Trabalhos
ANÁLISE DE INFLUÊNCIAS MACROECONÔMICAS SOBRE A DINÂMICA DAS EXPORTAÇÕES DE UVAS DE MESA NO POLO PETROLINA/PE-JUAZEIRO/BA
Autor(es):
HIAGO TEIXEIRA BAVOSA
ALAN FRANCISCO CARVALHO PEREIRA

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: O objetivo desse estudo foi analisar a relação entre variáveis macroeconômicas (juros, inflação, taxa de câmbio, Produto Interno Bruto e PIB global) e a dinâmica das exportações de uvas frescas no Polo Petrolina-Juazeiro. O Os dados foram tratados trimestralmente de 2004 a 2018 para realização da análise. Por meio do software STATA foi realizado o teste da raiz unitária, exame de autocorrelação, correlação e aplicação do método regressivo ARIMA. Após análises estatísticas constatou-se que as variáveis macroeconômicas não apresentam correlação com as exportações de uvas do polo Petrolina-Juazeiro e que apenas o PIB mundial, o juro e o câmbio apresentam um impacto significativo nas exportações de uvas do polo, sendo esta última variável a de maior impacto.

Fruticultura no Agronegócio Brasileiro
Autor(es):
Maria Vitória Cecchetti Gottardi Costa
Miriam Pinheiro Bueno
Jarbas Gabriel Costa Junior

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: O Agronegócio é atualmente um segmento extremamente importante para a economia brasileira. Vem ganhando destaque nas últimas décadas como gerador de renda, emprego e desempenho, tanto regional, nacional, quanto internacionalmente. O setor possui modernidade, eficiência, competitividade, segurança e rentabilidade, consequência de clima diversificado, chuvas regulares, energia solar abundante, terras agricultáveis e disponibilidade de água. Todas estas características fazem do país um lugar de vocação natural para o agronegócio. Dentre os vários segmentos produtivos que compõem o agronegócio brasileiro, a fruticultura, vem ganhando destaque tanto no mercado interno como no mercado externo, em virtude de novas demandas que vêm surgindo, decorrentes principalmente de novos hábitos de consumo na busca de uma vida mais saudável, geração de emprego e movimentação da economia. Com o crescimento da população mundial, a demanda por alimentos em quantidade e qualidade se torna cada vez mais necessária e o setor da fruticultura poderá contribuir com uma alimentação saudável, rica em fibras, vitaminas e sais minerais, fortalecendo ainda mais o valor que este ramo tem dentro do Agronegócio. Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento da fruticultura brasileira e seu papel no agronegócio.

COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING ON-LINE E OFF-LINE NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: O CASO LAB MADEIRAS
Autor(es):
Renata Farias Dassiê
Gustavo Barbieri Lima
Sheila Farias Alves Garcia
Lesley Carina do Lago Attadia Galli

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: O objetivo central da presente pesquisa é analisar de que forma a LAB Madeiras utilizou a comunicação integrada de marketing on-line (mídias alternativas) e off-line (mídias tradicionais), com ênfase nas mídias sociais e e-commerce, integrados com a comunicação no varejo de loja física, visando-se incrementar a fidelização de clientes. Utilizou-se o método de estudo de caso (entrevistas semi-estruturadas com a Diretora Executiva e análise documental) para se analisar a empresa, referência no Setor Moveleiro. Os principais resultados apontam que: a) Pôde-se constatar que a alta conectividade, ou seja, a presença on-line da empresa é um meio de extrema eficiência e eficácia, permitindo estar presente no maior número de canais (mídias) possíveis para atingir o maior número de clientes e potenciais clientes construindo uma sólida relação com eles, mas o contato com a loja física, assim como a interação da equipe de vendas na comunicação vendedor versus cliente e das ações de promoção de vendas são essenciais para o engajamento e fidelização do marceneiro; b) a LAB Madeiras com o seu processo de comunicação sem fronteiras entre on-line e off-line é capaz de estabelecer um vinculo forte com seus marceneiros, fortalecendo a parceira e originado defensores reais da marca; c) O e-commerce é tido como uma unidade de negócio pronta para venda, mas também um espelho de toda comunicação da empresa além de ser um catálogo de exposição dos produtos on-line.

GESTÃO E POSICIONAMENTO DE MARCA NO MERCADO NACIONAL: O CASO PIRAÍ SEMENTES
Autor(es):
Thiago Rossi
Gustavo Barbieri Lima
Sheila Farias Alves Garcia
Lesley Carina do Lago Attadia Galli

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: O objetivo central da presente pesquisa é investigar de que forma ocorre a gestão e posicionamento da marca Piraí Sementes no mercado nacional, assim como analisar quais ferramentas de comunicação de marketing são utilizadas, visando-se agregar valor à marca e criar vantagem competitiva frente à concorrência. Para isso, foi utilizado o método de estudo de caso (entrevistas em profundidade com o Diretor Comercial e sócio proprietário da empresa e análise documental) para se analisar a empresa Piraí Sementes, referência no Setor de Agronegócios, mais especificamente, no setor de adubação verde. Os principais resultados apontam que: (a) gerenciamento da marca Piraí Sementes com alocação nos diferentes níveis de significado da marca, como: atributos (Pioneirismo em adubação verde), benefícios (melhoramento de solos), valores (sustentabilidade), cultura (conservacionista), personalidade (uso de prática diferenciada) e, usuários (produtores preocupados com a melhoria no processo produtivo); (b) como principais ferramentas de comunicação de marketing utilizadas pela empresa pode-se destacar, principalmente, as mídias sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp, Blog, Site Institucional) e os eventos públicos, como feiras, dias de campos, palestras, visitas técnicas e outras situações em que o contato mais próximo ao cliente é praticado, visto que é uma empresa que preza e investe no relacionamento junto aos clientes para o fortalecimento da marca.

INFLUÊNCIA DA COVID-19 NOS EMPREENDIMENTOS TURISTICOS INTEGRANTES DA ROTA VALE DA CERVEJA
Autor(es):
MORGANA SECCHI
ANA CLAUDIA MACHADO PADILHA
MARCELINO DE SOUZA

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Estratégia, Planejamento e Governança
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: O turismo vem se tornando cada vez mais presente na sociedade, sendo uma das atividades que mais cresce no mundo, após anos de crescimento exponencial, o setor do turismo sofreu um grande impacto causado pela pandemia da Covid-19. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi identificar a influência da Covid-19 nos empreendimentos que integram a Rota Vale da Cerveja (RTVC), localizada no estado de Santa Catarina, Brasil. O método consistiu em uma abordagem qualitativa, com pesquisas dos tipos descritiva e exploratória, onde foram pesquisados oito empreendimentos cervejeiros, os quais responderam a um roteiro semiestruturado composto por questões abertas que emergiram da revisão da literatura. Devido à pandemia da Covid-19, os dados coletados foram de forma on-line via google meet no mês de agosto de 2020, utilizando como técnica de análise a análise de conteúdo. Os dados, mostraram que, quase todos os empreendimentos tiveram queda no faturamento e algumas demissões. Ainda, identificou-se que, apesar do cenário negativo, algumas cervejarias se utilizaram do momento e lançaram novos produtos, negociaram com os fornecedores para diminuírem o custo, e assim conseguiram entregar um produto mais em conta ao consumidor final. Dessa forma, verificou-se que, com a pandemia da Covid-19 todos os setores precisaram se readaptar, visando o crescimento e o desenvolvimento das empresas. Além disso, ficou evidenciado que o turismo na região de SC é essencial para o desenvolvimento dos empreendimentos, uma vez que agrega valor ao produto, gera empregos e valoriza a população local.

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DE MARKETING EM UMA CERVEJARIA ARTESANAL LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO/RS
Autor(es):
MORGANA SECCHI
CASSIANA MARIS LIMA CRUZ
ANA CLAUDIA MACHADO PADILHA

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: O marketing é um setor importante para as empresas, sendo que, o gerenciamento das comunicações proporcionam melhores resultados financeiros, de imagem de marca e de retenção de clientes. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo verificar o gerenciamento das comunicações de marketing, em uma cervejaria artesanal, localizada no município de Passo Fundo/RS. Como procedimentos metodológicos foi realizada uma pesquisa exploratória, com metodo qualitativo, de estudo de caso único, com descrição do encontrado. Um roteiro, com base em revisão de literatura, com 15 questões abertas, norteou o levantamento de dados junto ao gestor da cervejaria, objeto de estudo. As respostas foram gravadas, decupadas e transcritas. A técnica utilizada para analisar os dados coletados foi a análise de conteúdo. Em relação aos principais resultados, identificou-se que a cervejaria articula a gestão de ferramentas de comunicações de massa com as ferramentas de comunicações pessoais. Busca, com esse procedimento, abordar de forma eficiente o consumidor, fortalecendo positivamente a marca no mercado. Além disso, verificou-se que a cervejaria investe, prioritariamente, na ferramenta de propaganda e, com alguma ênfase no marketing direto.

Análise da reengenharia de processos na área de convênios no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: uma perspectiva tridimensional dos indicadores
Autor(es):
Luana Queiros Faria
Jean Marc Nacife
KENNEDY BARBOSA
Marcos De Moraes Sousa
Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso

Categoria: Projeto de Pesquisa
Subarea: Desenvolvimento e Gestão
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: A nova concepção de gestão de processos visa não somente ajudar as pessoas a se concentrar em procedimentos que requerem julgamento profissional, por meio da substituição de processos obsoletos e sua automação, mas também criar uma cadeia de valor com a melhoria contínua. Neste campo, as novas tecnologias estão sendo amplamente adotadas em muitos setores em diversas modalidades de organizações, visando aperfeiçoar suas cadeias de processos, imprimindo o viés da eficiência e eficácia, uma vez que as novas ferramentas tecnológicas possibilitam inovações que tornam as atividades organizacionais mais efetivas. O objetivo deste projeto é elaborar uma metodologia de referência para avaliar a eficiência, eficácia e efetividade da reengenharia de processos promovida no MAPA. Especificamente, tem por objetivo: o levantamento do estado da arte sobre gestão de processos; a sistematização dos resultados do projeto em artigos científicos e; o desenvolvimento de metodologia apresentado em formato de textos técnicos. A pesquisa será realizada a partir das informações coletadas nas unidades administrativas do MAPA que desenvolvem processos de trabalhos no âmbito da formalização, do monitoramento e da prestação de contas de convênios. A pesquisa se dará em dois momentos distintos: no primeiro, um levantamento bibliográfico na literatura sobre o tema e no segundo, uma coleta de dados primários, obtidos por meio de questionários, planilhas e entrevistas semiestruturadas aplicadas a servidores e prestadores de serviços do MAPA envolvidos nos processos objeto de melhoria. Os dados do questionário serão analisados por meio de estatística descritiva e analise fatorial exploratória e os dados qualitativos das entrevistas em profundidade serão analisados por meio de análise de conteúdo. Espera-se com a realização da presente pesquisa o desenvolvimento dos seguintes resultados acadêmicos: (1) estimular a participação de discentes em atividades de pesquisa; (2) desenvolver e submeter: resumo expandido ao EnANPAD (Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração); projeto de pesquisa ao SGAgro - VI Simpósio em Gestão do Agronegócio e; artigo científico em periódico indexado e qualificado com conceito mínimo “B3” pelo Qualis CAPES; (3) contribuir para o fortalecimento de Grupos de Pesquisa e geração de conhecimento em Administração Pública e agronegócio, e; (4) desenvolvimento de projeto de pesquisa PIBIC.

MAPEAMENTO DOS PROCESSOS DE CARREGAMENTO DE CELULOSE: FATORES FACILITADORES E RESTRITIVOS PARA REGULARIDADE LOGISTICA
Autor(es):
Fernando Coimbra
GLAUCIA APARECIDA PRATES
Lesley Carina do Lago Attadia Galli

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Logística e Operações
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: A busca pela vantagem competitiva nos segmentos agroindustriais é uma vertente em constante permanência, isso deve ser levado de encontro com as melhorias nos processos dos centros operacionais, para, de fato, possuírem fatores facilitadores no mundo corporativo, e assim evitar meios restritivos. Identificar os gargalos no segmento do processo de carregamento de celulose, torna-se algo primordial, pois a necessidade de movimentação e transporte de cargas no setor deste commoditie, mostra que o fator restritivo, tempo e espaço entre as sequencias operacionais; é algo inerente, passível de modificações. Mapear o processo de carregamento dos bags de celulose sobre os caminhões torna-se o objetivo central deste artigo. Diante disto, a mudança de fluxo de movimentações será sugerida, através do diagrama “TO BE” que contém as melhorias no processo.

Alavancagem ótima e gerenciamento da estrutura de capital nas empresas brasileiras do agronegócio
Autor(es):
Tiago César Farinelli Farinelli
Marcelo Augusto Ambrozini

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: O contexto competitivo do agronegócio brasileiro gera uma demanda, por parte das empresas, de uma adequada gestão da estrutura de capital. Na literatura de finanças corporativas podem ser encontrados trabalhos que defendem a existência de um nível de endividamento ótimo, o qual equilibra os custos e benefícios das dívidas e leva as empresas a um melhor desempenho financeiro. Este estudo teve o objetivo de verificar a existência deste ponto ótimo nas empresas do agronegócio do Brasil, analisando o impacto econômico, e também investigar se as empresas estão relatando a procura pela alavancagem ótima. Para isso, com o uso de uma amostra de 28 empresas do segmento com ações negociadas na B3, foram coletados dados financeiros trimestrais e relatórios anuais do período entre 2016 e 2019. Com a aplicação do método de regressão quadrática com dados em painel, foi identificada uma relação não linear, em “U” invertido, entre o nível de endividamento e a rentabilidade, mensurada pelo ROE. Apesar dos resultados destacarem um relevante impacto econômico para as empresas que buscaram um endividamento ótimo, por meio da análise dos relatórios financeiros, pôde ser observado que as dívidas possuem normalmente uma conotação negativa, com diversas empresas enfatizando ações na direção de uma redução do nível de alavancagem. Também foi identificado um baixo nível de disclosure, já que boa parte das empresas utilizaram frases genéricas, com muitas semelhanças entre elas, para declararem suas metas de endividamento, desta maneira, não houve uma adequada comunicação, por parte da maioria das empresas, do potencial valor gerado pela gestão da estrutura de capital.

DINÂMICA DO MERCADO DE TRABALHO SUL-MATO-GROSSENSE
Autor(es):
Alessandra Souza de Oliveira
Aline Robles Brito Nascimento
Valéria Sun Hwa Mazucato
Fábio Henrique Paniagua Mendieta

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Gestão de Pessoas e Estudos Organizacionais
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: A presente pesquisa tem por finalidade explanar a suma importância da gestão de pessoas para o setor do agronegócio, que atualmente está em constante evolução e crescimento, com altas inovações tecnológicas que impulsionam e exigem cada vez mais do setor no Brasil e em Mato Grosso do Sul (MS). Assim, o objetivo geral deste estudo é caracterizar o cenário do turnover no agronegócio sul-mato-grossense e mostrar como a gestão de pessoas pode atuar para potencializar a competitividade desse setor. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, classificada como descritiva e exploratória e os procedimentos metodológicos envolvem a pesquisa documental e bibliográfica. A coleta dos dados foi feita por meio de consultas em bancos de dados, como o CAGED - do Ministério do Trabalho e Emprego - e do CEPEA -, que foram organizados e comparados em diferentes períodos. Além disso, para complementar as análises realizou-se uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos e consultas em sites institucionais e revistas conceituadas da área. Após as análises dos dados algumas considerações puderam ser feitas e a principal delas aponta a grande importância que a gestão de pessoas representa para as organizações, e especificamente para aquelas do agronegócio, a gestão de pessoas capta talentos, treina e qualifica os colaboradores conforme as exigências e transformações ambientais. Outro ponto observado foi que o grande desafio enfrentado pelas empresas agrícolas atualmente é a questão da mão de obra qualificada, pois a tecnologia no campo está evoluindo cada vez o que exige pessoas preparadas e qualificadas, porém, em Mato Grosso do Sul, é grande a participação das pessoas com nível de escolaridade baixo e que ocupam e atuam neste mercado mesmo sem instrução ou pouca instrução/qualificação.

UTILIZAÇÃO DO ORÇAMENTO PELAS AGROINDÚSTRIAS DE SANTA CATARINA
Autor(es):
LEONARDO JOAO TOMBINI
Cristian Rebonatto
SILVANA Dalmutt Kruger

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Estratégia, Planejamento e Governança
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: Este estudo tem como objetivo o de verificar a percepção dos gestores das agroindústrias localizada no Estado de Santa Catarina sobre a utilidade do orçamento. A pesquisa é caracterizada como descritiva, levantamento (survey) e quantitativa, tendo em vista a utilização de métodos estatísticos para a análise e interpretação dos resultados. A amostra da pesquisa contempla 31 empresas agroindustriais. Por meio da regressão linear múltipla, os resultados revelam que os cinco modelos apresentados foram validados, sendo que as variáveis independentes apresentaram significância estatística ao nível de 1% para explicar a utilidade do orçamento pelas agroindústrias (estatística F). Por meio do R² ajustado, observou-se que o poder explicativo dos modelos foi elevado, sendo superior a 50% em quatro modelos e superior a 80% em outro modelo, confirmando sua adequação. Os resultados determinam que os gestores das agroindústrias do estado de Santa Catarina concordam que o orçamento empresarial é útil para a análise das variações e permissão de novas ações (corretivas ou orientativas) que são tomadas com base no padrão de desempenho e que na percepção dos gestores, o orçamento é útil para firmar o comprometimento dos agentes envolvidos com o planejamento, execução e controle do orçamento nas organizações, determinar o nível em que a empresa ou departamento mantém sistemas com registros adequados dos resultados que permitem relação do que foi planejado com o realizado e analisar as variações de resultados e implementarem ações corretivas ou orientativas, tomadas com base no padrão de desempenho estabelecido pela organização.

Espacialização do descarte de resíduos sólidos às margens do rio cachoeira nos municípios de Ilhéus e Itabuna – Bahia.
Autor(es):
Genário Silva Roque
Mauricio Moreau

Categoria: Relatório Técnico
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: As bacias hidrográficas sob influência de áreas urbanas em Ilhéus e Itabuna - Bahia sofrem impactos por meio de dois fatores básicos: falta de saneamento básico e descarte inadequado de resíduos. Este impacto é uma consequência da falta de compromisso, educação e saneamento básico de alguns setores públicos e de muitos cidadãos para com as questões ambientais. Durante anos , foi notado um aumento progressivo da poluição das águas do rio Cachoeira , seu leito e margens, por meio do descarte incorreto dos resíduos. Por isso, os estudos sobre descarte inadequado de resíduos é de fundamental importância para propor soluções que sejam eficientes para resolver esses problemas de forma que amenize os impactos humanos sobre o ciclo de vida natural. O diagnóstico correto dos materiais que são descartados, bem como o levantamento da quantidade e a localização dos mesmos, por meio de sistemas de processamento de dados geográficos promove o respaldo necessário para tomada de decisões. Durante o período de pesquisa no trecho do rio foram feitas visitas para verificar a situação em que se encontra ambiente em alguns locais importantes às margens do rio, junto com isso, foram retiradas as coordenadas geográficas dos mesmos no formato UTM (Universal Transverse Mercator) por meio do aplicativo de GPS para celular - Android TS GPS PRO. Após as visitas, coleta dos pontos e estudos realizados, concluiu – se que existe uma grande influência da população sobre o seu ciclo natural. Os locais de grande povoamento são os que exercem maiores impactos sobre a natureza, principalmente quando se refere aos efluentes e também ao descarte incorreto de resíduos sólidos. Quanto aos materiais encontrados, os que mais se destacam são os entulhos, seguido por plásticos (que não se sabe se foram originados pelo descarte ou pela correnteza do rio no período de cheia) e, por último, foram encontrados também restos de móveis, eletrodomésticos e mariscos.

UTILIZAÇÃO DO LODO DE ESGOTO PARA FINS AGRÍCOLA E AMBIENTAL
Autor(es):
Djanildo Silva Júnior
Thyago Augusto medeiros lira

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: O acúmulo e destinação final do lodo de esgoto vem sendo palco de discussão no cenário social e ambiental, pois quando não destinado de forma correta pode ser considerado um contaminante do solo e da água. Diante desse contexto, o objetivo do trabalho foi analisar e abordar os benefícios advindos da utilização do lodo de esgoto no setor agrícola. O trabalho foi realizado nas Faculdades Nova Esperança (FACENE/FAMENE), unidade João Pessoa – PB. A pesquisa foi realizada por caráter exploratório, investigativo e qualitativo, a qual as bases lógicas de pesquisa foram caracterizadas a partir de revisão de bibliografias. O resultado da busca evidenciou que esse composto orgânico detém uma grande carga de macronutrientes como N, P, K, Ca e Mg, além de micronutrientes como Cu, Zn, Mo e Ni, sendo esses elementos essenciais para o desenvolvimento das culturas. Além disso, verificou-se que na literatura consultada é relatado que boa parte da composição do lodo de esgoto apresenta materiais orgânicos que pode servir como condicionador de solo no cultivo de algumas espécies agronômicas e reestruturador físico, químico e biológico de solos de áreas degradadas. No entanto, foi observado que o lodo pode ser utilizado na agricultura quando sua carga poluidora é minimizada (estabilização e tratamento), uma vez que este apresenta em sua composição metais pesados, compostos orgânicos tóxicos e microrganismos patogênicos. Conclui-se que o lodo de esgoto após estabilizado e tratado, é um material apreciado para uso ambiental e agrícola. Apresentando características físicas, químicas e biológicas, que podem proporcionar aporte de matéria orgânica e nutrientes essenciais para o desenvolvimento de culturas, bem como condicionamento do solo.

Eficiência Técnica de Produtores Fornecedores de Laranja à Agroindústria em São Paulo: Um estudo de caso
Autor(es):
Maria Gabriela de Freitas
Omar Jorge Sabbag

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a eficiência técnica de produtores fornecedores de laranja à agroindústria no estado de São Paulo, por meio de um estudo de caso, a fim de verificar o grau de eficiência produtiva, de forma a gerar informações que contribuam efetivamente para ações que visem ganhos de eficiência e competitividade no setor. A pesquisa tem abordagem metodológica em caráter quantitativo, de natureza descritiva e exploratória, por meio do método de estudo de caso de produtores de laranja previamente selecionadas a partir da disponibilidade de dados, visando avaliar a eficiência técnica produtiva através de seis variáveis, sendo cinco correspondentes aos insumos e uma relacionada ao produto, com o auxílio do software DEAP 2.1. A viabilização da pesquisa foi possível através da devolutiva de vinte entrevistas efetuadas junto aos produtores analisados.

Influência da idade de abate em características de carcaça de bovinos de corte
Autor(es):
Ana Carolina Pereira Cataruci
Radige Rios Tufaile
Claudia Josefina Dorigan
Rafael Henrique da Silva
Kleber Sartorio

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar dados de abate de bovinos de corte terminados em confinamento na região Noroeste do estado de São Paulo, avaliando a influência da idade, nas características: peso vivo ao abate, peso da carcaça e rendimento de carcaça. Para tanto, a metodologia estabelecida foi baseada numa revisão de literatura e num estudo de caso de uma propriedade rural. Com base nos dados obtidos, verificou-se que o Brasil e o estado de São Paulo, possuem grandes rebanhos bovinos com alto potencial para produção de carne e que a idade de 02 ou 04 dentes, dos bovinos da raça Nelore, não influenciaram estatisticamente o peso vivo ao abate, peso de abate e rendimento de carcaça. Conclui-se que não houve efeito da maturidade sobre as características analisadas, nas condições em que o experimento foi realizado.

A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA NET PROMOTER SCORE COMO FERRAMENTA DE AVALIÇÃO NA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS
Autor(es):
Thiago Henrique Caraski
Adriano dos Reis Lucente

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Desenvolvimento e Gestão
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: Em face de um quadro cada vez mais competitivo, para o qual as empresas devem apresentar um desempenho consistente, a contratação de serviços terceirizados é uma das ferramentas gerenciais mais adotadas. Sua efetividade, entretanto, depende de uma adaptação organizacional mais ampla, o que inclui a qualificação da empresa contratante e seus gestores, bem como a gestão dos fornecedores contratados e das atividades executadas. Este estudo tem como objetivo avaliar a implantação da gestão da contratação de fornecedores para a prestação de serviços terceirizados ocorrida a partir de 2019 em uma empresa do setor sucroenergético do interior paulista. O estudo foi baseado em uma estratégia qualitativa aplicada e um estudo de caso com base na metodologia Net Promoter Score para a avaliação do nível de satisfação dos colaboradores da empresa, uma vez que o departamento de gestão de serviços terceirizados presta serviços para todas as outras áreas da empresa. Os principais resultados apontam que a maior parte dos respondentes da pesquisa concordam que a gestão da terceirização é de suma importância e agrega valor a empresa onde trabalham. Porém, ainda existem alguns pontos no processo que devem ser revisitados e melhorados para que o processo seja mais fluido e atenda a necessidade de todos.

FATORES DO AMBIENTE MERCADOLÓGICO QUE INFLUENCIAM O VAREJO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS
Autor(es):
Fabio De Biase
Paulo Fernando do Nascimento Afonso

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: Entender o comportamento de compra dos consumidores é fator fundamental para que as empresas consigam entender suas necessidades e como eles se relacionam com produtos, serviços, marcas e, principalmente, como fazem suas escolhas. No mercado agrícola não é diferente, porém por se tratar de um mercado organizacional, conhecer o comportamento do produtor rural e como as variáveis do ambiente mercadológico afetam a decisão de compra, passa a ser fator de competitividade para as empresas do setor. O presente trabalho busca através de levantamentos de dados históricos e análises estatísticas identificar a relação existente entre o volume de venda de tratores e as variáveis do ambiente mercadológico, onde com base no resultado de correlação estatística e de regressões lineares, identifica como cada uma das variáveis abordadas no estudo influenciam na tomada de decisão de compra do produtor rural. Os resultados das análises de algumas das variáveis como valor da saca de soja e taxa de juros agrícolas apresentaram resultados importantes e que mostram uma relação grande com o volume de venda de tratores

A ESTRATÉGIA DA CADEIA CITRÍCOLA GLOBAL DE PRODUZIR LARANJAS E SEUS EFEITOS NAS ÁREAS PRODUTIVAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Autor(es):
Paulo Sergio Sgobbi

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Estratégia, Planejamento e Governança
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: Este artigo faz a análise da estratégia de verticalização para trás, método utilizado pelas empresas líderes da cadeia global de suco de laranja, como uma das formas para a sustentação da liderança brasileira nesta cadeia. O Brasil é líder na produção e comercialização do SLCC, e essa importância é relevante para a economia e para o social sob a ótica da geografia econômica. Essa estratégia, quando analisada no período entre 2000 a 2019, trouxe uma mudança no mapa locacional da produção de laranjas destinadas às industrias, derivando alterações no perfil das unidades de produção e fundiário: redução das unidades produtoras com citrus e dos hectares ocupados com a cultura; concentração em unidades de produção maiores, mais adensadas e com maior participação das empresas nos títulos de propriedades agrícolas. O crescimento da participação das indústrias na produção de laranjas ensejou unidades de produção mais adensadas, tecnicadas e com melhor controle fitossanitário. Outrossim, essa concentração promoveu a retirada de aproximadamente 20 mil produtores da atividade citrícola.

O Desenvolvimento de um Itinerário Formativo na Área da Administração: uma aplicação do ensino do empreendedorismo no Colégio Técnico " José Bonifácio"
Autor(es):
Eduardo Migliorini Brusco

Categoria: Projeto de Pesquisa
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: O presente projeto de pesquisa objetiva o desenvolvimento de um itinerário formativo no eixo temático do Empreendedorismo que se adeque a realidade do curso técnico de Agropecuária oferecido pelo Colégio Técnico "José Bonifácio", levando em consideração a preocupação em integrar aspectos sócias e econômicos característicos da região em que está instalado, buscando contribuir para a formação dos alunos tanto para o mercado de trabalho quanto para o ingresso no ensino superior, seguindo as diretrizes da lei 13415/2017, que coloca como diretriz a Nova Base Nacional Comum Curricular. Será adotada a abordagem metodológica qualitativa, pela preocupação no aprofundamento e compreensão do tema, com processos bibliográficos e de campo, com objetivos de uma pesquisa exploratória e de natureza aplicada, uma vez que pretende apresentar a solução para um problema específico através da criação do itinerário formativo. É esperado que ao término da pesquisa seja possível agregar as práticas do colégio, impactando na carreira dos alunos e trazendo desenvolvimento para a região, além de contribuir para futuras pesquisas na área, como um caminho a ser adotado no desenvolvimento de itinerários.

MODELAGEM TÉRMICA CORPORAL PARA PREDIÇÃO DE SAFRAS DE TILÁPIA CINZA E VERMELHA PRODUZIDAS EM SISTEMA INTENSIVO
Autor(es):
Marcelo Guilhermino Petersen
Maicon da Rocha Brande
FLÁVIA CRISTINA MÁXIMO DE GODÓI
TAVANI ROCHA CAMARGO
GUILHERME WOLFF BUENO

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: A tilápia está entre as principais espécies de peixes produzidas no Brasil, por conta de sua rusticidade, capacidade de adaptação, facilidade de manejo, rendimento de carcaça e aceitação pelo mercado consumidor. Entretanto, aumentos ou quedas excessivas da temperatura da água ocasionam estresse térmico aos peixes, podendo ocasionar perdas de produtividade para o produtor rural. O objetivo deste estudo foi estimar e prever safras de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) da variedade cinza (TC) e vermelha (TV) criadas em tanques-rede em uma piscicultura comercial por meio da aplicação do modelo matemático coeficiente de crescimento térmico (TGC). Durante oito meses foram acompanhados 40 lotes (tanques-rede) destas variedades de tilápia para abate com aproximadamente 1 kg. A temperatura da água esteve entre 25oC a 32oC e resultou em exponenciais de crescimento térmico ajustado de 0,0978 e 0,8901 e ganho de peso diário de 4,49±1.85 e 4,04±2.34 gramas para a TC e TV, respectivamente. Verificou-se que a TC é mais eficiente no ganho de peso e crescimento corporal. Houve decréscimo de duas toneladas por hectare e acréscimo de 22 dias sob o tempo para abate e comercialização da safra da TV em relação a TC. O modelo matemático TGC foi eficiente para estimar e prever as safras das duas variedades de O. niloticus e de ser utilizado no planejamento e manejo de empreendimentos aquícolas.

Agricultura 4.0 e o seu cenário: uma análise bibliométrica
Autor(es):
Eduardo Tadeu Bueno da Rocha
Adriano dos Reis Lucente

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: O objetivo geral do artigo é a realização de um estudo bibliométrico sobre Agricultura 4.0 e tudo que está envolvido ao seu redor. A metodologia do trabalho é a análise bibliométrica das publicações científicas que estejam relacionados com os termos característicos da Agricultura 4.0 - Smart Farming, Smart Agriculture, Digital Agriculture e Agriculture 4.0, existentes na base de dados Scopus. O estudo concluiu que: i) publicações brasileiras não estão nos grupos dos países que mais publicam. ii) EUA, India e países Europeus se projetam como vanguarda na aplicação das tecnologias nos campos; iii) as maiores financiadoras de pesquisas são instituições que tem como finalidade a segurança alimentar e nutricional da população mundial.

PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS E SEU ALINHAMENTO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO EM PROPRIEDADES RURAIS MATO-GROSSENSES
Autor(es):
Amanda Brito
elaine rodrigues souza
Adelice Minetto Sznitowski
Rita Camila Keserle de Oliveira

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Gestão de Pessoas e Estudos Organizacionais
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: O agronegócio brasileiro é destaque mundial e cresce a cada ano. Desse segmento fazem parte as propriedades rurais, as quais pelo o uso e incorporação de novas tecnologias obtêm aumentos de produção. No entanto, a área de gestão demanda aprimoramento e nela, cita-se a de gestão de pessoas (GP). As práticas de GP alinhadas às estratégias organizacionais possibilitam ganhos tanto para a empresa quanto para seus funcionários. Diante do exposto, o objetivo do estudo foi analisar se as práticas de gestão de pessoas nas propriedades rurais são desenvolvidas com alinhamento estratégico. Para tanto, foi realizado estudo com abordagem qualitativa em duas propriedades rurais nos municípios de Sapezal-MT (Propriedade A) e Diamantino-MT (Propriedade B) em 2017, e reaplicada a coleta de dados em 2019 para comparativo. Nesses locais, as práticas de gestão de pessoas indicam seu alinhamento com as estratégias organizacionais, embora essas sejam conservadoras e defensivas, e assim, colaboram para a manutenção das atuais práticas executadas. No entanto, nota-se uma tendência para ações de estratégias prospectivas e ofensivas, que objetivam ajustar as novas exigências do ambiente externo.

Vantagens e desvantagens de uma Rede de Cooperação de Supermercados: um estudo de caso
Autor(es):
Rosemary Rocha Caligioni
Edgard Merlo
Adriano dos Reis Lucente

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: O objetivo deste estudo foi identificar as vantagens e desvantagens de supermercados de porte pequeno ou médio porte em integrar uma rede de cooperação. Utilizando-se uma metodologia de estudo de caso e com a aplicação de um questionário semiestruturado aberto foram entrevistados representantes de dois supermercados localizados no interior de São Paulo e que são integrantes de uma rede de cooperação no município de Ribeirão Preto/SP. Os resultados permitiram apurar que as empresas entrevistadas estão satisfeitas com a Rede X e que praticamente só existem vantagens em fazer parte da rede de cooperação.

ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E INTEGRATIVA: PROSPECÇÃO DE ESTUDOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO EM EMPRESAS
Autor(es):
Thiago Henrique Caraski
Adriano dos Reis Lucente
Everton Ricardo Seviriano

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura para identificar as técnicas que envolvam a avaliação de desempenho econômico-financeiro em empresas, assim, pode identificar tendências e informações relevantes ao entendimento e aprofundamento do assunto. Para tanto foi realizado estudo bibliométrico e integrativo utilizando as três leis básicas pelos autores Bradford, Lotka e Zipf. A pesquisa foi realizada na base Scopus no período de 2011 a 2020, através da identificação das palavras-chaves “economic* and financial* analysis" OR “evaluation* of companies*” contidas nos abstracts dos títulos publicados, sendo selecionados 16 artigos para análise. As principais publicações no período enfatizam a necessidade da utilização não apenas das informações contábeis para as análises, mas também à introdução de outras variáveis para obter um resultado mais preciso e satisfatório. O estudo também comprovou que o tema está em destaque nos últimos 5 anos pois 69% da amostra foi identificada neste período e principalmente concentradas na Espanha e Brasil, que somados totalizam 75% da amostra total de artigos pesquisados. A principal implicação acadêmica foi demonstrar o uso de técnicas para avaliação de empresas agregando assim aos métodos contábeis tradicionais de avaliação de performance de empresas. Recomenda-se a realização de estudos de caso ou multicasos na temática, em segmentos e ramos de atividades distintos, considerando o Brasil como sugestão explorar dentro do agronegócio mais especificamente no setor sucroenergético.

ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA RENOVABIO EM UMA USINA SUCROALCOOLEIRA SOB A PERSPECTIVA DE PROCESSOS
Autor(es):
Gabriel de Oliveira Teixeira
Patrícia Aparecida de Almeida
João Fernando Rossi Mazzoni
Silvia Inês Dallavalle PÁDUA

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Desenvolvimento e Gestão
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: O Acordo de Paris, assinado em 2016, serviu para a definição de metas de redução de emissões de gases de efeito estufa. O governo brasileiro, para cumprir a sua meta, criou o Renovabio, programa lançado em 2016 cujo objetivo é expandir a produção de biocombustíveis no Brasil, com ênfase na questão sustentável e na redução de emissões de gases de efeito estufa O objetivo deste trabalho é analisar como a gestão ponta-a-ponta proposta pelo Business Process Management (BPM) pode agilizar a certificação do RenovaBio e como pode ajudar a superar desafios nos processos de certificação, bem como na emissão e negociação de Cbios. Realizou-se uma pesquisa exploratória e um estudo de caso único com uma usina de açúcar e álcool do interior paulista. Os principais resultados foram a identificação de demora na realização dos processos e a que a abordagem BPM agilizou a adoção do Renovabio. Estudos de caso com mais empresas do mesmo setor são necessários para reforçar o uso da abordagem BPM. O trabalho contribui para gestores pois permite um melhor entendimento do funcionamento e dos desafios relacionados à implementação do Renovabio, e contribui também para o avanço da fronteira de conhecimento das políticas de descarbonização.

Frutas, legumes e verduras: práticas para mitigar as perdas e os desperdícios ao longo da cadeia de produção
Autor(es):
Monique Matsuda dos Santos
Natália de Lima Gasque
Vinícius Sanches Vessoni Pantolfi
Allan Lincoln Rodrigues Siriani
Gessuir Pigatto

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: Este artigo tem como objetivo investigar as práticas, propostas na literatura, utilizadas para reduzir as perdas e os desperdícios ao longo da cadeia de produção de FLV, bem como identificar como ocorrem as perdas e os desperdícios ao longo dessa cadeia de produção. Para isso, utiliza-se a pesquisa bibliográfica e documental quanto aos procedimentos de exploração e contextualização do tema. Desse modo, esta pesquisa está alinhada às metas da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, que define no ODS 12 o objetivo de assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis e reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial nos níveis de varejo e de consumo, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento. As frutas e vegetais são os grupos de alimentos que apresentam os maiores níveis de desperdício e o aprimoramento dessa cadeia de produção no Brasil e no mundo tem o potencial de promover a segurança alimentar, combater a fome e incentivar os métodos de produção e consumos sustentáveis. As formas de evitar as perdas e desperdícios estão relacionadas a necessidade de investimentos na infraestrutura dos elos da cadeia de produção, promovendo práticas de produção, distribuição e comercialização eficientes, bem como a promoção de campanhas de conscientização de todos os agentes envolvidos, para que haja a colaboração voltada às práticas sustentáveis em toda a cadeia.

Pecuária de precisão aplicada à bovinocultura leiteira
Autor(es):
Beatriz Olsen Gonçalves da Silva
Claudia Josefina Dorigan

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Desenvolvimento e Gestão
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: O presente trabalho, tem como objetivo analisar a viabilidade da inserção da pecuária de precisão em uma propriedade que exerce a bovinocultura leiteira, localizada em São José do Rio Preto-SP. Para isso, foi feita uma coleta de dados da propriedade, a fim de diagnosticar possíveis melhorias a serem sugeridas, de acordo com os conceitos da pecuária de precisão, que envolvem variabilidade animal, otimização de tempo e recursos, e diagnóstico preciso. Após o diagnóstico, foi necessário adequar esses conceitos à realidade do mercado em que a propriedade está inserida, para que as sugestões de aplicação da pecuária de precisão fossem totalmente possíveis de serem realizadas, levando em conta a particularidade e especificidade da mesma, evidenciando a vasta gama de opções, que atendem do menor, até o maior produtor. Sendo assim, de acordo com os dados obtidos, verificou-se que há pouco ou nenhum controle das atividades realizadas, e foram sugeridas ferramentas de gerenciamento e controle em todas as áreas, que compreendem desde a produção, até o controle econômico, tais como: aplicativos de gerenciamento e de reprodução, inserindo o uso dos mesmos na rotina de trabalho da propriedade, e qualificando os funcionários para o uso correto e assíduo.

Análise da produtividade agrícola da cultura da cana-de-açúcar na região Oeste do estado de São Paulo
Autor(es):
Ivana Sayuri Kodama
WAgner Luiz Lourenzani

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Desenvolvimento e Gestão
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: A crescente preocupação com a mudança climática e a consequente demanda por alternativas energéticas ao petróleo têm aumentando a produção mundial de biocombustíveis e, consequentemente, o cultivo das culturas agrícolas. O lançamento dos veículos bicombustíveis, no ano de 2003, propiciou a retomada, no país, da importância da produção de etanol, redundando numa nova fase de expansão dessa cultura. O estado de São Paulo representou a maior parte da expansão nacional. Contudo, esse processo não ocorreu homogeneamente em todo o território estadual, concentrando-se mais expressivamente na região oeste paulista. Buscando aumentar a competitividade do sistema produtivo, as tecnologias nacionais desenvolvidas permitiram prolongar a vida dos canaviais e utilizar insumos e mão de obra de forma mais eficientes. Apesar do avanço significativo, a produtividade da cana-de-açúcar passou, nos últimos anos, a apresentar trajetória distinta, com anos seguidos de redução de seus indicadores, ainda que a análise no longo prazo revele que o percurso continue crescente. Nesse contexto, objetivo dessa proposta é analisar a produtividade da cultura da cana-de-açúcar na região oeste do estado de São Paulo, entre 2003 e 2019. O método utilizado para o alcance desse objetivo será o modelo “Shift-Share”, que permitirá analisar a evolução da produção de cana-de-açúcar, por meio da decomposição dessa variável em dois fatores, “efeito área” e “efeito produtividade”. Considera-se que a compreensão das transformações oriundas da expansão da cana-de-açúcar na região de análise pode servir como um importante instrumento de informações para outras regiões, com potencial de expansão da cana-de-açúcar, subsidiando a elaboração e implantação de políticas públicas, bem como para a tomada de decisão de agentes privados e públicos.

Veganismo no Brasil: tendência, inovação e mudanças institucionais.
Autor(es):
Pedro Mendes
Marjorie Anversa Pujol Fanton
Carlos Eduardo de Freitas Vian

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: A proporção de indivíduos que optam por comprar alimentos veganos aumentou nos últimos anos. A escolha é feita por diferentes razões, principalmente crenças nos hábitos alimentares e também preocupação com o bem-estar animal o que pode afetar escolhas alimentares específicas e outros comportamentos relacionados ao estilo de vida e preocupação com a saúde. Tais razões mostram-se como tendências no comportamento de consumidores que modificam as microestruturas institucionais dos mercados. Para melhor entender essas tendências e mudanças institucionais e como organizações podem se inovar nesse ambiente econômico, realizamos uma pesquisa multicascos com duas empresas do setor alimentício que propõe novos alimentos meat-like e com outros atributos veganos. A análise dos casos propõe que inovações em alimentos veganos que são mais familiares para os consumidores alcançarão maior compatibilidade e maior probabilidade de penetrar em segmentos maiores do mercado, que também podem incluir consumidores onívoros no tempo. Este estudo lança luz sobre o consumo de alimentos veganos como mudança institucional motivadora de inovações pelas empresas para atender a vários perfis de consumidores de alimentos no futuro.

AGRICULTURA FAMILIAR COMO FONTE DE RENDA EM MOÇAMBIQUE NO CONTEXTO DA COVID-19
Autor(es):
André Maputa
Letícia Fernanda Maurício Pires
Afonso Lopes
João de Lucca Filho
Ana Cláudia Fernandes Terence

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: RESUMO Ao longo do tempo da Pandemia SARS-CoV-2 (COVID-19), a agricultura tem sido instrumento relevante na recuperação econômica nos países com tal vocação. O presente artigo visa a buscar a concepção dos pequenos agricultores sobre o processo de produção alimentar e acesso ao mercado no contexto da COVID-19 para a comercialização dos produtos. A metodologia do trabalho culminou na abordagem teórica sobre agricultura como fonte de renda familiar em Moçambique. Nesta amplitude foi contextualizado resultados de pesquisa sobre o processo de produção alimentar, produtividade, acesso ao mercado e ao crédito de financiamento, oportunidades e desafios do agronegócio, bem como as dificuldades encontradas para tanto. A agricultura familiar em Moçambique é a principal fonte de renda das famílias e o sustento delas também. Famílias se unem para trabalhar e manter seus lares abastecidos. Agricultura, Renda Familiar, COVID-19.

Sustentabilidade da especialização na produção agropecuária brasileira: uma análise espacial.
Autor(es):
Paula Cristina Pedroso Moi
Julio Pedrassoli

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a distribuição espacial conjunta do nível de especialização na produção agropecuária (QLagro) das unidades federativas brasileiras, entre 2008 a 2017, e explorar possíveis associações com aspectos econômicos, sociodemográficos, ambientais e político-institucionais. Metodologia: Foi utilizado o cálculo do quociente locacional para verificar o QLagro (variável dependente) de cada unidade federativa. Após isso, foi aplicado o Índice de Moran I para averiguar a autocorrelação espacial da especialização da produção agropecuária, bem como, identificar clusters dessa atividade econômica. O Coeficiente de Correlação de Pearson (r) auxiliou na escolha das variáveis independentes para a Análise de Regressão Múltipla Espacial Global. Por fim, com o intuito de confirmar os resultados locais da regressão múltipla espacial global, foi utilizada a Regressão Geograficamente Ponderada (GWR). Resultados: Como resultado, as regiões Centro-oeste e Norte do Brasil se mostraram mais especializadas na produção agropecuária, bem como, apresentaram uma autocorrelação espacial positiva. Em outras palavras, os polígonos foram considerados similares em localização e atributos. Foi possível identificar o cluster das unidades federativas brasileiras com maiores QLagro (High-High): Rondônia (RO), Mato Grosso (MT), Goiás (GO), Tocantins (TO). Dentre eles, o estado de MT apresentou valor do QLagro mais significativo (p = 0,001). Conclusões: Evidências apontaram que a especialização na produção agropecuária brasileira não está associada as condições de desenvolvimento sustentável. Observou-se que a prosperidade das dimensões social e ambiental não favorecem a produção agropecuária. Por outro lado, a presença de instituições que possuem um escopo de regulação e proteção ambiental parecem estimular a especialização da produção agropecuária. Essa situação demanda uma atenção populacional, empresarial, institucional e governamental que dialogue a respeito das peculiaridades e necessidades regionais de cada território, com o intuito de alinhar a produção agropecuária com os preceitos do desenvolvimento sustentável.

ANÁLISE PRELIMINAR DO ACORDO DE ASSOCIAÇÃO ENTRE MERCOSUL E UNIÃO EUROPEIA: Situação atual e perspectivas para o agronegócio brasileiro
Autor(es):
Allan Campos Miranda
Jaim José da Silva Junior

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: O novo acordo de livre comércio entre MERCOSUL-UE demorou por volta de 20 anos para ser finalizado, em 2019. Embora ainda não tenha sido ratificado por todos os membros dos blocos econômicos, estima-se que com o Acordo a UE liberalizará 82% do volume de comércio e 77% das linhas tarifárias de produtos do agronegócio, enquanto que o MERCOSUL liberalizará 96% do volume de comércio e 94% das linhas tarifárias dos produtos do setor em questão. O objetivo geral do presente trabalho é analisar de forma preliminar o Acordo Comercial entre MERCOSUL e União Europeia (EU), com foco nas exportações brasileiras de produtos do agronegócio.Os objetivos específicos são descrever os produtos do agronegócio incluídos no Acordo e discutir possíveis impactos do Acordo sobre as exportações brasileiras para a UE. Com base em dados de comércio internacional no ano de 2019, disponibilizados pela plataforma TradeMap do International Trade Centre, foram avaliados aspectos das exportações pelo Brasil, e das importações pela UE, de 24 produtos do agronegócio listados no Acordo. Sendo que desse total, o Acordo prevê a desagravação das tarifas de importação pela UE para 14 produtos e estabelece novas cotas e tarifas para 10 produtos. Os resultados do trabalho indicam que, dentre os produtos avaliados, o Acordo pode contribuir para fortalecer a participação das exportações do agronegócio brasileiro para a UE.

IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS NAS PEQUENAS EMPRESAS AGROINDUSTRIAIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE DESAFIOS E DIFICULDADES
Autor(es):
André Maputa
Adriano dos Reis Lucente
Letícia Fernanda Maurício Pires
Ana Cláudia Fernandes Terence

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Estratégia, Planejamento e Governança
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: Este artigo tem por objetivo analisar a dinâmica do dirigente diante da gestão estratégica como função administrativa para a prática de negócios na pequena empresa agroindustrial, assim como caracterizar o processo dessas práticas, identificando seus desafios e as dificuldades. Utilizou-se à abordagem qualitativa, quanto aos fins estudo de caso e análise de conteúdo como instrumento de análise de dados da pesquisa. Os resultados da pesquisa mostraram que algumas empresas não elaboram planos de negócios por possuir poucas informações sobre o mercado, concorrentes e por julgar não ser necessário para o inicio de seus negócios. Além disso, as empresas compartilham a visão com os membros da empresa, apresentam planos de médio e longo prazo e algumas desconhecem o processo de planejamento estratégico. Outros destaques foram os desafios e as dificuldades que as empresas estudadas enfrentam, como o poder de compra para obter matéria-prima devido ao alto custo de aquisição, a estabilização do capital de giro e o enfrentamento do mercado competitivo e sua concorrência.

Impacto das variáveis econômicas da produção canavieira em 5 microrregiões tradicionais
Autor(es):
VINICIUS DE CAMARGO NORONHA
Sérgio Rangel Fernandes Figueira

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Estratégia, Planejamento e Governança
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: Este trabalho tem o objetivo de compreender a expansão da cultura de cana-de-açúcar no estado de São Paulo através da análise de dados de 5 microrregiões significativas em termos de produção, no período de 2001 a 2016. Os dados foram extraídos do banco de dados eletrônico do Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA e as s variáveis selecionadas foram: área colhida (hectares), quantidade produzida (toneladas), rendimento médio da produção (toneladas por hectare), valor da produção em reais, preço do adubo, preço do inseticida e herbicida, óleo diesel e salário mínimo. De modo geral, no estado de São Paulo a expansão foi de 3 milhões de hectares correpondendo a 243 milhões de toneladas. Esses valores correspondem a um aumento de respectivamente 118% e 122%, enquanto a produtividade apresentou um acréscimo de apenas 2%. Nesse mesmo período, para as cinco microrregiões analisadas a área colhida de cana de açúcar cresceu cerca de 345 mil hectares, representando um aumento de 42%, e a produção cresceu 28 milhões de toneladas, representando 45%. A produtividade também apresentou um acréscimo de apenas 2%. Foi possível inferir que os ganhos de produção canavieira foram fortemente influenciados pela expansão territorial, visto que a expansão na área plantada acompanhou a taxa de crescimento na produção, e não foram identificadas grandes variações de produtividade. Para que seja possível a continuidade da evolução da produção de cana-de-açúcar nos próximos anos serão necessários investimentos em ganhos verticais da cultura, com aumento de produtividade, redução dos custos de produção e adoção de técnicas de manejos eficazes, que ampliem a longevidade dos canaviais.

VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA PRODUÇÃO DE TILÁPIA
Autor(es):
Camila Ascari
SILVANA Dalmutt Kruger
Antônio Zanin
Diones Bugalho

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Economia e Finanças
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: O estudo teve como objetivo analisar a viabilidade econômico-financeira da produção de tilápia desenvolvida numa propriedade rural do município de Faxinalzinho/RS e em uma propriedade rural do município de Caxambu do Sul/SC. A partir da mensuração dos custos de produção das propriedades elaborou-se o Demonstrativo de Resultado do Período. Foram analisados os investimentos e seus retornos a partir da análise do payback simples, payback descontado, VPL e TIR. Os resultados indicam que a propriedade Bonatto gerou um lucro líquido de R$ 2.517,37 representando um percentual de 4,63% em relação à receita operacional líquida. O tempo de retorno do investimento analisando o payback descontado com uma TMA de 10% é de treze anos e dois meses e a TIR de 10,19%. A propriedade Sgnaulin obteve um lucro líquido de R$ 102.531,08 representando 28,62% de margem líquida, enquanto o payback descontado com uma TMA de 10% é de três anos e vinte e dois dias e a TIR de 27,66%. De um modo geral, a atividade é viável e os resultados identificam a importância da análise contábil e da gestão de custos como instrumento de apoio ao processo de tomada de decisões no meio rural.

Um panorama das Certificações na Agroindustria Canavieira do Brasil
Autor(es):
Danielle Oldemburgo
Carlos Eduardo de Freitas Vian
Bruno Pissinato
Henrique Gioia

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Desenvolvimento e Gestão
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: Este trabalho tem o intuito de analisar as principais certificações existentes no mercado sucroalcooleiro, Bonsucro e ABNT NBR ISO 9001, 14000 e, adicionalmente, a certificação orgânica, cujo processo é diferenciado e exige uma maior segregação nas usinas. Assim, o objetivo foi de demonstrar que a importância crescente com a qualidade dos alimentos, no mercado interno e externo de açúcar, levou a maior organização do setor, tornando-se necessário a certificação, que além do mais, promove a redução dos custos de transação por meio de padronização ao longo do processo agroindustrial da cana-de-açúcar. Foi realizada uma análise da literatura, em busca dos pressupostos em favor a certificação, o histórico da cultura, instituições certificadoras pormenorizando o panorama das certificações dentro do escopo de cada uma e da frequência nas unidades produtivas.

Práticas de governança corporativa e o processo de profissionalização da empresa familiar
Autor(es):
Marcelo Picchi
Rosemary Rocha Caligioni
Glaucia Aparecida Prates
Rafael Altafin Galli
Lesley Carina do Lago Attadia Galli

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Estratégia, Planejamento e Governança
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo geral realizar uma análise sobre como as práticas de governança corporativa podem contribuir para o processo de profissionalização das empresas familiares pertencentes ao agronegócio. Para tanto, foi realizada uma pesquisa empírica de caráter descritivo e abordagem qualitativa, utilizando como método o estudo de caso, uma empresa do segmento de implementos agrícolas. A pesquisa buscou elaborar um roteiro contendo os principais passos para a implantação das práticas de governança corporativa. Finalizando, concluiu-se que as práticas de governança corporativa podem, sim, atuar como catalisadores do processo de profissionalização, desde que sejam aplicadas assertivamente e de forma adaptada ao contexto de cada organização.

AÇÕES COLETIVAS NA PISCICULTURA FAMILIAR: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO
Autor(es):
Roberto Gabriel Ronqui
Elisangela Domingues Vaz
Ana Elisa Bressan Smith Lourenzani
Nelson Russo MORAES
Timoteo Ramos Queiroz

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Desenvolvimento e Gestão
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: A agricultura familiar desempenha papel importante na produção de alimentos e segurança alimentar, e as ações coletivas impactam positivamente em seu desenvolvimento. Os produtores familiares possuem relevante participação tanto na pesca (extração) quanto na aquicultura (cultivo) e, num cenário de busca por alimentos saudáveis e capacidade produtiva, a piscicultura demonstra grande potencial. Assim, esta pesquisa teve como questão norteadora: Qual a importância das ações coletivas para os piscicultores familiares? O objetivo geral do artigo foi identificar as barreiras e estratégias das ações coletivas para os piscicultores da região Noroeste Paulista. Para tanto, por meio de estudo de caso e análise de conteúdo na Associação Peixe SP verificaram-se as barreiras e estratégias adotadas pela empresa, bem como a importância das ações coletivas. Nota-se que as barreiras enfrentadas têm impacto negativo para a expansão harmônica da atividade devido ao complexo sistema de regularização, e as dificuldades sanitárias e fiscais também reduzem o potencial competitivo da piscicultura. Verificou-se que as políticas públicas voltadas ao setor trariam melhorias consideráveis à atividade, possibilitando geração de empregos e renda por meio da exploração dos recursos naturais de maneira sustentável e fornecimento de alimentos acessíveis e nutricionalmente adequados para a população, contribuindo com a segurança alimentar do país.

Evidência de efeito de borda para líquens fruticosos e crostosos no Parque Nacional das Emas
Autor(es):
Maria Clara Narcizo Ribeiro
Luciana Vitorino
Layara Bessa
Alex Marcelino dos Santos
Matheus Mendonça de Souza Marques

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: Os liquens são bioindicadores de qualidade ambiental e poluição do ar, estando entre os organismos vivos mais utilizados para essa finalidade. As atividades antrópicas conduzidas na matriz podem impactar diretamente sobre comunidades, principalmente os mais sensíveis presentes nos fragmentos, como as comunidades liquênicas. As modificações na paisagem das florestas e as práticas de manejo influenciam fortemente a biodiversidade, tanto em termos de composição e riqueza de espécies como no tamanho das populações. Por serem sensíveis a perturbações ambientais recorrentes na borda de fragmentos objetivou-se assim avaliar se existe diferença significativa na frequência de diferentes morfotipos liquênicos amostrados na borda e centro do Parque Nacional das Emas, visto que a área selecionada possui histórico de ser margeada por agricultura intensiva por mais de 10 anos corridos.

Gestão estratégica de TD&E: Avaliação da necessidade de treinamento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Autor(es):
HAIHANI PASSOS
Daniel Emanuel Cabral de Oliveira
Willian Marques Pires
Lucilene Bueno Borges de Almeida
Ana Carolina Ribeiro Aguiar

Categoria: Projeto de Pesquisa
Subarea: Gestão de Pessoas e Estudos Organizacionais
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: Os programas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) profissional na administração pública possuem um papel estratégico para o aperfeiçoamento do desempenho do indivíduo e otimização dos objetivos da organização. Diante disso, o presente projeto propõe-se a compreender como essa temática é abordada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, mediante diagnóstico a partir de um modelo teórico metodológico de Avaliação da Necessidade de Treinamento-ANT, identificando quais as habilidades, competências que precisarão ser desenvolvidas pelos servidores com a finalidade de estabelecer elementos pertinentes à análise organizacional e que deverão fazer parte do programa de treinamento da organização. A originalidade do estudo concentra-se a partir da ótica do Treinamento, Desenvolvimento e Educação, em face aos problemas, desafios e tendências da capacitação, provenientes das dificuldades enfrentadas durante a pandemia da Covid 19 no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tendo em vista responder aos seguintes questionamentos: como preparar os servidores do MAPA para as dificuldades do mundo do trabalho no momento de pandemia? Dessa forma, outro ponto que será explorado refere-se aos impactos gerados a partir dos procedimentos metodológicos da proposta. A pesquisa terá uma e natureza empírica, com abordagem qualitativa para a construção do instrumento de ANT e quantitativa para a aplicação do instrumento avaliativo. O enfoque inovador da pesquisa procede da complexidade da estrutura organizacional do MAPA, bem como das particularidades inerentes aos servidores de carreira que estão na instituição. Como resultados esperados o estudo irá, em um primeiro momento, fornecer respostas às questões teóricas e empíricas relacionadas à temática do TD&E e ANT no setor público, com destaque para conceitos e abordagens recentes incorporados pelo novo cenário na gestão de pessoas, em especial aos treinamentos e, sobretudo, identificar as competências e habilidades dos servidores do MAPA, diante dos desafios e mudanças dos ambientes interno e externo da organização, tendo como propósito, oferecer um diagnóstico preciso das necessidades individuais e coletivas dos servidores.

A FORMAÇÃO SUPERIOR NA ÁREA DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS ENVOLVENDO AULAS PRESENCIAIS, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ENSINO HÍBRIDO E ENSINO REMOTO
Autor(es):
Marcelo Borghezan
Tiago CAMPONOGARA TOMAZETTI

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: O ensino superior na área de ciências agrárias tem um contexto histórico e grande relevância para o Brasil. A legislação brasileira delimita duas modalidades de ensino, a educação presencial e a educação a distância. Com as restrições ao contato social, impostas pelas medidas de combate ao SARS-CoV-2 (Covid-19), a modalidade presencial de todas as IES brasileiras foi adaptada para o ensino remoto emergencial. O objetivo deste trabalho foi discutir as características relacionadas com a educação superior na área das ciências agrárias, priorizando as modalidades de ensino presencial e a distância, além dos modelos híbrido e remoto, analisando as implicações decorrentes da pandemia da COVID-19. Este trabalho foi organizado a partir de uma revisão bibliográfica, estruturada sob a forma descritiva. As modalidades e condições de ensino discutidas apresentam oportunidades e desafios para que o processo de ensino aprendizagem tenha êxito. Neste período recente, a necessidade exigiu rápidas mudanças e adaptação dos elos envolvidos, quer sejam instituições, profissionais da educação e estudantes. Os materiais disponíveis e os recursos pedagógicos são diversos e devem ser utilizados buscando o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas aos cursos.

Avaliação do comportamento e percepção dos consumidores de carne bovina no município de Ananindeua-PA
Autor(es):
Vinícius Costa Gomes de Castro
Breno Monteiro dos Santos
Marcos Vinícius Matos Versiani
Ana Caroline Sousa Barbosa
Eduardo Lopes

Categoria: Resumo Expandido
Subarea: Marketing e Mercados
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: Conhecer as preferências e comportamentos dos consumidores tem sido uma importante ferramenta para se estabelecer ações de propaganda do produto ofertado. O objetivo da pesquisa foi analisar a preferência dos principais cortes cárneos bovinos na cidade de Ananindeua- PA. A pesquisa foi realizada no município de Ananindeua-PA. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de 100 questionários padronizados divulgados em redes, posteriormente foi realizada análise estatística descritiva. A preferência de consumo, 99% dos entrevistados têm a carne bovina como alimento. Dos entrevistados 55% e 45% são do sexo masculino e feminino, respectivamente. Quanto aos conhecimentos dos cortes de carne bovina 70% não tem ou pouco conhece e 30% têm conhecimento. Os cortes bovinos que apresentaram mais de 50% de aquisição foram alcatra com 62% e peito e peito com osso com 54 % e os cortes que apresentaram menos de 5% de aquisição foram aba do filé com 2% e pescoço com 1%. A carne bovina é um alimento amplamente consumido pelos moradores da cidade de Ananindeua- PA, no entanto, a maioria dos consumidores possuem o baixo conhecimento sobre os cortes cárneos bovinos. Assim, o trabalho evidencia a oportunidade do mercado em utilizar ações de marketing para contribuir com o aumento do consumo de carne bovina.

Os obstáculos e benefícios da certificação orgânica: um estudo de casos múltiplos no Centro – Oeste Paulista
Autor(es):
Amanda dos Santos Negreti Campos
Guilherme Laluce Ribeiro
Andrea Rossi Scalco
Gessuir Pigatto

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Desenvolvimento e Gestão
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: Diante da crescente preocupação dos consumidores com a qualidade e segurança dos alimentos, alguns mecanismos foram criados com a finalidade de atestar a conformidade de processos, produtos e/ou pessoas, como a certificação. Os alimentos orgânicos certificados demonstram a sua relevância ao informar e garantir ao consumidor sobre o produto ser isento de elementos químicos, não oferecendo riscos à saúde, assim como, meios produtivos que não agridem o meio ambiente. Entre alguns benefícios da certificação orgânica para os agricultores tem-se o acesso e permanência em mercados competitivos. Entretanto, há alguns obstáculos que são enfrentados por eles, como altos custos com a certificação, elevando as despesas. Assim, este artigo objetivou analisar os obstáculos e benefícios encontrados pelos agricultores que possuem certificações de orgânicos em seus produtos alimentares no Centro-Oeste Paulista. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, a qual utilizou o método de estudo de caso múltiplo para sua realização, cuja coleta de dados se fez por meio de entrevista a partir da elaboração de um formulário semiestruturado. A análise dos dados se fez por meio de análise de conteúdo. Os principais obstáculos identificados foram as adequações e a falta de compreensão dos agricultores sobre os requerimentos e processos exigidos pelas certificadoras, bem como os altos custos da certificação. Como principais benefícios, pode-se elencar o aumento de renda, acesso aos mercados, confiabilidade de consumo sobre o produto, fatores relacionados à saúde e conhecimento adquirido.

Diagnóstico sobre o trabalho remoto no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Autor(es):
Daniel Emanuel Cabral de Oliveira
HAIHANI PASSOS
Ana Carolina Ribeiro Aguiar
Willian Marques Pires
Lucilene Bueno Borges de Almeida

Categoria: Projeto de Pesquisa
Subarea: Gestão de Pessoas e Estudos Organizacionais
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: Em função do cenário brasileiro causado pela pandemia COVID 19 e a dificuldade para a adoção de novas tecnologias, torna-se necessário a compreensão das limitações para a viabilidade do trabalho remoto. Diante disso, objetiva-se fazer um diagnóstico sobre o trabalho remoto no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) durante o período de pandemia da Covid-19. O estudo é necessário para compreender quais os fatores que influenciam no produtividade do servidor e propor ações que possam melhorar desempenho da organização. A população deste estudo constitui-se de servidores públicos do MAPA. Será aplicado questionário com questões relacionadas as condições de trabalho, capacitação, carga horária de trabalho e relações de trabalho durante o período de trabalho remoto. Estima-se que serão aplicados 41 questionários. Este é um subprojeto que faz parte do projeto de Pesquisa intitulado “Desenvolvimento de metodologia com vistas a aprimoramento de processos de compra da área de convênios para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA”, aprovado no Termo de Execução Descentralizada - TED n° 05/2020 firmado entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – IF Goiano e o MAPA. Espera-se identificar as dificuldades dos servidores do MAPA em relação ao trabalho remoto, pois existe uma limitação nestas informações. Portanto, torna-se relevante à execução deste projeto, para melhorar o processo de gestão em relação a capacitação dos servidores. Além destas contribuições, almeja-se com o presente trabalho a criação de um banco de dados e a divulgar as informações advindas deste trabalho, em congressos e periódicos especializados.

MODERNIZAÇÃO NA GESTÃO DE PROCESSOS E CUSTOS COMO FATOR DIRECIONADOR DE PROJETO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL
Autor(es):
Teucle Mannarelli Filho
Frederico Andreis Beneli Donadon
David Ferreira Lopes Santos

Categoria: Relatório Técnico
Subarea: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: Este relato tecnológico evidencia o resultado da inovação de processo empreendida via implantação de um novo sistema gerencial de custo e precificação dos produtos de uma empresa de tratamento e comercialização de madeira localizada no estado do Mato Grosso do Sul. Faz parte do contexto do presente estudo o detalhamento do mercado de atuação da organização, as principais características do processo produtivo, os motivos que levaram à nova implantação, bem como as ações técnico-econômicas aplicadas. Os resultados obtidos demonstram que os objetivos propostos foram plenamente atingidos, no que tange à determinação de margem de lucro pré-estabelecida, à agilidade e delegação no processo de decisão na autorização de venda, bem como ao mapeamento completo dos centros de custos da empresa. Denota-se que o estudo em pauta, além de ampliar as margens de lucratividade da empresa, ainda conduziu a organização envolvida a uma melhor compreensão das etapas de implantação da inovação que, como processo, leva os envolvidos à busca contínua por redução de custos, com vistas a avanços sensíveis na competitividade de mercado dessa importante commodity, a madeira, cujo preço é fator preponderante de decisão por parte dos consumidores.

CUSTOS PARA PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR: UMA BREVE REVISÃO
Autor(es):
Matheus Choueri
Sandra Cristina de Oliveira
Camila Cremasco
Luís Roberto Almeida Filho

Categoria: Artigo Completo
Subarea: Desenvolvimento e Gestão
Instituição: Universidade Estadual Paulista

RESUMO: A cana-de-açúcar (Saccharum spp.) é uma das principais culturas agrícolas do agronegócio brasileiro. No Brasil, uma das estratégias para utilizar/aumentar o uso de recursos energéticos fósseis foi por meio da introdução dos carros flex em 2003 impulsionando assim, o aumento da demanda pelo etanol hidratado. Em paralelo, o crescimento da produção de energia elétrica a partir da cogeração da cana também favoreceu a expansão da procura por derivados da cana-de-açúcar. Uma revisão de literatura realizada foi do tipo integrativa. Os critérios de seleção contemplaram artigos científicos publicados no período de 2011 a 2020, que foram revisados por pares, escritos em inglês, português ou espanhol, com acesso livre e gratuito que estudaram os custos de produção da cana-de-açúcar nas etapas desde o plantio até a colheita realizados no Brasil. Estes trabalhos mostraram a importância da execução de pesquisas voltadas a examinar os custos de produção da cana-de-açúcar não apenas no sentido de apontamentos de possíveis cortes, mas sim como critérios para estabelecer novas oportunidade de ganhos com o aperfeiçoamento dos processos produtivos. Foi possível encontrar abordagens clássicas e sofisticadas de análises de custos de produção.