Trabalhos
A COMUNICAÇÃO E A ASSIMETRIA DE INFORMAÇÕES: Uma relação de causa e consequência entre o diálogo e o Problema de Controle
Autor(es):
Meggie Cecilia de Oliveira Miranda
Pablo Murta Baião Albino
Rafael Castilho Moreira Guedes

Categoria: Projeto de Pesquisa
Subarea: Desenvolvimento e Gestão
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: As cooperativas são organizações complexas com finalidades socioeconômicas. Em relevância das cooperativas possuírem finalidades sociais e econômicas, as estruturas de Governança se tornam importantes para sua melhor administração. De forma complementar, é possível afirmar que, mesmo se tratando de uma organização que possui fins não lucrativos e sociais, por possuir objetivos econômicos, ela também é passível de lidar com o conflito de agência, tornando ainda mais importante a necessidade de uma boa estrutura gestionária. Neste contexto, é válido ressaltar como a comunicação é uma poderosa aliada para diminuir a assimetria de informações e solucionar conflitos pois, muito mais do que uma troca de informações que ocorre dentro de uma organização, a comunicação organizacional também afeta seu público interno, externo, e stakeholders no geral, sendo uma importante ferramenta da Governança capaz de minimizar conflitos de agência. Em virtude da assimetria de informações, um dos problemas que ocorre de forma específica nas cooperativas, é o chamado Problema de Controle. Michael Cook, em 1995, define o Problema de Controle como a associação entre os custos de agência e a divergência de interesses. Essa divergência tem por consequência um Agente que não consegue representar os interesses do Principal, demonstrando assimetria de informações e interesses. Em síntese, se pensarmos na comunicação organizacional como uma ferramenta capaz de alinhar informações e interesses, o objetivo da presente pesquisa é relacionar os canais de comunicação com a existência do Problema de Controle. Para isso, se faz necessário analisar a estrutura de Governança, o relacionamento entre Cooperado-Cooperativa e os canais de comunicação utilizados pela cooperativa.

As Indicações Geográficas de Café Sob a Perspectiva da Teoria dos Valores de Consumo
Autor(es):
Vitória Cardoso
Monique Matsuda dos Santos
Andrea Rossi Scalco
Ana Elisa Bressan Smith Lourenzani

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: Os consumidores estão em constante busca por cafés que apresentem inovação e qualidade, o que inclui os cafés com Indicações Geográficas (IG). Logo, é importante identificar quais são as características valorizadas pelos consumidores presentes nas IG, de forma que seja possível comunicar mais efetivamente as suas qualidades. Este artigo tem o objetivo de identificar os tipos de valor presentes nas IG de café com base na Teoria dos Valores de Consumo (TVC). Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado, observou-se que no caso dos consumidores de café, alguns valores são percebidos tanto na escolha de cafés em geral quanto dos cafés com IG, sendo eles: o valor emocional, social, funcional e condicional. O valor epistêmico, por sua vez, está presente em cafés especiais e de maior qualidade, como é o caso dos cafés de origem. Os valores identificados nesse estudo podem contribuir com o desenvolvimento de estratégias de comunicação sobre as qualidades das IG aos consumidores.

Participação das mulheres e tomada de decisões na pecuária leiteira no município de Ibirubá-RS
Autor(es):
Leticia Junges Simon

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar o papel da mulher na tomada de decisão na atividade leiteira no município de Ibirubá-RS, através de embasamento teórico sobre o processo decisório, tomada de decisão e pesquisa junto as agricultoras do município. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, cuja coleta de dados se deu através de formulário de pesquisa no período de julho a outubro com 37 mulheres que atuam na atividade leiteira. Por fim, os resultados finais da pesquisa evidenciam que a participação das mulheres nas tomadas de decisão nas propriedades, nos níveis estratégicos, táticos, operacionais está em evolução, sendo mais respeitada, aceitada a opinião como sua participação não está somente no tirar o leite, mas sim, se envolvendo nas decisões fora e dentro de suas propriedades.

O USO DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO DE MUNICÍPIOS DO PIAUÍ DA REGIÃO DO MATOPIBA
Autor(es):
JORGE LUIZ DE MACÊDO
Irenilza de Alencar Naas
Iris da Silva Oliveira

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: O estado do Piauí conta com 33 municípios que fazem parte da região do Matopiba (sigla referente aos estados do maranhão, Tocantins, Piaui. e Bahia). Entre as microrregiões em que a agropecuária apresenta participação maior do que 40% na economia local destaca-se a região do Alto Parnaíba Piauiense, com cerca de 45%. Este estudo visou analisar se houve relação entre a produção agropecuária, o consumo de energia elétrica e o desenvolvimento econômico e social da região, no estado do Piaui. Foram utilizados dados primários das bases governamentais para levantar o PIB (produto interno bruto) total dos municípios, o PIB agropecuário e o IDH (índice de desenvolvimento humano). Foi aplicada a correlação de Pearson entre os dados. Foram utilizados gráficos para a visualização dos dados. Os resultados indicaram que entre 2000 e 2010, quando já aumentaram os investimentos na agropecuária na região, o PIB acresceu em praticamente todos os municípios da região e evidencia-se o aumento do PIB agropecuário. Também o IDH aumentou para a faixa de 0,500 a 0,700 nesta década. Houve também expressivo aumento do uso de energia elétrica na década entre 2010 e 2020. Entretanto o IDH diminuiu em 2020. Concluiu-se que houve uma relação positiva e direta entre o PIB e o consumo de energia. O consumo de energia elétrica, por sua vez, não mostrou relação causal com o IDH. Entretanto, os resultados indicaram a existência de uma coesão entre o crescimento econômico e consumo de energia.

IMPORTÂNCIA E EVOLUÇÃO DO MARCO REGULATÓRIO DAS AFLATOXINAS NA CADEIA PRODUTIVA DO AMENDOIM BRASILEIRO
Autor(es):
Ivo Daniel Bassani
vanclei zanin
Alex Leonardi
Fernanda Arnhold Pagnussatt
Carla Eliete Iochims dos Santos

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: Devido à relevância econômica da produção do amendoim no Brasil, a presença de fungos e a contaminação do alimento pela aflatoxina é considerada uma grande ameaça para esta cadeia produtiva. Embora existam regulamentações sobre a exposição de contaminantes em alimentos, os meios de controle não são suficientes, havendo relatos de várias inconformidades na cadeia produtiva do amendoim. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi analisar a evolução do marco regulatório nacional – comparando-o com o dos principais países produtores e importadores – sobre os limites máximos permitidos e os potenciais problemas da contaminação do amendoim pela aflatoxina. Para tanto, foi adotada uma abordagem qualitativa utilizando uma revisão bibliográfica. Constatou-se que há poucos estudos referente a avaliação da exposição da aflatoxina na população brasileira e em relação a presença da aflatoxina no amendoim. É notório que a legislação brasileira é menos rigorosa que a de países pertencentes à União Europeia, os quais consideram um limite máximo tolerável de 4 µg kg-1 de aflatoxina total, enquanto que o Brasil permite até 20 µg kg-1. Nessa perspectiva, então, é necessário maior aprofundamento nos estudos e pesquisas sobre a presença de aflatoxina nos alimentos, bem como reavaliações periódicas dos limites de tolerância de exposição permitidos, visto que conforme a classificação da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), as aflatoxinas são classificadas no grupo 1, uma vez que o agente é considerado carcinogênico para os seres humanos. Ademais, a possibilidade da presença de espécies fúngicas toxigênicas, como o Aspergillus flavus, na cadeia produtiva demonstra a importância e a necessidade de um bom armazenamento da matéria-prima, respeitando as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e os limites máximos estabelecidos para umidade no amendoim.

COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES DAS FEIRAS LIVRES DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ
Autor(es):
Fernanda Da Silva
Cleunice Zanella
Bruna Dal Pozzo

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: Pode-se observar que os consumidores cada vez buscam mais os produtos que apresentam uma elevada qualidade e com bons preços, além de muitas vezes preferir os que são colhidos e embalados recentemente. Neste contexto, as feiras livres aparecem como espaços de comercialização direta, na qual há o contato entre os produtores (feirantes) e os consumidores, sendo, por conseguinte, espaços para troca de experiências entre os atores envolvidos, além de oferecer variedade de produtos e com preços diferenciados aos consumidores. Neste sentido, assumindo a importância das feiras livres na dinâmica dos municípios, o presente trabalho apresenta um estudo sobre o município de Chapecó, cidade localizada no oeste catarinense. A presente pesquisa foi realizada no período de 20 de novembro de 2019 a 20 de março de 2020. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários a 84 consumidores, com o principal intuito de conhecer e caracterizar os seus comportamento e perfis. Também realizou-se entrevista com o responsável pela SEDEMA, objetivando compreender a dinâmica das feiras. A análise de dados foi realizada há análise de conteúdo. Como principais resultados, destaca-se a importância das feiras livres para os municípios, assim como para o fomento da economia chapecoense, além de contribuir para a agricultura familiar. Pode-se destacar que 66,7% dos respondes são mulheres onde 33,4% têm idade entre 20 a 30 anos. Em relação à escolaridade, os níveis que tiveram maior destaque foram ensino superior completo 24,2%, seguido do ensino médio completo com 23,6%.Os entrevistados foram questionados sobre a intenção de continuar comprando nas feira ,por unanimidade nas respostas, 100% dos consumidores falaram que sim, que tem interesse em continuar comprando nas feira, através disso pode-se concluir a importância das feiras livres para município de Chapecó.

DATA SCIENCE NA PRODUÇÃO LEITEIRA: UMA ALTERNATIVA PARA A GESTÃO INTEGRADA DO ECOSSISTEMA LÁCTEO
Autor(es):
Caroline Silva de Souza
Andrei Bonamigo

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: O Data Science, é uma tecnologia da Indústria 4.0 emergente o qual contribui para a modernização do agronegócio leiteiro, uma vez que permite o gerenciamento e compartilhamento de dados e comunicação entre os players da cadeia produtiva do leite. Deste modo, o presente trabalho objetiva avaliar as implicações do Data Science para a tomada de decisão no contexto de negócios leiteiro. Para atingir esse objetivo foram conduzidas dezesseis entrevistas com especialistas ligados ao sistema de produção leiteira. Baseado nos achados pode-se observar a necessidade da criação de uma ferramenta de comunicação entre os elos da cadeia produtiva do leite, de forma que a resolução de problemas ocorra de forma integrada e com respostas rápidas, uma vez que os produtores recebem suas análises em formato de extrato mensal, atualização em tempo real de quantos litros de leite cada propriedade rural produziu, sem que ocorra excedentes de produção para os laticínios e prejuízos financeiros com a oscilação de mercado e; auxílio no gerenciamento de dados rápidos a respeito dos valores de Nitrogênio Ureico no Leite (NUL) e Nitrogênio Ureico no Plasma (NUP), devido a relação desses valores com a taxa de aborto animal.

Características Empreendedoras das Mulheres Rurais do Sertão Cearense
Autor(es):
Anelise Daniela Schinaider
Ana Raquel de Sousa Matias
Alice Benevenuto
Thyffanny Petrola

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: Infelizmente a mulher rural ainda é vista no ambiente onde ela trabalha como ajudante, o que reforça a invisibilidade da sua força de trabalho e a desigualdade de gênero, sobretudo na região Nordeste. Para reverter este problema, as características empreendedoras facilitam o processo de autoreconhecimento e empoderamento nestas mulheres rurais. Logo, tem-se como problema de pesquisa: quais são as características empreendedoras da mulher rural do Sertão dos Inhamuns? Os objetivos da pesquisa foram: I) identificar o perfil da mulher rural do Sertão dos Inhamuns; II) e mapear as características empreendedoras desta mulher rural. Foram aplicados 131 questionários para as mulheres rurais do Sertão dos Inhamuns, situado no Estado do Ceará, entre dezembro de 2021 a fevereiro de 2022. Os resultados apresentam que as mulheres rurais possuem características empreendedoras como: Competência, Compartilhamento de risco, Planejamento, Organização da produção, Gerenciamento pessoal, dentre outras. Também, elas possuem o seguinte perfil: faixa etária de 41 a 50 anos, trabalham na agricultura e na pecuária, estão há mais de 20 anos no meio rural, possuem apenas ensino fundamental, têm renda bruta menos de 2 salários mínimos e são casadas. Embora elas apresentam características empreendedoras, concluiu-se que as mulheres rurais do Sertão dos Inhamuns são da geração X, que tem um comportamento materialista e individualista, o que dificulta na inclusão de mudanças ou inovações nesta região. . Cabe salientar que a pesquisa ainda se encontra em fase de execução e com previsão de término para o mês de agosto de 2022.

Índice de mercado para o agronegócio brasileiro: proposta de uma carteira
Autor(es):
Jorge Felipe Gonçalves Zanetti
Elimar Veloso Conceição
Adhemar Sanches
David Ferreira Lopes Santos

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: O agronegócio brasileiro contribuiu em 21,6% para o PIB brasileiro em 2017, entretanto, mesmo com sua importância, não se tem no Brasil um índice de mercado que reflita a realidade deste setor. Apesar da crescente popularidade de temáticas ligadas ao agronegócio, há poucos estudos existentes na performance dos preços dos ativos agropecuários. Sabe-se que pequenos e grandes produtores, gestores de fundos e grandes investidores buscam diversificar seus investimentos e veem o agronegócio como essencial para sua composição de carteira. O objetivo desta pesquisa é propor um índice de mercado para o agronegócio brasileiro, a partir da proposta de uma carteira, comparando assim seus retornos e volatilidade com outros índices de mercado amplamente utilizados. O método empregado para analisar a eficiência das carteiras construídas foi a análise de regressão com heteroscedasticidade corrigida pelo software Gretl®, sendo respeitadas as premissas de estacionariedade e ausência de autocorrelação. O estudo possibilita entregar uma carteira e, consequentemente, um índice de mercado para o agronegócio brasileiro que apresente uma maior correlação deste setor de com suas respectivas atividades. Este estudo busca trazer um novo índice para o setor, contribuindo com outros trabalhos acadêmicos, melhores práticas de investimento de mercado e, indiretamente, para um melhor desenvolvimento da sociedade

COMPORTAMENTO DO AGRICULTOR DO SUDESTE DO BRASIL NA COMPRA DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS NA ERA DIGITAL
Autor(es):
Leila da Silva Alves Vieira
Gustavo Barbieri Lima
Glauce Lunardelli Trevisan BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008.
Lesley Carina do Lago Attadia Galli
Sheila Farias Alves Garcia

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: O objetivo central da presente pesquisa é compreender o comportamento do agricultor e a receptividade das gerações mais velhas ao uso da tecnologia digital, assim como procurar entender qual é a influência do uso dessas ferramentas na decisão de compra de defensivos agrícolas diretamente das indústrias. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual foram entrevistados cinco produtores rurais do Sudeste do Brasil (com foco nos estados de São Paulo e Minas Gerais), seguindo-se um roteiro de entrevista pré-definido. As entrevistas foram realizadas através de plataforma e serviços de comunicação (Google Meet, Microsoft Teams e WhatsApp), de 21 de junho a 16 de julho 2021. Os principais resultados apontaram que: (a) o agricultor faz uso de tecnologias digitais, até mesmo os de gerações mais velhas; (b) existe interação e compartilhamento de informação entre os agricultores e parceiros do ramo; (c) as influências externas, como a recomendação de amigos e conhecidos sobre qual defensivo optar é maior do que as informações contidas nas mídias digitais, e (d) o conhecimento do agricultor prevalece na decisão de compra.

USO DE MÍDIAS SOCIAIS POR AGTECHS DO ECOSSISTEMA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Autor(es):
Glauce Lunardelli Trevisan BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008.
Lesley Carina do Lago Attadia Galli
Gustavo Barbieri Lima
Sheila Farias Alves Garcia

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: Objetivo: O objetivo do trabalho foi investigar quais são e como as Agtechs - startups do agronegócio - utilizam as mídias sociais para envolver os clientes e outras partes interessadas no ecossistema do agronegócio. Método: Esse estudo teve quanto aos objetivos, natureza descritiva qualitativa e quantitativa, por meio de investigação empírica e pesquisa de dados secundários, utilizando como base as Agtechs listadas na publicação do Radar AgTech Brasil 2020/2021. Originalidade/Relevância: As Agtechs, assim como as startups e pequenas empresas enfrentam desafios na elaboração e execução de estratégias de comunicação nas mídias sociais que, entre outras coisas, exigem uma boa compreensão do cliente alvo, curadoria e apresentação de conteúdo, equilíbrio entre diferentes canais e tempo para execução. Como resultado, as atividades de comunicação das mídias sociais frequentemente não alcançam os resultados desejados, seja porque a empresa não usa os canais corretos ou o modo de comunicação adequado ao público-alvo. Entender quais mídias sociais as Agtechs utilizam e como usam a comunicação nesses canais possibilitaria à essas empresas a elaboração de estratégias mais assertivas para o desenvolvimento de seus negócios. Resultados: Embora a maior parte das Agtechs estudadas possua indicação de acesso às mídias sociais em sua homepage, principalmente Facebook, Instagram e Linkedin, não há exploração efetiva desses canais como meio de divulgação dos seus produtos/serviços, ou como fonte de comunicação com seus clientes ou parceiros, como ficou evidenciado pelo tipo de conteúdo, pelas frequências de postagens e a quantidade de interações pelos seguidores. Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo sugere que ainda existe pouco conhecimento, ou percepção, por parte dos empreendedores das Agtechs, de como explorar os diferentes tipos de plataformas de mídias sociais na construção de estratégias de comunicação para envolver seus stakeholders. Nosso estudo serve como ponto de partida para a investigação de estratégias de comunicação que possam apoiar o desenvolvimento de Agtechs.

COMPARAÇÃO DE DOIS CRITÉRIOS DE ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO DA ATIVIDADE AGROPECUÁRIA NAS REGIÕES DO ESTADO E SÃO PAULO EM MOMENTOS DISTINTOS.
Autor(es):
Paulo André Oliveira
Sergio Augusto Rodrigues
Carlos Roberto Padovani
Valeria Sarnighausen
Geraldo de Nardi Junior

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: O valor da produção agropecuária é utilizado com muita frequência para avaliar o desempenho da agropecuário de um ano em relação a outro e também entre regiões. Determinar os critérios que podem avaliar as disparidades de atividade econômica está entre as principais dificuldades de política pública. O ponto de partida para a formulação de políticas públicas voltadas para a elevação dos níveis de produtividade da economia brasileira é a identificação de relações de causalidade que se amparam, inclusive, na análise da evolução recente de seus indicadores. O objetivo deste trabalho foi comparar dois critérios de acompanhamento do desempenho agropecuário nas regiões dos Escritórios de Desenvolvimento Rural do estado de São Paulo. Foram levantadas informações relativas sobre a produção agropecuária e uso da área rural no ano de 2008 e 2017 das regiões dos Escritórios de Desenvolvimento Rural do estado do São Paulo. A primeira variável trata do valor da produção agropecuária de cada região. Na sequência, observam-se três variáveis relacionadas à forma de utilização das áreas rurais, em hectares. Os valores monetários apresentados neste trabalho foram corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo até dezembro de 2021. O valor da produção agropecuária é um importante indicador de evolução da atividade agropecuária de uma região, principalmente na comparação entre momentos diferentes no tempo. A comparação entre regiões, com dimensões de área diferentes, dificultou a avaliação do desempenho por este critério, pois não há ponderação em relação a área utilizada. A maior participação de áreas de culturas temporárias se associou com o aumento o valor da produção agropecuária sem estar associada com o aumento da contribuição financeira por hectare das regiões, enquanto que áreas com pastagens reduziram o valor da produção e a contribuição financeira por hectare.

ANÁLISE CRÍTICA DO MODELO DE MEDIÇÃO DE DESEMPENHO DA ÁREA DE FACILITIES MANAGEMENT DE UMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR SUCROENERGÉTICO
Autor(es):
Rosemary Rocha Caligioni
Gustavo Henrique de Oliveira Pinheiro
Sheila Farias Alves Garcia
Glaucia Aparecida Prates
Lesley Carina do Lago Attadia Galli

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Estratégia, Planejamento e Governança
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: Este estudo teve por objetivo evidenciar a relevância da utilização do Facilities Management (FM) enquanto elemento estratégico na gestão da organização do setor sucroenergético. Foi fundamentado no referencial teórico que trouxe como abordagem conceitos e teorias do FM, práticas de FM em diferentes setores do mercado e sistema de medição de desempenho. Desenvolvido no escopo de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, utilizou procedimentos de análise de dados e estudo de caso. A empresa em análise é a líder mundial no setor sucroenergético, composta por 26 unidades de produção canavieira. A investigação ocorreu através de análise do banco de dados do sistema de gestão de FM e entrevista com gestores da organização. Consistiu na análise dos métodos de gestão de medição de desempenho de FM aplicáveis na área de apoio administrativo direcionado a gestão das unidades de produção, a partir de métricas e indicadores estratégicos de desempenho relacionados a área. A partir da análise dos dados coletados durante a pesquisa de campo, constatou-se que a utilização do FM no processo pode gerar redução de custos, qualidade na gestão dos processos e melhorias nos indicadores da perspectiva interna do negócio.

Análise das exportações do óleo de soja brasileiro utilizando modelo Constant Market-Share (CMS) no período de 2002 até 2019
Autor(es):
Thiago Nunes Gama
Sérgio Rangel Fernandes Figueira

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: O comércio da soja e derivados ocupa uma posição relevante no agronegócio em temos internacionais, e países como os Estados Unidos, Brasil, Argentina e China consolidaram-se como os principais participantes desse mercado. Ao longo dos anos, mudanças nos padrões de comércio foram observadas, e alguns países ganharam competitividade ou perderam, em produtos como o grão, o óleo e o farelo da soja. Nesse cenário, apresenta-se uma pesquisa que busca identificar essas mudanças nos padrões de produção e exportação nacionais, com destaque para o caso do óleo de soja, que perdeu competitividade e volume exportado comparativamente ao grão.

ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE MINTZBERG EM UMA EMPRESA DE BIOINSUMOS
Autor(es):
Glauce Lunardelli Trevisan BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008.
Lesley Carina do Lago Attadia Galli
Gustavo Barbieri Lima
Sheila Farias Alves Garcia

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Estratégia, Planejamento e Governança
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar as estratégias de Mintzberg, caracterizadas como "deliberadas" ou "emergentes" nas abordagens estratégicas de uma empresa de bioinsumos. Método: Pesquisa de natureza exploratória descritiva, do tipo estudo de caso. Originalidade/Relevância: A estratégia empresarial é requisito básico para uma organização, independentemente de qual segmento está inserida. Novas empresas surgem todos os anos no país, porém, muitas não conseguem sobreviver à concorrência do mercado mesmo com produtos ou serviços inovadores. Estabelecer estratégias que gerem resultados é uma das competências essenciais para os gestores, refletindo diretamente no desempenho das organizações e no seu posicionamento no mercado. Resultados: Utilizando estratégias mistas de Mintzberg, a empresa estudada conseguiu estabelecer um modelo de gestão eficaz, que possibilitou o crescimento da organização ao longo de 5 anos. Seguindo uma estratégia planejada, a organização expandiu sua atuação, com um planejamento a longo prazo e que tem como principais componentes a expansão geográfica e o aumento de penetração em culturas agrícolas pouco exploradas. Para explorar as oportunidades, o Grupo aposta nas estratégias emergentes, suportadas por um portfólio amplo de produtos, e força comercial, conseguindo cultivar e desenvolver relacionamentos sólidos com os stakeholders.

MUDANÇA TECNOLÓGICA NO CAMPO: IMPACTOS GERADOS PELA AGRICULTURA DE PRECISÃO.
Autor(es):
ANA FONSECA
Silvia Angélica Domingues de Carvalho

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: A tecnologia proporcionou diversas mudanças importantes no campo ao longo do tempo. Atualmente, um novo conjunto de tecnologias associadas à agricultura de precisão estão revolucionando a produção e a competitividade dos mercados agrícolas novamente. Assim, o objetivo deste artigo é discutir a utilização das tecnologias de agricultura de precisão no campo, analisando os impactos econômico, social e ambiental que elas têm causado no campo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica por meio de livros, teses, dissertações e artigos científicos, a partir de termos de busca como: “agricultura de precisão”; “geoprocessamento”, “geoprocessamento e impacto”, entre outros. Os resultados demonstraram que a utilização da agricultura de precisão leva a impactos econômicos positivos, sendo comprovado o aumento de produtividade e a redução de custos devido a otimização do uso de insumos na propriedade. Com relação aos impactos sociais, a utilização desta tecnologia apontou a melhora na qualidade de vida dos agricultores, além de gerar novos empregos, aumentar a renda dos trabalhadores e garantir maior segurança no trabalho. Nesta questão, também chamou a atenção para a necessidade de maior qualificação da mão-de-obra que irá usar tais equipamentos no campo. Os impactos ambientais obtidos com o uso das tecnologias de agricultura de precisão são muito positivos, pois a diminuição no uso de insumos tem levado a uma agricultura mais ecológica, reduzindo os riscos de possíveis contaminações e melhorando a preservação do meio ambiente. Outra característica importante é a economia de água nas propriedades, a diminuição da compactação e a redução da erosão do solo. Desta forma, os resultados demonstraram que a utilização das tecnologias de agricultura de precisão levam à maior competitividade da produção agrícola na propriedade, com redução de custos importantes, além de facilitar o manejo e o gerenciamento da propriedade e, no contexto de grande pressão por ampliar os aspectos de sustentabilidade ambiental na agricultura, apresentam impactos extremamente significativos em termos de uso e preservação dos recursos naturais.

As contribuições do Balanced Scorecard para o processo de profissionalização de uma empresa familiar
Autor(es):
Henrique Borges de Jesus
Lesley Carina do Lago Attadia Galli
Sheila Farias Alves Garcia
Lívia Berti
Gustavo Barbieri Lima

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Estratégia, Planejamento e Governança
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: Profissionalizar a gestão de uma empresa familiar significa modificar suas práticas de planejamento, organização, direção e controle do desempenho. Dentro deste contexto, este trabalho visa analisar criticamente as contribuições da utilização do Balanced Scorecard (BSC) para a profissionalização de uma organização familiar prestadora de serviços paralegais. Para tanto foi realizada uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo e abordagem qualitativa, utilizando como método de pesquisa o estudo de caso. Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas e análise documental. Como procedimento de análise de dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, respaldada nas seguintes categorias de investigação: caracterização do negócio, aspectos estruturais, aspectos gerenciais e relacionados ao BSC. No caso analisado ficou evidente a contribuição positiva do BSC para o processo de profissionalização, auxiliando a empresa a incorporar em sua cultura a prática de planejamento estratégico. Com objetivos e metas definidas, as áreas organizacionais passaram a desempenhar com maior eficiência suas funções e o processo de tomada de decisão tornou-se descentralizado. Finalmente, a adoção do mapa estratégico do BSC contribuiu para alinhar as estratégias e os indicadores de desempenho passaram a nortear o alcance dos resultados e suportar as ações corretivas e de melhoria necessárias ao crescimento da organização.

A opção pelo uso de diversos canais e foco em soluções digitais: varejo e atacado buscam se aproximar do consumidor final
Autor(es):
Gessuir Pigatto
Amanda dos Santos Negreti Campos
Breno Coltri

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: O aumento da concorrência, os avanços tecnológicos, mudanças no cenário organizacional e no comportamento do consumidor, que passa a estar presente em diversas plataformas de consumo, levaram as empresas a se depararem com um novo cenário de concorrência e a necessidade de se reinventarem para continuarem no mercado. Uma das ações realizadas pelas empresas é a estratégia multicanal, ao estar relacionada com o uso de diversos canais para a entrega de bens e serviços aos consumidores finais, incluindo dispositivos de compras que podem ser usados em qualquer lugar e momento. Assim, este artigo teve como objetivo identificar como redes varejistas e atacadistas que atuam no Brasil implantaram ações multicanais, na busca pela aproximação com o consumidor final, tendo como foco soluções digitais e uso da estratégia multicanal. Como método, empregou-se a abordagem qualitativa, estudo exploratório, com levantamento de dados primários, entre agosto/2020 e julho/2021, resultando em mais de 100 reportagens para análise. Os dados foram analisados por meio de pesquisa documental e uso de estatística descritiva. Como resultado, identificou-se vinte e uma organizações que implantaram ou aceleraram a entrada em novos canais de comunicação e distribuição, destacando a sua atuação em multicanais. O investimento em novos canais principalmente APP’s e delivery não reduziu a importância dos espaços físicos (lojas) mas, levou a uma alteração no entendimento sobre o uso desses espaços, com o foco em lojas menores por meio do uso de contêineres e lojas em condomínios. Bem como, a divisão do espaço de atendimento aos clientes como estoque para dark stores e delivery.

Evidências teóricas e empíricas e a relação entre empreendedorismo, a intenção e a educação empreendedora
Autor(es):
Marcelo Caetano Oliveira Alves
Fernanda Gianotti
Elton Eustáquio Casagrande

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo alinhar duas evidências que tornam a educação empreendedora crucial ao desenvolvimento da intenção empreendedora junto aos estudantes do ensino médio. A primeira evidência é analítica e baseia-se em uma revisão circunstanciada sobre as diferenças regionais brasileiras, em termos de grau de desenvolvimento econômico. A segunda é da literatura produzida no mesmo período, segundo registrado na base Scopus, sobre empreendedorismo e educação empreendedora. Com as evidências, elaborou-se um contexto que fornecem os elementos para orientar a prática docente em sala de aula. Afinal, tratar da empregabilidade e da forma de investigação com base em literatura, favorece a ação do ensino. A busca por texto é feita através do desenvolvimento de um algoritmo que favorece a conexão de trabalhos com o recorte desejado. Com essas duas evidências, o texto discute a educação empreendedora, e seus atributos que podem influenciar positivamente a intenção empreendedora de jovens cursistas de escolas técnicas. Para a realização da pesquisa em base de dados de documentos acadêmicos, primeiramente foram definidos os escopos da pesquisa desejada. O aplicativo para análise da lista das referências foi o VOSviewer. Foram gerados os mapas de palavras com as palavras-chave identificadas. Buscou-se, então, verificar a incidência do termo entrepreneurial education ou entrepreneurship education dentre aqueles identificados para as buscas realizadas. Também foram analisados os principais links com outros termos na mesma busca. Os resultados das análises mostraram que a educação empreendedora está ligada ao empreendedorismo, a intenção empreendedora e a educação. Essas correlações permitem inferir que há indícios de que a educação empreendedora fortalece o indivíduo para desenvolver atividades empreendedoras. Tanto os termos, quanto os links identificados mostraram significativa correlação com o objeto desta pesquisa. Assim, a educação empreendedora tem se apresentado como um vetor viável para o desenvolvimento tanto da intenção quanto do empreendedorismo em si.

A COLABORAÇÃO DA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO PARA CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE GREEN MARKETING
Autor(es):
Reinaldo de Camargo Lopes
Luana Ferretto
Daniela Callegaro
Liris Kindlein

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: As percepções dos consumidores bem como suas necessidades e desejos em relação aos produtos alimentícios estão mudando e há um aumento do interesse em informações de produção, processamento dos produtos e seu impacto no meio ambiente. Os atributos de saudabilidade e sustentabilidade são forte tendência e desempenhando papel importante nas decisões de compra. A Teoria do Comportamento Planejado (TCP) fornece a base cognitiva para compreender a intenção comportamental do ser humano. Os produtos verdes são uma tendência de consumo, as empresas devem investigar as mudanças de comportamento de consumo para lançar campanhas de marketing adequadas, para ganhar posicionamento com propostas de valor percebido pelo consumidor e obter potencial vantagem competitiva. Assim questionou-se como a utilização da TCP pode auxiliar no entendimento do comportamento de compra dos consumidores e na construção de estratégias de marketing para produtos verdes? Essa pesquisa tem como objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura a fim de investigar o enfoque do meio cientifico na relação da TCP com estratégias de marketing para o consumo de produtos alimentícios verdes. Os resultados indicam que a TCP é uma teoria extensiva que, além dos constructos básicos pode ser complementada com outros fatores de fundo para melhor compreender à realidade a ser investigada. Da mesma forma argumentamos que a decisão de compra dos consumidores é uma indagação heterogênea, de múltiplos fatores como subjetivos, comportamentais, morais e econômicos. Observou-se que confiança é um fator-chave para a compra de produtos verdes pois, influência diretamente a decisão de compra dos consumidores. Constatamos que a transparência de informações é imprescindível para estabelecer uma relação de confiança entre produtor-empresa-consumidor, que pode impulsionar o consumo de alimentos verdes. Como consenso geral entre os artigos, o marketing tem papel fundamental na oferta de informações, apontamos que o marketing de relacionamento vem a ser uma ferramenta eficaz para estimular a compra de produtos verdes, além de que para conseguir uma evolução sustentável o governo deve estar alinhado com o setor privado, fomentando campanhas de conscientização de alimentação saudável e preservação da natureza.

A GESTÃO NA PRODUÇÃO DE LEITE: UM ESTUDO DA EFICIÊNCIA EM PROPRIEDADES RURAIS NA REGÃO DE JABOTICABAL
Autor(es):
Luciano Neftali Anzioletto
frederico andreis beneli donadon
Adriano dos Reis Lucente
Teucle Mannarelli Filho

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Desenvolvimento e Gestão
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: O presente trabalho buscou avaliar a gestão no tocante à atividade leiteira de três propriedades rurais na região de Jaboticabal com o objetivo de identificar e analisar os principais fatores que tornam a gestão especializada na produção de leite um diferencial na eficiência do processo. Foram entrevistados três produtores de leite com vistas a identificar os fatores que vêm dificultando a atividade leiteira na referida região. A partir da análise dos resultados identificou-se que a falta do conhecimento técnico em conjunto com a crescente elevação dos custos de produção e a contínua redução dos preços pagos pela indústria de lacínios aos produtores têm dificultado a rentabilidade do negócio. Além disso, o produtor está inseguro com o futuro da atividade leiteira e a instabilidade do mercado. Assim, ele não investe no processo produtivo, o que prejudica diretamente a especialização, resultando na baixa eficiência do sistema. Conclui-se, então, que são necessários maior auxílio por parte do governo e melhores parcerias com a iniciativa privada, visando preservar o pequeno produtor, fornecendo-lhe conhecimento técnico e acesso a linhas de financiamento rurais. A implementação dessas medidas serviria como garantia para a ocorrência da especialização do produtor e também para melhor eficiência no desenvolvimento e na gestão da atividade leiteira.

Desenvolvimento de um Sistema Automático e de um Sistema Supervisório Baseados em IoT para Processos de Secagem de Grãos Utilizando Bomba de Calor
Autor(es):
Verônica Silva Bitti
Gabriela Nazaré Ribas
José Vitor Nicacio

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: O sistema de automação e o sistema supervisório baseados em Internet das Coisas para processos de secagem e aeração de grãos utilizando bomba de calor possibilita tornar o processo mais simples, rápido e acessível de qualquer lugar, além de contribuir na redução do consumo de energia elétrica através de acionamento remoto e do monitoramento das variáveis (Temperatura e Umidade Relativa) por esse meio. Isso contribui para a averiguação de possíveis erros no sistema de forma mais ágil. A tecnologia desenvolvida consiste basicamente em um sistema no qual o produtor rural possa iniciar, monitorar e finalizar o processo de aeração e secagem de produtos agrícolas a partir de um sistema secador com bomba de calor, de tal forma que esses comandos podem ser acionados de forma local ou a partir de um computador ou smartphone. Utilizou-se do princípio de Internet das Coisas, IoT (do inglês, Internet of Things) para que este trabalho fosse desenvolvido. A implementação foi feita com hardwares e softwares de Arduino Uno e Raspberry Pi 3 e, em partes, testados em uma bomba de calor experimental para a validação do projeto. Com isso, o sistema supervisório também desenvolvido recebe informações sobre a leitura do sensor DHT11 (Temperatura e Umidade Relativa do ar) na saída da bomba de calor, além de enviar o comando de tomada de decisão para acionar um dos processos. Isso foi possibilitado a partir de software desenvolvido para tal, além da criação da página web no qual todo o processo pode ser monitorado. Assim, a redução do consumo de energia advindo do monitoramento mais assertivo do tempo de secagem necessário é um fator a ser considerado, visto que o seu custo é bastante elevado, e o fato da automação dos processos juntamente com a interface remota ser a nova tendência do mercado mundial foram essenciais para a motivação do desenvolvimento desse projeto.

CAPACIDADE DE INOVAÇÃO NAS AGROINDÚSTRIAS DE DOCES E RAPADURA DA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA - RS
Autor(es):
Mariana Curtinovi Geyer
Sacha KIlles
Débora Rosali Santos de Souza
Marcos Vinícius dos Santos
Jorge Tello-Gamarra

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar a capacidade de inovação nas agroindústrias de doces e rapadura da cidade de Santo Antônio da Patrulha – RS, através da distinção entre as capacidades de inovação tecnológica, operacional, gerencial e transacional. O estudo em questão tem caráter exploratório empregando o procedimento de estudo de caso, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado aplicado aos proprietários e administradores de duas agroindústrias de doces e rapadura. O trabalho apresenta uma abordagem de caráter qualitativo, com foco na geração de conhecimento. Os resultados encontrados identificam que a capacidade tecnológica das empresas pesquisadas é baixa, destacando-se a prevalência da capacidade operacional, devido as agroindústria apresentarem grande habilidade e conhecimento na produção dos produtos. A maior dificuldade é a limitação dos modelos de negócio, que até então estavam dando certo e que com o aumento da demanda, surgiu a necessidade de ampliar os conhecimentos e a capacitação da equipe de gestores, além de investimentos em maquinários para aumento da produtividade e redução de custos.

Análise da literatura conjugada entre Short Food Supply Chain e Inovação
Autor(es):
Amanda dos Santos Negreti Campos
Gessuir Pigatto

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: Em função do aumento produtivo de alimentos processados, por meio de cadeias de larga escala, houve também o aumento da preocupação por parte dos consumidores que os levaram ao apoio de sistemas alimentares sustentáveis e uma crescente tendência pela demanda de alimentos mais saudáveis e de qualidades diferenciadas. Assim, uma das opções para o atendimento desse público e a atuação de atores em cadeias sustentáveis é o uso da Short Food Supply Chain (SFSC), por permitir que o abastecimento e a entrega de alimentos promovam conexão entre o produtor e o consumidor. Entretanto, esse novo sistema alimentar faz com que agricultores adotem novos estilos na agricultura, demandando muitas vezes mudanças, inovações em suas propriedades. Assim, o objetivo deste artigo é identificar como os temas inovação e SFSCs são apresentados pela literatura, quando abordados de forma conjunta. Como método, utilizou-se da abordagem qualitativa, uso da Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) e estatística descritiva para a análise de dados. A partir dos principais resultados, como, o surgimento das SFSCs, os países que mais receberam estudos científicos, os principais tipos de comercialização, incluindo modelos de negócios inovadores, entre outros, houve indicações de lacunas de pesquisa, sugerindo futuras investigações que contemplem ambos os temas.

ANÁLISE CUSTO-LUCRO-VOLUME COMO FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE VANTAGEM COMPETITIVA DE CUSTOS NO SETOR SUCROENERGÉTICO
Autor(es):
Thiago Henrique Caraski
Adriano dos Reis Lucente

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: As empresas precisam se manter competitivas no mercado globalizado e para isso necessitam definir suas estratégias e posicionamento perante ao setor a que pertencem. Uma das formas para que isso aconteça é ser líder em custos de produção. Para tanto, as empresas precisam buscar a redução e eliminação de desperdícios e aumentar sua produtividade, desta maneira poderá expandir a sua lucratividade. O objetivo desse trabalho foi identificar como a ferramenta gerencial de análise de custo-volume-lucro é capaz de diagnosticar possíveis problemas no resultado das unidades de uma empresa sucroenergética. Para isso, ocorreu um levatamento dos dados de uma empresa que possui 3 unidades produtivas, os quais representam os números do período Safra 2017-2018. Foi realizada uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa por meio de um estudo de caso, através de uma pesquisa documental nos arquivos e sistemas disponibilizados pela empresa selecionada. Ficou evidenciado que as 3 unidades possuem margem de contribuição unitária muito próximas, porém os custos fixos unitários da unidade 3 são maiores que das outras unidades, o que faz com que seu resultado operacional seja o menor do grupo e sua alavancagem operacional também seja a mais alta. A ferramenta foi capaz de demonstrar que a unidade 3 possui problemas na sua estrutura de custos e podem comprometer a sua continuidade, de forma que, novos estudos precisam ser realizados no sentido de se identificar exatamente qual o cerne do problema.

Produção de biogás a partir de dejetos bovinos em um sistema de integração lavoura-pecuária: análise de viabilidade para um pequeno produtor
Autor(es):
Daniel Henrique Dario Capitani
João Victor Farina

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: Com base em um estudo de caso em uma propriedade produtor de milho e leite, este trabalho realizou uma análise de viabilidade econômica da implementação de um projeto de biodigestão anaeróbica a partir de resíduos da bovinocultura inseridos em sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP), voltado à produção de biogás. De forma geral, foi possível constatar que o investimento é viável em diferentes cenários, gerando eficiência energética na propriedade, incrementando a receita do produtor e reduzindo riscos e incertezas financeiras. Além disso, o aproveitamento do biofertilizante como substituto à ureia também contribui para o melhor aproveitamento energético. Nesse sentido, entende-se que os investimentos na produção de biogás no sistema em estudo permitiram incrementar a competitividade do produtor simultaneamente a melhores práticas ambientais.

Plano de Negócio: Fortaleza Alimentos
Autor(es):
Lucas Emanuel Felix
Adriano dos Reis Lucente
frederico andreis beneli donadon
Teucle Mannarelli Filho

Categoria: Plano de Negócios
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: A Fortaleza Alimentos é uma empresa criada com o objetivo de atuar no setor de venda de cebola cubetada para indústrias fabricantes de molhos, sendo um elo de ligação entre estas e os produtores de cebola. Uma vez que não há diferenciação de produto nesse ramo de atividade por se tratar de produtos minimamente processados, o diferencial da Fortaleza Alimentos é o investimento em marketing de conteúdo, pouco abordado pelas empresas atuantes nesse setor. A empresa possui como objetivo aliar qualidade e inovação através do marketing de conteúdo, tudo isso para atingir a sua Visão traçada que é “Tornar-se a empresa líder do setor de vendas de cebola cubetada do Estado de São Paulo graças a sua qualidade, tanto de produto quanto de atendimento.” A Fortaleza Alimentos será uma empresa de grande porte, pois possui Receita Bruta anual superior a R$4.800.000,00. Para implantar o projeto, será necessário um investimento inicial de R$ 1.754.906,07, na forma de matéria-prima, insumos, caminhão, imobilizado, sendo que no ano 3 será adquirido um veículo VW Gol MPI zero km para locomoção. Mesmo com os valores vultosos de investimento, o negócio se mostra viável, apresentando VPL positivo e Taxa Interna de Retorno maior que a Taxa Mínima de Atratividade.

COMPORTAMENTO DE DESVIO POSITIVO NA IDENTIFICACAO DE POTENCIAIS SUCESSORAS RURAIS
Autor(es):
Vitória Benedetti de Toledo
Joana Gasparotto Kuhn
Adriano Lago.
Leticia de Oliveira

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Desenvolvimento e Gestão
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: Pensando na permanência dos jovens nas propriedades rurais, as cooperativas, atendendo a demanda dos associados, tem desenvolvido atividades que promovam a sucessão. Diante do exposto, o presente estudo busca verificar dentre jovens mulheres participantes do Programa Jovem Aprendiz Cooperativo do Campo as que possuíam perfil desviante positivo, ou seja, que apresentavam interesse na sucessão rural ou que já se envolviam nas atividades profissionais na propriedade rural. Trata-se de um estudo de caso exploratório com enfoque qualitativo. Foram entrevistadas 22 jovens mulheres participantes do programa, destas seis (06) jovens mulheres foram classificadas com perfil desviante positivo, cuja faixa etária média foi de 19 anos. Quanto as suas escolaridades, 66,6% das respondentes encontram-se realizando o ensino médio, sendo que o maior objetivo das jovens mulheres desviantes positivos tratava-se da efetivação da sucessão. Conclui-se com base nos resultados que o envolvimento das jovens mulheres nas atividades da propriedade rural é determinante para que as mesmas tenham interesse em permanecer na propriedade.

Trabalho x Saúde: os riscos para acidentes e doenças ocupacionais na agricultura familiar
Autor(es):
Michele Barth
Jacinta Sidegum Renner

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: O trabalho na agricultura familiar requer adoção de posturas desconfortáveis, manuseio de cargas e desempenho de tarefas repetitivas mediante a utilização de ferramentas rudimentares e a própria mão do trabalhador devido à falta de tecnologias adequadas para o cultivo de verduras, legumes e frutas. O objetivo desse projeto é analisar os riscos para acidentes e doenças ocupacionais no exercício das atividades de trabalho na agricultura familiar. Esta pesquisa é aplicada, de caráter observacional e descritivo, e será realizada no âmbito qualitativo. Os campos de estudo serão o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Feliz (STRF), RS – abrange os municípios de Linha Nova, Feliz, Alto Feliz e Vale Real – e propriedades de agricultura familiar nos municípios de abrangência do Sindicato. Os participantes serão divididos em dois grupos: trabalhadores da agricultura familiar; e profissionais da saúde. O número de participantes do grupo trabalhadores da agricultura familiar poderá variar de 8 à 15, dependendo da saturação teórica dos resultados das entrevistas. Já o número de participantes do grupo de profissionais da saúde será limitado a quantidade de médicos, quiropraxistas e fisioterapeutas que realizam seus atendimentos no Sindicato. Realizar-se-á entrevista semiestruturada com ambos os grupos e a observação direta dos agricultores em campo. A análise dos dados ocorrerá pelo método análise de conteúdo e categorização dos dados com auxílio do software NVivo. Mediante o levantamento desses dados, espera-se realizar, posteriormente, o desenvolvimento de produtos e ações ergonômicas e, assim, contribuir na valorização, promoção da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores da agricultura familiar.

A COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS E AGROECOLÓGICOS DURANTE A PANDEMIA COVID-19
Autor(es):
Pedro Lucas Campos Lanza
Regina Aparecida Leite de Camargo

Categoria: Projeto de Pesquisa
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: Segundo o Portal do Agronegócio (2021), o consumo de produtos orgânicos no Brasil subiu 50% no primeiro semestre de 2020. O presente projeto tem como um dos objetivos avaliar se, e como, a pandemia impulsionou a venda de produtos orgânicos e agroecológicos e como estão funcionando as novas formas de comercialização on line desses produtos. O projeto será conduzido através de pesquisa de dados secundários de venda de produtos orgânicos em sites da internet em três grandes capitais e entrevistas com produtores que comercializam seus produtos individualmente ou através de uma associação. O projeto deve ser capaz de identificar novas tendências no comércio de produtos orgânicos, e capacitar os alunos envolvidos na coleta e análise de dados secundários, e na realização de entrevistas com produtores rurais. O projeto foi cadastrado na Plataforma Brasil e submetido ao Comitê local de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (CEP).

Mudança tecnológica no setor sucroenergético: um olhar para as variedades de cana-de-açúcar
Autor(es):
Isabela Cristina Enz Carrara
Silvia Angélica Domingues de Carvalho

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: A importância da produção nacional de cana-de-açúcar vai além da área econômica, engloba as áreas energética e ambiental e a sua sustentabilidade e competitividade a longo prazo são estratégicas para o país. Estudos apontam que a produção nacional de cana-de-açúcar tem expandido, mas sem incrementos importantes de produtividade. Este contexto chama a atenção para as variedades de cana-de-açúcar e, assim, o objetivo deste trabalho é mapear e caracterizar as variedades de cana-de-açúcar disponíveis, analisando se elas tem atendido as necessidades atuais do setor sucroenergético. A metodologia envolveu coleta de dados na plataforma CultivarWeb, em boletins técnicos e revisão bibliográfica sobre mudança tecnológica setorial. Os resultados apontam para um aumento do número de variedades registradas no período recente, com atenção para a presença de empresas privadas nesta área que era dominada por instituições públicas consolidadas como Ridesa e IAC. Tais empresas tem obtido destaque com as variedades cana-energia e as variedades transgênicas. No geral, as variedades mapeadas até o momento voltam-se para a resistência as principais doenças e pragas da cultura e a atender aos ambientes de produção com melhores condições de adaptabilidade para a cultura.

Avaliação Financeira e o Fluxo de Caixa Descontado: Uma Revisão de Estudos Empíricos
Autor(es):
Isadora Oliveira Alecrim
Marcelo Guilhermino Petersen
Elton Eustáquio Casagrande

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar trabalhos que tratam do método de avaliação de empresas (valuation) pelo fluxo de caixa descontado (FCD), nos seus aspectos metodológicos, contribuições e resultados, segundo estudos publicados na base SCOPUS e CAPES entre os anos de 2011 a 2021. Em vista disso, será elaborado um texto crítico destacando os objetivos, procedimentos metodológicos e principais resultados alcançados pelos estudos.

Identificação das potencialidades e limitações da cadeia produtiva da rapadura
Autor(es):
Mariana Curtinovi Geyer
Sacha KIlles
Alex Leonardi
Juliana da Silveira Espindola

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Desenvolvimento e Gestão
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: O estudo apresenta as características da cadeia produtiva das agroindústrias de rapadura através do mapeamento da cadeia, identificação dos principais elos produtivos e avaliação do processo identificando as potencialidades e limitações da cadeia e do processo de fabricação das pequenas e médias agroindústrias de rapadura da cidade de Santo Antônio da Patrulha – RS. Para identificar as potencialidades e limitações o método de qualificação utilizado foi a análise SWOT, permitindo identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A pesquisa exploratória foi utilizada para levantamento das características das empresas e o método descritivo para mapeamento da cadeia. Através deste estudo foi possível identificar que dentre os fatores positivos se destaca a dominação do processo produtivo, porém o baixo investimento em P&D e baixa tecnologia aplicada ao processo é um fator limitante para a inovação. Como oportunidades, atenta-se a busca de processos tecnológicos como pequenas alterações em embalagem ou apresentação do produto. E como ameaças, as ofertas de produtos substitutos podem comprometer as vendas além da chegada de novos concorrentes.

Logística reversa de embalagens: análise do desempenho ambiental em uma empresa do setor de cosméticos
Autor(es):
Edna Silvia da Rosa Campos Pereira
Glaucia Aparecida Prates
Adriano dos Reis Lucente

Categoria: Projeto de Pesquisa
Subarea: Logística e Operações
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: O principal objetivo deste projeto de pesquisa é elaborar um plano de comunicação de forma a alcançar o consumidor final via consultora Natura® para a aplicação de um programa exclusivo de logística reversa por meio da aplicação do plano em uma microrregião. Com as ações, espera-se, será possível não somente modificar um padrão de comportamento mas, também, realizar a análise da viabilidade da coleta de várias embalagens da região e, ainda, promover o retorno das mesmas à fábrica.

Ensino Técnico e Ensino do Empreendedorismo: uma investigação das influencias das estruturas organizacionais.
Autor(es):
Eduardo Migliorini Brusco
Elton Eustáquio Casagrande

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: O presente artigo buscou investigar as influencias das estruturas organizacionais no ensino técnico voltado ao desenvolvimento de habilidades empreendedoras, destacando três principais aspectos, as práticas e metodologias de ensino mais adequadas, a formação e capacitação dos professores envolvidos no projeto e características administrativas que incentivam e fomentam a prática do empreendedorismo, levando também em consideração as orientações estabelecidas pela nova Base Nacional Comum Curricular. Para alcançar o objetivo proposto foi utilizada a metodologia qualitativa, pois buscou-se um aprofundamento da compreensão organizacional através da revisão da literatura pertinente ao tema. Como critério de seleção dos artigos que contribuíram para o corpo teórico, destaca-se a preocupação na busca de artigos recentes, publicados em periódicos internacionais relevantes, de nacionalidades diversas, sem desprezar trabalhos mais antigos notadamente importantes. Como contribuições, destaca-se a discussão quanto as práticas de ensino voltadas ao desenvolvimento de habilidades empreendedoras, a necessidade da oferta de experiências por parte das instituições e a importância de envolver a sociedade como um todo no programa de ensino.

Oportunidades e desafios do estudo da ACV na pecuária leiteira: uma análise bibliometrica
Autor(es):
Gabriel Miranda Monteiro Diogo
andreia marize rodrigues
Marcelo Girotto Rebelato

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: O objetivo deste estudo é identificar as lacunas científicas no campo da pesquisa em ACV na pecuária de leite, apresentando as oportunidades e desafios de pesquisa. Para tal, adotou-se o método de pesquisa bibliográfica e a revisão da literatura. A base de dados Scopus foi utilizada para coleta de dados. Os dados foram coletados no mês de março de 2022. Foram utilizadas as seguintes palavras-chaves na busca "Life cycle assessment", "LCA", "Milk", "Livestock" e "dairy". A pesquisa limitou-se apenas a Artigos e Reviews em inglês em um recorte temporal de 2016 a 2021. Para a análise de conteúdo foram utilizados os 30 artigos mais citados na base. Em seguida foram identificadas oportunidades de pesquisa e desafios referentes a ACV na pecuária de leite. Foram identificados 3 “clusters” de oportunidades de pesquisa: “Propor e validar novas estruturas no método ACV”, “Criar estratégias para desenvolvimento da agropecuária”, “Analisar e avaliar os impactos da agropecuária em diversos cenários”. Quanto aos desafios a serem superados, foram identificados 3 “cluster”: “Aumentar a produção e a sustentabilidade agropecuária”, “Limitações do método ACV”, “Desenvolver novas tecnologias e produtos sustentáveis”. A principal contribuição acadêmica desse estudo foi a sistematização das oportunidades e desafios para o desenvolvimento da ACV na pecuária de leite. Futuros estudos são recomendados para avaliar os impactos da agropecuária em países em desenvolvimento e aprimorar o método ACV.

Dispositivo de integração de internet das coisas para atividade agropecuária
Autor(es):
Sâmela Camelo Brito
Djalma Santana Malta Neto
João Marcos Neves da Silva
LEANDRO GONCALVES SANTOS
Reinaldo Monteiro Cotrim

Categoria: Projeto de Pesquisa
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: A tecnologia a ser desenvolvida é um dispositivo de integração de internet das coisas (IoT) para agricultura que proporciona a coleta de dados, o monitoramento inteligente de lavouras e tornando mais eficiente o uso de insumos e recursos como a água de irrigação. O dispositivo se conecta via wifi a um gateway inteligente que faz a leitura em tempo real dos sensores, processa os dados e sugere a melhor decisão por meio de algoritmos desenvolvidos para o equipamento com base na informação dos dados locais. Seu funcionamento ocorre através de uma rede local de sensores onde os dados são coletados e armazenados para geração de relatórios que podem ser visualizados através de um aplicativo mesmo sem a presença de internet na propriedade. Seu diferencial é a capacidade de funcionar como nó sensor e/ou atuador, a presença de um painel solar para recarga da bateria interna, o funcionamento ininterrupto, a capacidade de funcionamento por longo período em caso de tempo nublado, a conexão wifi, seu firmware pode ser atualizado remotamente, exige pouca manutenção, possui baixo custo e pode promover a expansão da internet das coisas na agricultura

EFEITOS DA PANDEMIA COVID-19 NA ATUAÇÃO DE COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DE SÃO PAULO.
Autor(es):
Ana Barbara Leite Araujo
Regina Aparecida Leite de Camargo

Categoria: Projeto de Pesquisa
Subarea: Gestão de Pessoas e Estudos Organizacionais
Instituição: Unesp Jaboticabal

RESUMO: Ao longo das últimas décadas o governo federal e as administrações estaduais incentivaram a criação de cooperativas e associações de agricultores familiares como intermediadores na implementação de programas de políticas públicas para a agricultura familiar, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Paulista de Agricultura de Interesse Social (PPAIS). No estudo proposto, serão pesquisadas 30 cooperativas e associações com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica, espalhadas por municípios que pertencem a seis Escritórios de Desenvolvimento Regional (EDRs) da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI). A coleta de dados primários será realizada através de entrevistas com os dirigentes das organizações, e complementada com dados publicados em sites governamentais. As organizações da agricultura familiar serão analisadas sob a ótica da mobilização de diferentes tipos de capital para a formação de um conjunto de ativos ou capacidades que influenciam diretamente na sua habilidade de sobrevivência e expansão. Também serão analisados os mecanismos que permitem com que essas organizações mantenham um quadro atuante de associados, fomentando o sentimento de pertencimento e a coesão do grupo. A pesquisa tem particular interesse em saber como a Covid-19 afetou a organização e funcionamento dessas organizações.