras-chave utilizadas, em diferentes combinações, foram: organismos zooplanctônicos, piscicultura, co-alimentação, transição alimentar e tecnologia de produção. Foram selecionados seis artigos que se adequaram à pesquisa e atenderam aos critériosde inclusão e exclusão e compuseram a amostra final. Os alimentos vivos utilizados nas pesquisas foram: Artemia Salina, branchoneta, microverme da aveia e pós-larvas de tilápia do Nilo. As espécies de peixes nativos utilizadas foram o pacu, jundiá, pacamã, tambaqui (consumo) e acará severo e Betta splendens (ornamentais). Na maioria das pesquisas revisadas os autores utilizaram o fornecimento conjunto de alimento vivo e formulado (co-alimentação) durante a transição alimentar do alimento vivo para o inerte. Novas pesquisas sobre o uso de alimentos vivos, especialmente organismos zooplanctônicos são necessários para ampliar a possibilidade na larvicultura de peixes.

CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE SUCESSÃO FAMILIAR RURAL
Autor(es):
Lucas Ecker
SILVANA Dalmutt Kruger
Mara Vogt
Antonio Zanin

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Desenvolvimento e Gestão
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: Esta pesquisa buscou identificar as principais fragilidades do processo de sucessão familiar no meio rural. Os procedimentos metodológicos adotados, caracterizam a pesquisa como descritiva, realizada por meio de levantamento de dados com aplicação de questionários e análise de cunho quantitativa. A coleta de dados ocorreu a partir da aplicação de 120 questionários a agricultores de 12 municípios da região Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná. A análise dos dados indica a predominância da agricultura familiar, sendo que 75,8% receberam as terras por herança e 87,5% indicaram que receberam estímulos para continuar no meio rural. Porém identificou-se como fragilidades a preparação dos sucessores e o diálogo sobre o futuro e continuidade dos negócios, cerca de 48% dos entrevistados não possuem um sucessor preparado e não sabem indicar sobre a continuidade dos negócios, 39,2% dos entrevistados estimulam seus filhos a continuarem no meio rural. Entre as características que interferem na sucessão familiar rural estão a vocação, ser dono do negócio, gostar da vida no campo, amor pela terra e melhor remuneração, na percepção dos respondentes. De forma geral, o estudo demonstra a necessidade de discussões e planejamento do processo de sucessão familiar no meio rural, visando valorizar e incentivar a à permanência dos filhos no meio rural, para assegurar a continuidade dos negócios.

BIOINSUMOS NO BRASIL: O QUE SABEMOS?
Autor(es):
LUIZA DA SILVEIRA BAVARESCO
Leticia de Oliveira
Glauco SCHULTZ

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: A presente pesquisa se propõe analisar as publicações em base de dados nacional no período de 2012 a 2022, a fim de que seja possível entender o estado da arte desta temática, tendo em vista o Programa Nacional de Bioinsumos e a Agenda 2030, que denotam alinhamento com as Políticas Públicas e com a Bioeconomia. Por meio de uma revisão sistemática, foram encontrados 190 documentos, dos quais restaram 13 documentos que apresentavam relação com a abordagem estudada. Observou-se que os instrumentos jurídicos permitem a construção de um cenário de produção agrícola mais sustentável e com lastro na bioeconomia, o que vem a confirmar sua inclusão na transição sócio-técnica contemporânea para uma economia de base biológica. Ainda, restou claro que as produções científicas evidenciam o debate social em torno do uso sustentável da biodiversidade aliada à produção de alimentos, do qual se sobressai a preocupação com a segurança jurídica e científica para que seja possível alcançar um futuro de equilíbrio energético ecológico.

Desempenho do município de Alegre-ES em compras da agricultura familiar e agroindústria familiar pelo PNAE
Autor(es):
Haloysio Mechelli de Siqueira
Alline Pires Moraes
Larissa Lupin da Conceição

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo descrever o desempenho do município de Alegre-ES no processo de inserção dos produtos da agricultura familiar e agroindústria familiar na alimentação escolar, por meio do PNAE, no período de 2013 a 2022. O estudo se configurou como uma pesquisa documental descritiva, conduzida no município de Alegre, situado no sudoeste do estado do Espírito Santo. As fontes de dados do PNAE utilizadas foram os editais das Chamadas Públicas da prefeitura e as atas de julgamento das mesmas e os documentos do FNDE, todos disponíveis nos respectivos sites/internet. Obteve-se alguns dados dos anos de 2021 e 2022 com a atual nutricionista responsável. O município de Alegre somente não cumpriu a Lei Federal nº 11.947/2009 no ano de 2013. Nos demais anos enfocados (2014 a 2022) conseguiu aplicar, pelo menos, 50% do que recebeu do FNDE em aquisições de alimentos diretamente da agricultura familiar e agroindústria familiar, mas chegando a aplicar até mesmo 100% ou um pouco mais por três anos. Em média, foram 30 agricultores participantes e 34 alimentos ofertados anualmente, em todo o período analisado. O crescimento continuado do PNAE em Alegre vai depender da percepção, pelo poder público municipal e pela sociedade que o legitima, da extrema relevância deste programa, ao relacionar a questão da qualidade da alimentação escolar com o apoio à agricultura familiar e agroindústria familiar e a consequente dinamização da economia local, contribuindo com o desenvolvimento sustentável do município.

USO DE INDICADORES DE DESEMPENHO NA ESTRATÉGIA DE UMA CONCESSIONÁRIA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS
Autor(es):
VÍCTOR FRILLICH SOARES
Mara Vogt
SILVANA Dalmutt Kruger

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Gestão de Pessoas e Estudos Organizacionais
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: Com o objetivo de analisar o uso dos indicadores de desempenho do departamento de Recursos Humanos (RH) na estratégia de uma concessionária que atua no ramo de máquinas agrícolas, realizou-se um estudo de caso único, explicativo e qualitativo, por meio de triangulação de questionários, entrevistas, documentos e observação participante. A partir da percepção dos 84 colaboradores da empresa, respondentes do questionário, bem como, da Gestora de RH e Analista de RH entrevistadas, verificou-se que, os indicadores de desempenho, especialmente do RH são considerados como essenciais nas estratégias de curto, médio e longo prazo, sejam estas estratégias vinculadas a indicadores financeiros ou não-financeiros. A análise evidencia a importância dos indicadores-chave de desempenho, também conhecidos por Key Performance Indicators (KPI). O setor possui diversos indicadores que são conhecidos pelos colaboradores, alguns indicados como pontos fortes e outros como fracos (os quais precisam receber mais atenção pelos gestores). Destaca-se a necessidade de ações relacionadas aos propósitos e as estratégias da organização, tendo em vista que os indicadores impactam nos resultados e no sucesso da organização com um todo. Diante do exposto conclui-se que os indicadores de desempenho do setor de RH estão diretamente relacionados com os funcionários, sendo estes o maior capital da empresa. Ademais, a condução do desempenho desses profissionais, atrelados a estratégia da organização é relevante para que os objetivos e as metas da empresa sejam alcançados.

Certificações ISO e custos de transação: cadeia produtiva dos derivados da cana
Autor(es):
Danielle Oldemburgo
Danielle Mendes Thame Denny
Carlos Eduardo de Freitas Vian

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: O sistema agroindustrial da cana-de-açúcar tem sido reorganizado em subsistemas que usam as certificações de qualidade para diminuir os custos transacionais. É visto que há um compromisso com a sustentabilidade que envolve vários elos da cadeia de abastecimento, sendo que a eficácia do processo depende do modelo de governança adotado. Os critérios de qualidade implementados necessitam ser identificados e reconhecidos pelas certificações adotadas. Assim, o presente artigo faz uma revisão bibliográfica a respeito da temática das certificações ISO 9001 e ISO 14001 como ferramenta para coordenação da cadeia produtiva do açúcar.

Avaliação de competências empreendedoras, como estratégia da educação empreendedora, voltada para auxiliar alunos do ensino superior na busca por oportunidades sustentáveis de geração de renda.
Autor(es):
Marcelo Caetano Oliveira Alves
Elton Eustáquio Casagrande
Camila Dalla Valle do Couto

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: O instrumento de avaliação proposto neste trabalho é um questionário de autoavaliação elaborado conforme literaturas específicas sobre o tema e tem por objetivo auxiliar as instituições de ensino a desenvolverem estratégicas educacionais voltadas para o desenvolvimento dessas competências empreendedoras em seus discentes. O incremento da relação entre desenvolvimento das atitudes, a consequentemente geração das intenções e os resultantes comportamentos empreendedores, em alunos das instituições de ensino, pode auxiliar na diminuição de desigualdades sociais por meio do desenvolvimento sustentável de negócios e geração de renda, tanto nas respectivas áreas acadêmicas quanto no investimento em outras áreas. Para se desenvolver o comportamento empreendedor, podem ser utilizados treinamentos comportamentais, que já são vistos como um instrumento necessário, mesmo que insuficientes isoladamente, para o incremento das intenções empreendedoras em qualquer esforço nesse sentido. Os programas de treinamento para a educação empreendedora, voltados para adultos, para que tenham a assertividade e eficiência desejadas, devem incluir elementos da heutagogia, que se caracteriza pela aprendizagem autodirigida e profunda troca de experiências entre aluno e professor, de forma a criar debates produtivos e construtivos. Isso deve-se ao fato de que os adultos, em se tratando de empreendedorismo, buscam mais que simples aquisição de habilidades e conhecimentos. Assim, torna-se essencial a avaliação dos níveis de competência dos participantes dos treinamentos, de forma a subsidiar os capacitadores quanto às estratégias educacionais. Como instrumento para mensurar as competências empreendedoras pessoais dos alunos em instituições de ensino superior, foi desenvolvido um questionário de autoavaliação que se propõe a identificar o nível de desenvolvimento de 12 competências empreendedoras, por meio da apresentação de situações em que o respondente escolherá a atitude que melhor se encaixa em seu perfil. A compilação e posterior análise dos dados contribuirá para que professores do ensino superior possam definir, com mais assertividade, as estratégias e técnicas educacionais voltadas para o empreendedorismo.

Unificação de agroindústrias do setor sucroenergético: um estudo do valor da empresa
Autor(es):
Thiago Henrique Caraski
Adriano dos Reis Lucente

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: Este trabalho realizou um estudo comparativo para avaliar o impacto no valor da empresa após a unificação de duas plantas agroindustriais do setor sucroenergético. O estudo teve natureza aplicada, pois buscou uma solução para um problema específico e propôs solução prática para atingir o objetivo. A pesquisa foi composta por duas etapas com abordagens distintas. A primeira foi qualitativa e forneceu subsídios para a segunda etapa, que foi quantitativa com características predominantemente exploratórias. O procedimento técnico utilizado foi o estudo de caso com a utilização de protocolos de pesquisa e a coleta de dados ocorreu através de entrevistas em profundidade, consultas documentais e observações de campo. Para a análise dos resultados foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo, além do cálculo do Fluxo de Caixa Descontado com análise de riscos por meio da Simulação de Monte Carlo. Sintetizando os resultados e as conclusões pode-se afirmar que foi possível identificar que a empresa optou pela decisão correta unificando suas unidades.

VIABILIDADE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO DE OVOS EM CONDIÇÃO DE BEM-ESTAR ANIMAL
Autor(es):
Selma Grossi
David Ferreira Lopes Santos

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: O Brasil, como o segundo maior exportador de alimentos do mundo, exerce papel importante na segurança alimentar global e apresenta alta capacidade de crescimento em suas cadeias produtivas. Mesmo com o aumento da produção de alimentos e todo o conhecimento técnico envolvido nas cadeias de produção agroalimentares, a população mundial enfrenta desafios relacionados ao acesso à alimentação em quantidade e principalmente em qualidade nutricional. De acordo com o relatório das Organizações das Nações Unidas (ONU) o nível global de subnutrição aumentou de forma aguda devido à pandemia da Covid-19. Na alimentação humana, os alimentos de origem animal são consumidos para suprir a demanda de proteína do organismo e ovo é um alimento muito comum na população. Por causa dessa popularidade do ovo na dieta humana, nos últimos tempos tem sido considerado toda a cadeia produtiva da avicultura de postura e também a maneira de criação das aves que fornecem esse importante alimento. A criação que visa o bem-estar das aves e prioriza o comportamento natural é obtida com os métodos cage free e free range onde as aves não ficam em gaiolas e tem espaço para andar, subir em poleiros e manifestar seu comportamento natural. Entretanto estas formas de criação representam custos mais elevados tanto para produtores quanto para consumidores e a melhor maneira de avaliar é analisando a viabilidade pela contabilidade da empresa. Assim, o objetivo do trabalho foi analisar a viabilidade econômica de uma granja do interior do Estado de São Paulo com criação no modelo cage free, verificar com a análise do fluxo de caixa a manutenção da atividade e a ocorrência de lucro ou prejuízo para o produtor. Para tal análise as informações de produção, custos fixos e variáveis, despesas e receitas foram fornecidas pelo proprietário para construção das planilhas e posteriormente construção dos fluxos de caixa projetados para 10 anos. Utilizou-se a simulação de Monte Carlo para obtenção do Valor Presente Líquido (VPL) do negócio a uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) de 6,6%. Também foi determinado o Ponto de Equilíbrio (PE) para indicar a quantidade de aves necessárias para que suas produções ultrapassem os custos fixos e custos variáveis. Como resultado obtido o VPL indicou que o negócio não é viável., entretanto a margem de contribuição cobre os custos variáveis mas não a somatória destes com os custos fixos. O PE é obtido com a quantidade de aves em torno de 5.000 ovos ou 20% a mais no preço.

Análise de atividades inovativas no processo produtivo e seus impactos na gestão de custos: estudo em indústrias do setor sucroenergético
Autor(es):
Adriano dos Reis Lucente
Thiago Henrique Caraski

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: Este trabalho realizou um estudo para identificar e analisar atividades inovativas no processo produtivo e seus impactos na gestão de custos em indústrias do setor sucroenergético. Para cumprir esse objetivo foi necessária uma pesquisa de natureza exploratória, usando-se uma abordagem predominantemente qualitativa a partir de dados primários oriundos de um estudo multicasos em indústrias do setor sucroenergético. Para tanto, foram selecionadas, para a pesquisa de campo, oito indústrias desse setor localizadas, preferencialmente, no Estado de São Paulo. Os resultados permitiram concluir que o setor sucroenergético passou a adotar, nos últimos anos, algumas atividades inovativas, tanto para melhorar a eficiência dos seus processos de produção quanto para desenvolver novos produtos e tecnologias e que essas atividades podem gerar impactos na gestão de custos das indústrias do setor.

FATORES DE RISCO PARA ACIDENTES NA AGRICULTURA FAMILIAR: A PERCEPÇÃO DOS TRABALHADORES
Autor(es):
Michele Barth
Jacinta Sidegum Renner

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: É notória a importância da agricultura familiar para o mercado brasileiro, porém o setor ainda carece de máquinas e ferramentas para o desempenho das atividades com segurança. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar, sob a percepção dos agricultores, quais as principais causas de risco para os incidentes e acidentes no trabalho na agricultura familiar. A pesquisa é aplicada, de caráter observacional e descritivo, com análise e discussão realizada sob o âmbito qualitativo. O campo de estudo foram os estabelecimentos da agricultura familiar localizados nos municípios de Feliz e Linha Nova, no Rio Grande do Sul. Foram entrevistadas cinco famílias que atuam na agricultura familiar, as quais foram selecionadas por conveniência, totalizando 13 participantes. Os resultados indicaram que as principais causas de incidentes e acidentes estão relacionados ao uso de ferramentas e objetos cortantes, ao uso de máquinas e implementos agrícolas e ao risco de injúrias causadas por animais. Nota-se que a maioria dos incidentes e acidentes ocorre por desatenção do agricultor, que tende a estar relacionada à fadiga do trabalho e à desinformação sobre práticas seguras. Em termos de estratégias para prevenção, sugerem-se ações de conscientização aos trabalhadores, bem como, maiores investimentos em ciência e tecnologia no setor primário através do desenvolvimento de novos produtos, ferramentas e técnicas de cultivo inovadoras.

IMPLANTAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE BUSINESS INTELLIGENCE EM UM SOFTWARE DE GESTÃO DE PROPRIEDADES RURAIS
Autor(es):
Beatriz Klimeck
Henrique Michel Persch
Haylleen Oliveira Menezes de Sá
LETÍCIA SCHETTERT FORTES DE QUADROS
Tiago Zardin Patias

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Estratégia, Planejamento e Governança
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: O agronegócio brasileiro possui forte influência na economia do Brasil. A partir disso, é possível evidenciar um crescimento e uma especialização na produção agrícola do país, tanto na parte produtiva propriamente dita, como também, da gestão das propriedades pelos produtores rurais. A utilização e aplicação de novas tecnologias, como por exemplo o business intelligence (BI), tem contribuído no processo de tomada de decisões, objetivando a redução de custos e a busca por uma gestão eficiente, semelhante a aplicada em empresas de outros setores. O processo de BI baseia-se na transformação de dados em informações, depois em decisões e por fim em ações, que conferem as organizações vantagens competitivas diferenciadas. Diante do cenário exposto, o objetivo deste trabalho foi realizar o desenvolvimento e a implantação de uma ferramenta de business intelligence, integrada a um software de gestão de propriedades rurais, de forma a subsidiar a visualização e a interpretação dos dados para a tomada de decisões dos produtores rurais. Este trabalho se desenvolveu no âmbito de uma empresa que oferece serviços de gestão das informações de propriedades rurais, denominada Agrogerencial Assessoria e Consultoria Econômica Ltda. A empresa possui sede na cidade de Santa Maria – RS e está no mercado a aproximadamente dois anos. Foi realizada a implantação da ferramenta Power BI da empresa Microsoft, conectada ao banco de dados do sistema gerencial utilizado pela empresa. A partir dessa conexão, foram desenvolvidos treze indicadores distribuídos em três categorias (i) indicadores financeiros, (ii) indicadores de estoques e (iii) e indicadores fiscais/tributários, inseridos em um painel de resultados. Cada indicador buscou demonstrar uma informação relevante, com o objetivo de apoiar a tomada de decisão por parte dos produtores rurais. Ao final do trabalho foi possível verificar a eficiência da ferramenta e a facilidade na tomada de decisão por parte dos produtores rurais com o uso da solução desenvolvida. Além disso, este trabalho demonstrou para a empresa a possibilidade de oferecer um recurso tecnológico extra aos seus clientes, como diferencial frente ao mercado competitivo.

Elaboração de uma abordagem metodológica para a avaliação da Pegada Hídrica na cadeia produtiva de aves de Santa Catarina, Brasil
Autor(es):
Oswaldo Parizotto Neto
Paulo Vitor Gonçalves
Lídia Tiggemann Prando
FABRICIA DA ROSA

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: O Estado de Santa Catarina depende ativamente do uso da água para o desenvolvimento das atividades industriais e domésticas. Nesse contexto, a cadeia produtiva de criação de aves de corte é uma das principais fontes de uso do recurso hídrico estadual. Assim, o objetivo do trabalho é propor uma metodologia para calcular a Pegada Hídrica (PH) na indústria da cadeia produtiva de aves de Santa Catarina. O termo PH é definido como um indicador multidimensional do uso direto e indireto da água, pois é capaz de mostrar o volume de consumo de água por fonte e indicar o volume poluído por tipo de poluição. A metodologia deste artigo destaca a forma de se calcular o PH do processo de criação animal, como as aves de corte abordadas neste estudo. O PH do processo de criação animal consiste no somatório de três componentes base: a PH indireta referente a alimentação, a PH direta relacionada ao processo de hidratação e a água utilizada para serviços que é consumida. Como resultado, elaborou-se um método adaptado para considerar o cenário da cadeia produtiva de aves de Santa Catarina, onde consolidou-se a abordagem tradicional para a obtenção do PH da criação de animais condicionada com o PH da Industria de processamento de aves abatidas. A elaboração dessa nova abordagem permite que seja estimado a PH da cadeia produtiva das aves de maneira mais coesa com a realidade do Estado de Santa Catarina e pode subsidiar a construção de uma abordagem NEXUS Energia-Água-Alimento nessa cadeia produtiva e reduzir os custos de produção, uma vez que torna todos os elos mais eficientes quanto ao consumo hídrico. Essa abordagem visa atender o desenvolvimento de novas estratégias de gestão para a cadeia produtiva de aves, buscando lidar melhor com a forma como seus elos dialogam com os recursos hídricos cada vez mais escassos e onerosos.

FATORES ESTRATÉGICOS DA GESTÃO HÍDRICA EM CADEIAS PRODUTIVAS DE AVES DE CORTE: PERSPECTIVAS DA LITERATURA
Autor(es):
Nycole Kohler
Jailson dos Santos Silva
FABRICIA DA ROSA
Lídia Tiggemann Prando

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: A produção da indústria da avicultura desempenha papel importante na produção de proteína animal, constituindo um setor de grande destaque na economia brasileira. Todavia, uma preocupação latente desta cadeia produtiva diz respeito ao uso consciente do recurso hídrico, tendo em vista os problemas ambientais alusivos à sua limitação na natureza. Neste tocante, o presente artigo avalia os fatores estratégicos para gestão hídrica na cadeia produtiva de aves de corte, utilizando como ferramenta de análise a matriz SWOT, para a qual são identificados quatro parâmetros, sendo eles: ameaças, oportunidades, forças e fraquezas, a partir de uma investigação da literatura. Os resultados obtidos sugerem a necessidade de uma melhor gestão dos recursos hídricos nesta cadeia produtiva, obtendo informações para projeções futuras no setor. Assim, conclui-se ser fundamental considerar todos esses aspectos para definir as estratégias da cadeia produtiva em análise e entender os elementos que impulsionam o crescimento do negócio, bem como aqueles que limitam sua capacidade de inovar e aprimorar-se.

Tomada de decisão por produtores rurais: revisão sistemática
Autor(es):
Haylleen Oliveira Menezes de Sá
Viviane Garcia Dias da Conceição
Beatriz Klimeck
Ricardo Zambarda Vaz
Luciana Fagundes Christofari

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Desenvolvimento e Gestão
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: Este estudo objetivou analisar e caracterizar como a tomada de decisão por produtores rurais é evidenciado em periódicos nacionais e internacionais. A pesquisa visa contribuir com a gestão relacionada ao ambiente rural, verificando o estado da arte do processo de tomada de decisão dos produtores rurais, com levantamento bibliográfico das pesquisas respondidas por produtores rurais. A metodologia foi operacionalizada por meio de uma revisão bibliográfica e sistemática na base de dados Capes, Scielo, Science Direct e Web of Science no período de 2010 a 2019 com a utilização dos termos em inglês “decision making”, “farms” e “producer farmer”, sendo incluídos 16 artigos contemplando esses temas. De acordo com os resultados, o processo decisório é facilitado para o produtor quando as propriedades rurais possuem bom gerenciamento. A coleta de informações ainda é precária, de difícil interpretação, devido à pouca adesão na contratação de profissionais para auxiliar nesse processo. Os fatores econômicos possuem maior influência na tomada de decisão individual, mas também há influência de fatores não econômicos que podem ser o melhor para operação a que está inserido.

Programação com uso de planilhas eletrônicas para encontrar o módulo mínimo para produção de ovinos de corte
Autor(es):
Haylleen Oliveira Menezes de Sá
Beatriz Klimeck
Edicarlos Oliveira Queiroz
Ricardo Zambarda Vaz
Tiago Zardin Patias

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: O presente estudo busca avaliar o efeito do uso de boas práticas na ovinocultura com o surgimento de uma ferramenta importante, com a utilização de um programa de planilhas eletrônicas por meio do programa Microsoft Excel para descoberta do módulo mínimo, necessário para o investimento e implantação do sistema produtivo. Foi utilizado para que o setor se desenvolvesse positivamente facilitando a compreensão dos sistemas de produção 1 parto/ano e 1,5 parto/ano. Os indicadores zootécnicos de importância no sistema de produção como a taxa de natalidade, taxa de mortalidade, e a taxa de reposição. Todos os processos que estão relacionados aos sistemas de produção de ovinos de corte foram dimensionados, de modo ao preço dos insumos, benfeitorias, medicamentos até a venda dos animais (matrizes e reprodutores) comercializados na região de Rondônia. Os resultados obtidos neste estudo demonstram o custo de produção e a viabilidade econômica de dois sistemas de produção de ovinos, no qual ambos apresentam viabilidade econômica, ou seja, os dois sistemas conseguem atingir a Taxa Interna de Retorno (TIR) de 10% estabelecido na pesquisa.

A digitalização da comercialização de grãos no Brasil: um estudo sobre os desafios e oportunidades
Autor(es):
Helder Bertholo
Elton Eustáquio Casagrande

Categoria: Projeto de Pesquisa
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: A produção de soja no Brasil é um dos principais produtos agrícolas do país, ocupando a primeira posição em área plantada e produção. No mundo, o Brasil representa certa de 35% de toda a produção global, ficando a frente de grande países produtores, como EUA e Argentina. O mercado de soja em sí é bastante dinâmico e acaba sendo influenciado por fatores que iniciam na formação de preço, como a cotação da bolsa de Chicago, a taxa de câmbio e os custos da cadeia logística, porém, podemos citar inúmeros outros fatores externos que podem fazer o preço o preço alterar, como disponibilidade imediata do produto, qualidade, tamanho da produção, competitividade regional, mercado local e entre outros. Com o passar dos anos, a produção brasileira vem aumentando constantemente safra pós safra, impulsionada pelo o aumento de área e pelo o aumento expressivo da produtividade. No ano de 2021, a produção brasileira atingiu um recordo de 135,8 milhões de toneladas, aumento de 8,5% ao ano anterior de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 2021. Sob a óptica de aumento da produção, é possível analisar algumas tendência e oportunidades no mercado. A sustentabilidade tem tomado o papel principal, com adoção de práticas agrícolas sustentáveis e o mercado vem buscando novas formas de aumentar as margens dos produtos oriundos da sojicultura, como a produção de biodiesel e a exportação para países com maior valor agregado. A comercialização digital de grãos é uma tendência crescente no Brasil e em todo mundo. Hoje o mercado possuí inúmeras empresa e organizações adotando soluções digitais para melhorar a eficiência e experiência do usuário, reduzindo custos e aumentando cada vez mais a capilaridade, agilidade e segurança nas negociações. No Brasil, o mercado de grãos digital está em destaque, já que é um dos maiores produtores e exportadores de grãos do país. Hoje já é possível vivenciar algumas inovações dentro da digitalização da comercialização, como plataformas de comercio eletrônico, assinatura de digital de contratos, plataformas de comunicação, aplicativos para acompanhamento de contratos e embarques entre outros.

EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM INOVAÇÕES E ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE
Autor(es):
Mariana Juliani da Silva Portal
Constantino Milagre Machava
TANICE ANDREATTA
Tiago Zardin Patias
Ione Maria Pereira Haygert Velho

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: O objetivo do artigo foi analisar a evolução da produção científica em torno das inovações e adoção de tecnologias na cadeia produtiva de leite. A plataforma Scopus foi utilizada para realizar a busca e seleção dos documentos, o período considerado foi dos anos de 1998 a 2022. Para a sistematização e realização das análises foi utilizado o Bibliometrix. Além de métricas mais usuais, realizou-se uma análise de correspondência múltipla, deste teste foram encontrados oito artigos mais relevantes, distribuídos em dois grupos. As métricas demonstraram o crescimento da produção científica, principalmente nos últimos 10 anos, tendo o maior número de publicações o de 2021; como referência de periódicos o Journal of Dairy Science, de afiliações dos autores a Wageningen University; país de referência os EUA. Considerando os oito artigos decorrentes da análise de correspondência múltipla, quatro estudos analisados gravitam em torno das motivações dos agricultores para adotarem ou não uma tecnologia e quatro em torno da adoção de tecnologias e a importância do uso de dados com foco em eficiência dos sistemas. Os artigos majoritariamente tratam de pesquisas a nível da “fazenda”. Embora interrelacionados, de um lado apontam para a importância e a necessidade da adoção de TICs, principalmente na forma de sistemas de monitoramento. De outro, da grande massa de dados gerados para retroalimentar os processos de tomada de decisão nos diferentes elos da cadeia, com vistas à sustentabilidade ambiental, social e econômica.

AVANÇOS DA INDÚSTRIA 4.0 NA CADEIA PRODUTIVA LEITEIRA
Autor(es):
Cleunice Zanella
Anderson Conte
SILVANA Dalmutt Kruger
Kelly Patel

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: O estudo tem por objetivo analisar os principais avanços da indústria 4.0 na cadeia produtiva leiteira, de acordo com a perspectiva da agroindústria. Caracteriza-se a pesquisa como um estudo de caso, realizado a partir de entrevista com abordagem de cunho qualitativo. O ambiente de estudo é uma agroindústria do segmento lácteo de grande porte, localizada na região oeste de Santa Catarina, a qual processa cerca de 1,5 milhão de litros de leite por dia. Os resultados destacam que processos de inovação agregaram diversas vantagens competitivas para a empresa a partir de: (i) aspectos físicos, a partir de tecnologias com novas máquinas e equipamentos, foi possível melhorar os processos de produção; (ii) aspectos humanos, tais tecnologias promoveram redução do tempo de execução das atividades, redução de pessoas nas operações e melhoria na otimização do tempo das tarefas (inclusive nas propriedades rurais); (iii) aspectos informacionais, as tecnologias agregaram a qualificação da geração de informações, potencializando agilidade na análise e melhorias de falhas; (iv) desempenho, o conjunto das tecnologias promoveram o aumento da produtividade a partir da qualificação dos processo e do uso adequado dos recursos (físicos, humanos e informacionais). De forma geral, o estudo demonstra que os avanços da indústria 4.0 na cadeia produtiva leiteira potencializam o aumento da produtividade e vantagens competitivas para toda essa cadeia. Os achados evidenciam como contribuição analisar os avanços da indústria 4.0 nos demais elos da cadeia produtiva leiteira, destacando a relevância de pesquisas que observem os impactos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as práticas produtivas, visando fomentar os propósitos da Agenda 2030. Ainda, destaca-se que os resultados desta pesquisa corroboram com os propósitos dos ODS 9 e 12, referente às indústrias e sua base estrutural, destacando-se a relevância de inovações tecnológicas para fomentar o consumo e a produção responsáveis.

ANÁLISE DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA FAMILIAR DO VAREJO: UM ESTUDO DE CASO
Autor(es):
Diego José Estrela
Lesley Carina do Lago Attadia Galli
Sheila Farias Alves Garcia

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Estratégia, Planejamento e Governança
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: O objetivo do presente trabalho é identificar os pontos fortes e pontos fracos de uma empresa familiar do ramo de varejo de construção civil, situada na região metropolitana de Ribeirão Preto, no interior paulista. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se como base o método de análise organizacional desenvolvido por Galli (2020), onde a empresa analisada é pontuada em uma série de aspectos dentro de uma escala. Foram identificados vários aspectos que tornaram possível a análise da estrutura organizacional dessa organização e de suas características gerais. Os resultados da pesquisa indicam números gerais relativamente medianos, com números razoáveis em alguns aspectos e com falhas estruturais em outros, evidenciando-se também grandes oportunidades de desenvolvimento e de melhoria.

ANÁLISE COMPARATIVA DE MODELOS DE AVALIAÇÃO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS FAMILIARES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Autor(es):
Rosemary Rocha Caligioni
Lesley Carina do Lago Attadia Galli
Glaucia Aparecida Prates
Antonio Francisco Savi Savi
Rafael Altafin Galli

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Estratégia, Planejamento e Governança
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: Este estudo teve como objetivo identificar os modelos de avaliação das práticas de governança corporativa disponíveis na literatura e realizar uma análise comparativa entre os eles a fim de auxiliar na elaboração de um roteiro para avaliação das práticas de governança corporativa em empresas familiares do agronegócio. Para tanto foi realizada uma pesquisa teórica, de caráter descritivo e abordagem qualitativa, utilizando como método a revisão sistemática da literatura. Do ponto de vista técnico, nota-se que as empresas familiares do agronegócio vêm alcançando níveis de produtividade e eficiência notáveis em todos os elos da cadeia produtiva. No entanto, do ponto de vista gerencial, grande parte dessas organizações ainda estão em processo de profissionalização, enfrentando dificuldades quanto ao planejamento da sucessão e conflitos de interesses no processo de tomada de decisão, enfraquecendo o nível de compliance e aumento os riscos organizacionais. Com base na análise dos modelos selecionados sugere-se as seguintes boas práticas no desenvolvimento de um roteiro para avaliação das empresas familiares do agronegócio: Além de ser uma ferramenta de melhoria de gestão e minimização de riscos, a governança corporativa auxilia a empresa familiar a tratar questões como: sucessão; avaliação de desempenho dos executivos, diretores e conselheiros; independência da auditoria; planejamento tributário e critérios de contabilização (ARAÚJO et al. 2013; BRESSAN et al., 2019; BISCAIA, 2020; PICCHI et al., 2021a).

Sustentabilidade Ecológica e Social em áreas recém plantadas
Autor(es):
Adriana Andrade
Maria Affonso

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: As ações antropogênicas na região do bioma da Mata Atlântica culminaram na sua supressão drástica, resistindo apenas perto de 7% da área original. Esta cifra, tornam as ações conservacionistas urgentes para sua preservação. O projeto de reflorestamento REPLANTAR foi estabelecido pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (RIO DE JANEIRO, 2019) para proteção das encostas e manutenção florestal com apoio da comunidade humana circunvizinha. Este sistema florestal visa o entrosamento comunitário com a premissa de se reproduzir essências nativas da Mata Atlântica, para restaurar a produção de frutos e sementes e, assim favorecer o ciclo natural deste bioma, com a inclusão social por meio de aporte econômico às comunidades humanas que ali vivem. Neste sentido, objetivou-se avaliar a vulnerabilidade ecológica de uma criação artificial de abelhas nativas sem ferrão, vinculada às ações de sustentabilidade social em área de recuperação da Mata Atlântica do Rio de Janeiro.

ESTUDO DE CASO: BIODIGESTORES DE SUINOCULTURA COMO FONTE DE GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA
Autor(es):
Tauane Karine Baitz da Silva
Paola Moretti Rueda
Yasmin Ramos

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: Atualmente o grande desafio da suinocultura é demanda do mercado em ser sustentável. Um modelo com grande sucesso são os biodigestores que conseguem proporcionar uma redução significativa nos impactos ambientais, também pode gerar uma fonte de renda extra com a venda do lodo e efluente digerido (biofertilizante) para a agricultura, como resultado o sistema gera sua própria produção de energia elétrica. Eles são capazes biodigestores são uma alternativa para auxiliar no desenvolvimento da sustentabilidade na cadeia produtiva da suinocultura. Os biodigestores são uma alternativa para auxiliar no desenvolvimento da sustentabilidade na cadeia produtiva da suinocultura. Os biodigestores conseguem atender objetivos sustentáveis e gerar uma economia financeira.

FATORES ECONÔMICOS DETERMINANTES DA OFERTA CANAVIEIRA EM 5 MICRORREGIÕES DE SÃO PAULO ENTRE 2001 A 2016.
Autor(es):
VINICIUS DE CAMARGO NORONHA
Sérgio Rangel Fernandes Figueira

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: O objetivo geral do trabalho foi de analisar como o preço da cana-de-açúcar, o preço dos produtos substitutos na oferta e o preço dos insumos de produção impactaram na área de produção de cana-de-açúcar e na produtividade nas microrregiões de Araraquara, Jaboticabal, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos, entre os anos de 2001 a 2016. Para isso foram apresentados: 1) Séries históricas no período de 2001 a 2016 para as variáveis: área colhida (hectares), produção (toneladas), produtividade (toneladas por hectare), valor da tonelada (reais). 2) Estatísticas descritivas das variáveis: média, mediana, desvio padrão, mínimo e máximo das séries históricas; 3) Aplicação do modelo de dados em painel para mensurar o impacto das variáveis preço da cana-de-açúcar, herbicidas, fertilizantes, óleo diesel e salário mínimo sobre a variável dependente produtividade; 4) Aplicação do modelo de dados em painel para mensurar o impacto das variáveis preço da cana-de-açúcar, e dos produtos substitutos: preço da soja, carne bovina, sobre a variável dependente área de produção de cana-de-açúcar. A microrregião de Ribeirão Preto foi a que apresentou as maiores produções para máximo, média e mediana, e a microrregião de São Carlos contou com o menor volume entre as microrregiões selecionadas. A microrregião com maior produtividade média no período estudado foi Jaboticabal e a menor foi Piracicaba. No modelo econométrico, a adubação na segunda defasagem, o óleo diesel na primeira defasagem e o salário mínimo na segunda defasagem impactaram na produtividade canavieira. A variável preço da cana-de-açúcar obteve impacto positivo na área de produção canavieira.

Mercado de carbono e emissões de gases de efeito estufa: estudo multicaso em propriedades rurais de São Paulo e Minas Gerais.
Autor(es):
Eduardo Tadeu Bueno da Rocha
Adriano dos Reis Lucente

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: As mudanças climáticas é um assunto em evidência nos últimos anos, com a necessidade urgente de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) para que possa ter condições aptas de vida no planeta. O setor agropecuário é um dos grandes emissores de GEE na atmosfera, sendo um dos principais responsáveis de emissões no Brasil. Entretanto, o setor pode ser um mitigador desses lançamentos e ser um personagem importante nessa mudança. O mercado de carbono surge como uma ferramenta interessante para alcançar esses resultados, além de ser uma maneira de valorizar o produtor rural nessa transição. O presente trabalho tem como objetivo principal explorar como o conceito de mercado de carbonos está inserido na realidade de produtores rurais, além de averiguar o conhecimento e a opinião dos mesmos a respeito das emissões de GEE. Foi optado uma abordagem exploratória, predominante qualitativa a partir de dados primários oriundos de um estudo multicasos em 34 propriedades rurais dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Os resultados revelaram que os produtores rurais têm pouco conhecimento sobre o mercado de carbono, apesar de adotarem práticas sustentáveis em suas lavouras.

INFLUÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19 SOBRE O ATROPELAMENTO DE FAUNA SELVAGEM
Autor(es):
Guilherme da Silva Rogério
Carolina Sunhiga Meduri
Fernanda Beatriz Pereira Cavalcanti
Fabiano Antonio Cadioli

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Logística e Operações
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: A pandemia da COVID-19 gerou impactos em diversos setores da sociedade ao redor do mundo, como na logística de transportes e circulação de veículos em rodovias. Estas alterações por sua vez geraram redução nos índices de atropelamentos de animais selvagens. Assim visando melhor compreender os impactos que as novas dinâmicas de deslocamento humano sobre o atropelamento de animais selvagens, realizou-se uma revisão na literatura existente sobre o tema. Os estudos analisados demonstraram que houve uma redução dos atropelamentos de animais selvagens em rodovias de diversos países, contudo também constatou-se que essa redução não foi proporcional a redução do fluxo de veículos nas rodovias, assim concluindo que essa relação não é linear, em função de diversos fatores que a influenciam, bem como que ainda são necessárias medidas para mitigar tais acidentes.

DESVENDANDO A RELAÇÃO DA TRÍADE SUSTENTABILIDADE, ALIMENTOS E CONSUMIDORES: O ENFOQUE DA CIÊNCIA EM UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autor(es):
Luana Ferretto
Reinaldo de Camargo Lopes
Liris Kindlein

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: Com as adversidades da expansão da população mundial, é indicado como um desafio a alta da demanda na produção de alimentos. Visto que, o fluxo linear do sistema de produção de alimentos é insustentável nos termos das dimensões do desenvolvimento sustentável, adequar esse sistema a um agro ecossistema contesta a ideia de alimentar o mundo a qualquer custo. Com isso, o foco global está amplamente mudando para a promoção de práticas de produção e consumo sustentável de alimentos. Portanto a questão principal do estudo é, qual a percepção dos consumidores por produtos alimentícios rotulados como sustentáveis e a influência do rótulo de sustentabilidade na intenção de comprar esses produtos? Nisso o objetivo da pesquisa foi realizar uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados Elsevier's Scopus e Web of Science, investigando como a relação da tríade sustentabilidade, alimentos e consumidores está sendo articulada no enfoque da ciência e explorar lacunas de conhecimento sobre as percepções dos consumidores em relação a produtos alimentícios com rótulos de sustentabilidade. Como resultado da pesquisa, a demanda por produtos alimentícios produzidos pelo agronegócio sustentável aponta a importância da disseminação de conhecimento sobre sustentabilidade e os benefícios em adotar um comportamento de consumo mais sustentável. Para isso, estratégias de marketing voltadas a promoção de produtos sustentáveis devem adotar abordagens integradas e holísticas, como a comunicação de informações confiáveis e credíveis, e para refletir a transparência das práticas sustentáveis, os rótulos e selos em alimentos são uma estratégia chave de marketing e comunicação. As evidências científicas demonstraram que os consumidores percebem os rótulos como um fator importante de intervenção informacional no momento da compra, assim muitos são influenciados pelos atributos dos rótulos de sustentabilidade, indicando uma crescente demanda por estudos futuros explorando atributos de sustentabilidade. Dessa forma, os rótulos e selos de sustentabilidade podem ser muito eficazes para comunicar e influenciar os consumidores a um consumo mais sustentável, bem como influenciar o produtor a adotar práticas sustentáveis, assim sendo, essas ações podem ser consideradas estratégias vitais para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável no sistema alimentar.

ANÁLISE ESTRATÉGICA DO MERCADO EM QUE ATUAM AS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES DE PROCESSAMENTO DE PEIXE NO MÉDIO ALTO URUGUAI - RS
Autor(es):
Luís Eduardo Carvalho Noskoski
Raquel Breitenbach
Adriano Lago.
Márcio Luís Manfio

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: Os agricultores que utilizam a piscicultura como atividade comercial no Rio Grande do Sul sofrem com a deficiência estrutural da cadeia produtiva. Por mais que o estado gaúcho seja um dos destaques no agronegócio brasileiro destacando-se com uma série de produtos agropecuários, a piscicultura não se destaca como uma das atividades principais. Nesse contexto, o estudo teve como objetivo, investigar e analisar as agroindústrias de processamento de peixe da região do Médio Alto Uruguai no Rio Grande do Sul através de ferramentas estratégicas, com o objetivo específico de demonstrar como se encontram os empreendimentos nos processos de produção, industrialização e comercialização dos seus produtos, evidenciando as potencialidades e os gargalos diante do mercado, exprimindo o que convém ser feito para estimular o desenvolvimento rural local e a diversificação das produções agropecuárias, garantindo a seguridade alimentar. A pesquisa configura-se de caráter qualitativo com abordagem exploratória, utilizando a pesquisa de campo e a pesquisa documental como instrumentos de investigação. Para análise mercadológica dos empreendimentos foi utilizado a Matriz SWOT. Conclui-se que a industrialização de peixes é uma boa alternativa de reprodução social aos piscicultores familiares que utilizam a criação de peixes como atividade comercial, porém, é evidente que políliticas públicas específicas são necessárias para incentivar o desenvolvimento da atividade, proporcionando aos piscicultores acesso a recursos, informações e assistências de qualidade, otimizando suas produções.

Aprendizagem organizacional no agronegócio: um estudo de caso sobre o Agro Game realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Autor(es):
Lucas Jacinto
Sheila Farias Alves Garcia
Lesley Carina do Lago Attadia Galli

Categoria: Relato Técnico-Tecnológico
Subarea: Gestão de Pessoas e Estudos Organizacionais
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: O treinamento gamificado é uma metodologia de transferência de conhecimento conhecida pelo mercado e pela academia. Para que esta ferramenta possa ser utilizada com eficiência no agronegócio, que é um setor altamente técnico, é preciso compreender seu potencial, funcionamento e benefícios. Neste contexto, o artigo descreve um modelo comercial de treinamento gamificado executado na Universidade Estadual de Londrina em 2019, e avalia suas características a partir do olhar de um docente especialista da área de engenharia agronômica, e do resultado de pesquisa de satisfação realizada pela empresa detentora do treinamento, que foi compartilhada para este o desenvolvimento deste estudo de caso.

FATORES PARA ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DE RISCO DE SINISTRO DE CARGA VIVA
Autor(es):
Fernanda Beatriz Pereira Cavalcanti
Carolina Sunhiga Meduri
Guilherme da Silva Rogério
Fabiano Antonio Cadioli

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Logística e Operações
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: O transporte de carga viva é uma atividade da cadeia produtiva do agronegócio, sendo responsável pelo transporte de animais para diferentes destinos, como frigoríficos, feiras e exposições agropecuárias. Reconhecendo que a melhoria da eficiência da dinâmica de transporte reduz custos, aumenta a competitividade dos mercadores e, no caso de animais, os sinistros de carga viva. são eventos que envolvem danos ou perdas de animais durante o transporte. Dessa forma, o presente estudo objetivou analisar o sinistro de carga viva e seu impacto no processo de transporte de carga viva, no bem-estar animal e na qualidade da carga, com base na literatura disponível em bases de dados. Observou-se a existência de muitos requisitos para o transporte de animais vivos, visando garantir a qualidade e a origem dos animais. Devem ser considerados os diferentes fatores que envolvem o bem-estar e seus reflexos na qualidade da proteína animal, na condição sanitária dos rebanhos e na eficiência da competitividade dos mercados nacionais e internacionais. Além disso, utilizar um transporte de qualidade e uma mão de obra qualificada reduz os prejuízos da cadeia produtiva.

Inovando no modelo de receita na propriedade rural com a descarbonização
Autor(es):
Guilherme Guilherme
Luiz Felipe Cavallari
Joyce Costa Henrique
Ariadne Zanin
Rafael Matos do Carmo

Categoria: Projeto de Pesquisa
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: As mudanças climáticas trouxeram nos últimos anos um aumento importante no aquecimento do planeta e têm acelerado ações por parte de países, governos, iniciativa privada e a sociedade. Ações em prol da descarbonização com foco na redução dos gases do efeito estufa (GEE), tem sido idealizadas e realizadas pela sociedade, empresas e instituições. Muitos avanços foram atingidos, mas há dezenas de outros para alcançar, como por exemplo, regular o mercado de carbono no Brasil.

FERRAMENTA PARA IDENTIFICAÇÃO DO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO: UMA APLICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE PORTER EM UMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR SUCROENERGÉTICO
Autor(es):
Arianne Sanflorian
Lesley Carina do Lago Attadia Galli
Everton Ricardo Seviriano
Marcia Mitie Durante Maemura
Sheila Farias Alves Garcia

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Estratégia, Planejamento e Governança
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: Este trabalho visa criar uma ferramenta para identificar o posicionamento competitivo estratégico de uma empresa, tendo como referência as estratégias competitivas genéricas propostas por Porter (1980). Para tanto foi realizada uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo, abordagem qualitativa, utilizando como método o estudo de caso. A pesquisa foi executada em três etapas: (i) elaboração da ferramenta de identificação do posicionamento estratégico; (ii) validação da ferramenta proposta por especialistas da área de administração estratégica; (iii) aplicação da ferramenta em uma organização do setor sucroenergético. Como principais resultados observa-se que a utilização da ferramenta foi bem sucedida quanto à identificação do posicionamento estratégico da organização analisada, demonstrando potencial para auxiliar gestores e consultores da área de planejamento estratégico no processo de diagnóstico. De acordo com os entrevistados, participantes da pesquisa, a ferramenta foi considerada de fácil utilização e útil, não só para a coleta de dados para o diagnóstico estratégico, como também para promover a discussão entre os gestores sobre gaps no posicionamento estratégico empresarial. Finalmente, é importante destacar que os resultados não podem ser generalizados pelo fato do trabalho constituir-se em um estudo de caso, sendo necessário que a ferramenta proposta seja testada em uma amostra estatisticamente válida para a comprovação definitiva de sua capacidade diagnóstica.

ANÁLISE DOS SISTEMAS INDUSTRIAIS DE PRODUÇÃO DE OVOS: Um estudo comparativo dos custos de produção dos métodos convencionais e alternativos
Autor(es):
Silvio Rodrigo dos Reis
Nelson Peruzzi
Adriano dos Reis Lucente

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Desenvolvimento e Gestão
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: O objetivo deste trabalho é realizar um comparativo dos custos oriundos do processo produtivo de ovos nos sistemas convencionais e Cage Free e Free range, também conhecidos como alternativos. A metodologia da pesquisa foi exploratória, uma vez que não se conhecia o fenômeno estudado. A abordagens qualitativa e quantitativa foram usadas para mensurar e compreender os significados dos fenômenos a partir do seu contexto real, considerando tempos e espaços de atuações e reflexões, o que é o caso do trabalho. Foram levantados e analisados os valores dos custos de produção dos ovos nos sistemas convencional, cage free e free range. Os resultados deste estudo mostram que o maior impacto no processo de produção de ovos, independente do sistema utilizado, é a ração. A Alternativa encontrada para obter a redução dos custos de produção, foi a alteração de algumas matérias-primas na composição da ração das aves poedeiras.

MELHORIA DE PROCESSOS EM UMA FÁBRICA DE ALIMENTOS: UM CASO NA AGROINDÚSTRIA DE CHOCOLATE
Autor(es):
Ariadne Zanin
Guilherme Guilherme
Joyce Costa Henrique
Rafael Matos do Carmo
Leandro Gumieri

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Logística e Operações
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: A produção enxuta e ou lean, como é mais popularmente conhecida, é um método que tem sido aplicado em inúmeras empresas de pequeno, médio e grande porte, com o principal objetivo de eliminar desperdícios em sua cadeia de valor. A metodologia possui flexibilidade na sua implantação em diferentes perfis de indústrias. Há evidências que demonstram as grandes empresas praticando com mais facilidade a ferramenta, embora ela possa ser utilizada em diferentes contextos de porte e operação de empresas.

CARACTERÍSTICAS DE GESTÃO DA BOVINOCULTURA LEITEIRA DE PEQUENOS PRODUTORES DA REGIÃO DE BARRETOS/SP
Autor(es):
Joyce Costa Henrique
Luiz Felipe Cavallari
Guilherme Guilherme
Ariadne Zanin
Leandro Gumieri

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Desenvolvimento e Gestão
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: Por intermédio da análise de dados primários oriundos de diagnóstico aplicado no Programa Ali Rural, este resumo expandido, apresenta uma parcela do cenário da pecuária de leite e as características de gestão provenientes da bovinocultura leiteira de pequenos produtores dos municípios de Colômbia, Cajobi e Embaúba, pertencentes à microrregião da cidade de Barretos, interior do Estado de São Paulo. Como resultado, pode-se perceber o quão é necessário a melhoria de gestão de tais organizações rurais, em busca de diferenciais competitivos, desenvolvendo-as e gerando oportunidades de melhoria para este significativo segmento agro, para o desenvolvimento econômico e social da região.

SEMEADURA DE MILHO (ZEA MAYS L.) COM POLÍMERO HIDRORETENTOR (HIDROGEL) EM PREVENÇAO A DÉFICIT HÍDRICO
Autor(es):
Brenda Jhully Alves Moreira
Tiago Pereira da Silva Correia
Pedro Henrique Gomes Alves
Kawanne Neves de Souza
Maria Cecília Dias Moraes

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: O milho (Zea mays L.) é semeado convencionalmente em dois períodos distintos, na primeira safra e na segunda safra (safrinha), onde na safrinha há períodos de estiagem durante o verão e outono (veranicos), porém nesses períodos o desenvolvimento vegetativo e a produção de grãos podem ser afetados pelo déficit hídrico. Uma das alternativas para contornar esse problema é o polímero hidroretentor (hidrogel), que retem água e mantém a umidade no solo. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o desempenho da cultura do milho com diferentes dosagens de hidrogel incorporado ao adubo na semeadura, em condições de déficit hídrico. O experimento foi realizado em campo experimental do Laboratório de Mecanização Agrícola da Fazenda Água Limpa (LAMAGRI/FAL), pertencentes à Universidade de Brasília (UnB). O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC), sendo quatro tratamentos com quatro repetições cada, totalizando 16 parcelas, constituídos de diferentes doses de hidrogel incorporados ao adubo na semeadura: T1 = sem hidrogel (testemunha); T2 = 10 kg ha-1; T3 = 15 kg ha-1; T4 = 20 kg ha-1. As variáveis avaliadas foram: altura de planta (AP), diâmetro de espiga (DE), comprimento de espiga (CE), peso de mil grãos (PMG) e produtividade de grãos (P). Foram analisadas 12 plantas por parcela. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância (ANOVA) e as médias comparadas pelo teste de Tukey (P<=0,05) através do software estatístico Agroestat. Conclui-se que após a análise dos resultados que somente a variável AP apresentou efeito significativo entre os tratamentos, onde T1 foi 18,8% maior que T4.

DESEMPENHO AGRONÔMICO DA CULTURA DO MILHO ZEA MAYS L. SEMEADA COM DIFERENTES CONCEITOS DE DOSADORES DE ADUBO
Autor(es):
Lucas Sousa de Queiroz
Brenda Jhully Alves Moreira
Tiago Pereira da Silva Correia
Pedro Henrique Gomes Alves
Kawanne Neves de Souza

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

RESUMO: Sabe-se que para a obtenção de maior produtividade de grãos de milho a distribuição longitudinal de fertilizantes deve ser o mais homogênea possível no sulco de semeadura. O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho agronômico da cultura do milho semeada com dois diferentes mecanismos dosadores de fertilizante. O trabalho foi realizado a campo em área experimental do Laboratório de Mecanização Agrícola da Fazenda Água Limpa (LAMAGRI/FAL), pertencentes a Universidade de Brasília. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, sendo dois tratamentos (mecanismo dosador de uma helicoide e transbordo transversal - FS, e mecanismo dosador de dupla helicoide e transbordo por gravidade - DSF) com oito repetições cada. As variáveis avaliadas foram: altura de plantas (AP), massa seca da planta inteira (MS), diâmetro do colmo (DC), peso da espiga (PE), comprimento da espiga (CE) e produtividade de grãos. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância e as medias comparadas pelo teste de Tukey (P<=0,05) através do software estatístico AgroEstat. Conclui-se que o mecanismo dosador DSF apresentou superioridade de 13,52%, 14,4%, 11,28% e 1,90% para as variáveis AP, MS, PE e produtividade de grãos respectivamente. DC não diferiu.